PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quais vestibulares tentar?

+3
Willian Honorio
Diaz
Matemathiago
7 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Quais vestibulares tentar? Empty Quais vestibulares tentar?

Mensagem por Matemathiago Seg 06 Fev 2017, 11:08

Esse é o meu último ano no Ensino Médio e pretendo cursar algum curso ligado a Engenharia em 2018.

Me identifiquei com a prova do ITA, e este se tornou o meu foco maior. Porém, também pretendo prestar vestibular no IME, uma instituição tão renomada quanto a primeira e também militar. Farei o ENEM como forma de tentar garantir o meu ingresso na Universidade Federal do meu estado (UFES) caso os primeiros objetivos não venham a ser alcançados.

Há mais algum vestibular que vale a pena fazer, que oferece benefícios que justifiquem a saída do ES para estudar?
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 23
Localização : Vitória, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quais vestibulares tentar? Empty Re: Quais vestibulares tentar?

Mensagem por Diaz Seg 06 Fev 2017, 11:22

Minha opinião: Fuvest Very Happy
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quais vestibulares tentar? Empty Re: Quais vestibulares tentar?

Mensagem por Convidado Seg 06 Fev 2017, 11:32

Nesse caso, pra nível de graduação, na minha opinião, somente o ITA/IME valeriam a saída de tua casa, pois as graduações são diferentes e mais exigentes. Nem mesmo COPPE, EESC ou Poli eu sairia. 
Não passando nesses dois institutos que mencionei, estará bem servido com a UFES.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quais vestibulares tentar? Empty Re: Quais vestibulares tentar?

Mensagem por Matemathiago Seg 06 Fev 2017, 11:47

Obrigado pelas respostas!

Diaz, a USP oferece algum auxílio ou algo assim? A estrutura condiz com a credibilidade da universidade? 

Cheguei a cogitar prestar a FUVEST também, assim poderia ter uma opção a mais de escola caso passasse. Porém, para apenas realizar o vestibular eu já teria que sair do estado...

Como vocês, de outros estados, vêem a UFES?
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 23
Localização : Vitória, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quais vestibulares tentar? Empty Re: Quais vestibulares tentar?

Mensagem por Willian Honorio Seg 06 Fev 2017, 12:10

A Ufscar é muito renomada! Se não me engano eles fazem vestibular em todo o Brasil e tem alojamento lá. Agora, apenas prestar por prestar pensando no ITA, recomendo você prestar a AFA, eles adoram pegar questões do ITA e do IME dos anos 90, então será muito bom para prática. A Escola Naval também será uma boa auto-avaliação que terá sobre você em matemática e física para o IME, são estruturas semelhantes.
Willian Honorio
Willian Honorio
Matador
Matador

Mensagens : 1271
Data de inscrição : 27/04/2016
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quais vestibulares tentar? Empty Re: Quais vestibulares tentar?

Mensagem por Convidado Seg 06 Fev 2017, 13:21

Matemathiago escreveu:Obrigado pelas respostas!

Diaz, a USP oferece algum auxílio ou algo assim? A estrutura condiz com a credibilidade da universidade? 

Cheguei a cogitar prestar a FUVEST também, assim poderia ter uma opção a mais de escola caso passasse. Porém, para apenas realizar o vestibular eu já teria que sair do estado...

Como vocês, de outros estados, vêem a UFES?

As únicas moradias que prestam no Brasil são Medicina USP São Paulo e ITA (esta bem superior à outra). Pra quem não quiser morar na moradia universitária, há auxílio-moradia. O da USP é uns 400 têmeres. Há que se comprovar renda baixa. 

As estruturas dos cursos de direito, medicina, fea e engenharias (que são as faculdades que eu conheço) condizem, sim, com a credibilidade da Universidade. 

Aqui, no sudeste, o povo não conhece nem a USP. Meu irmão faz medicina USP e um primo meu, certa feita, perguntou quanto ele pagava na graduação [a bem da verdade, na nossa cidade, várias pessoas perguntaram isso, pois não sabiam que a USP é pública (e, às vezes, quando falava que é pública, alguns ainda perguntavam quanto pagávamos). Uma vez meu pai contou que meu irmão estava cursando USP e uma mulher disse: mas por que ele não tentou federal? Se você disser que cursa federal, aí o povo sabe que é boa e de graça]. Um amigo que fazia medicina na Unicamp, noutra feita, chegou na cidade dele no interior e o povo nunca tinha ouvido falar da Uni (uni o quê?), também achava que ele pagava caro pra estudar lá. 

A gente tem uma noção vaga sobre a UFES, pois. A gente tem uma noção vaga mesmo da USP, Unicamp e Unesp. Como o pessoal vê não importa muito, acho.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quais vestibulares tentar? Empty Re: Quais vestibulares tentar?

Mensagem por Matheus José Seg 06 Fev 2017, 14:58

Links úteis sobre a Poli usp com informações sobre bolsas, ia,monitor iniciação científica, poli jr etc:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 630
Data de inscrição : 29/10/2015
Idade : 25
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Quais vestibulares tentar? Empty Re: Quais vestibulares tentar?

Mensagem por Jonatas Elias Rita Ter 07 Fev 2017, 14:09

Giovanni Paolo escreveu:
Matemathiago escreveu:Obrigado pelas respostas!

Diaz, a USP oferece algum auxílio ou algo assim? A estrutura condiz com a credibilidade da universidade? 

Cheguei a cogitar prestar a FUVEST também, assim poderia ter uma opção a mais de escola caso passasse. Porém, para apenas realizar o vestibular eu já teria que sair do estado...

Como vocês, de outros estados, vêem a UFES?

As únicas moradias que prestam no Brasil são Medicina USP São Paulo e ITA (esta bem superior à outra). Pra quem não quiser morar na moradia universitária, há auxílio-moradia. O da USP é uns 400 têmeres. Há que se comprovar renda baixa. 

As estruturas dos cursos de direito, medicina, fea e engenharias (que são as faculdades que eu conheço) condizem, sim, com a credibilidade da Universidade. 

Aqui, no sudeste, o povo não conhece nem a USP. Meu irmão faz medicina USP e um primo meu, certa feita, perguntou quanto ele pagava na graduação [a bem da verdade, na nossa cidade, várias pessoas perguntaram isso, pois não sabiam que a USP é pública (e, às vezes, quando falava que é pública, alguns ainda perguntavam quanto pagávamos). Uma vez meu pai contou que meu irmão estava cursando USP e uma mulher disse: mas por que ele não tentou federal? Se você disser que cursa federal, aí o povo sabe que é boa e de graça]. Um amigo que fazia medicina na Unicamp, noutra feita, chegou na cidade dele no interior e o povo nunca tinha ouvido falar da Uni (uni o quê?), também achava que ele pagava caro pra estudar lá. 

A gente tem uma noção vaga sobre a UFES, pois. A gente tem uma noção vaga mesmo da USP, Unicamp e Unesp. Como o pessoal vê não importa muito, acho.

Primeiramente diria para não se preocupar com a moradia. Tendo um lugar para dormir e tomar banho já está de bom tamanho. O básico você vai ter, colchão, travesseiro, cobertor (se quiser pode levar os seus também). Vai estar protegido do sol e chuva, então desencana. A estrutura da moradia não interfere na qualidade acadêmica.

Só conheço os campi da Unesp (Rio Claro), Unicamp (Campinas), UFSCar (São Carlos) e USP (São Carlos, Pirassununga e Ribeirão Preto). Posso dizer que a estrutura em termos de bibliotecas, multimídia e laboratórios são mais que suficientes para se desenvolver. A parte física pode ficar a desejar, já vi sala de aula na UFSCar sem ventilador e asfalto esburacado e grama alta na USP, mas credito isso pelo fato de serem órgãos público, com toda a burocracia que conhecemos.

Como moro no interior de São Paulo não seria interessante ir para a UFES (a menos que passasse em Medicina). Pelo meu curso (Farmácia), as de excelência nessa área estão aqui em SP, Minas e UFRGS. Mas de um modo geral sempre vi a UFES com bons olhos, preferindo ela a qualquer uma do Nordeste ou Norte.

Se você tiver paitrocínio, recomendaria tentar a Federal de Itajubá, reconhecida na área de engenharia, e entra pelo ENEM.

Jonatas Elias Rita
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/02/2017
Idade : 33
Localização : Santa Rita do Passa Quatro, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quais vestibulares tentar? Empty Re: Quais vestibulares tentar?

Mensagem por felipeoiq Ter 07 Fev 2017, 14:21

Sem dúvidas sair do seu Estado para estudar na USP, tanto na EESC quanto na Poli valeria muito à pena. Além da USP uma outra Universidade renomada nas áreas da engenharia é a UNICAMP.
Já que você fará o ENEM, eu diria pra você dar uma olhada com carinho para a UFRJ e UFSCAR, todas essas Universidades tem competência de te alavancar na sua carreira profissional/pessoal.
felipeoiq
felipeoiq
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 113
Data de inscrição : 24/02/2016
Idade : 28
Localização : Guariba, Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Quais vestibulares tentar? Empty Re: Quais vestibulares tentar?

Mensagem por Matemathiago Ter 07 Fev 2017, 19:30

Obrigado a todos!

Vou avaliar as datas e os estilos de provas para ver quais escolhas melhor se adequam a minha realidade (cidade, curso, vestibular, concorrência...)
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 23
Localização : Vitória, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quais vestibulares tentar? Empty Re: Quais vestibulares tentar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos