PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFRN 2013 - Processos Químicos

2 participantes

Ir para baixo

UFRN 2013 - Processos Químicos Empty UFRN 2013 - Processos Químicos

Mensagem por marcelomendes1 Seg 16 Jan 2017, 17:16

04. (Ufrn 2013) Os vidros são materiais conhecidos desde a antiguidade e têm um tempo de degradabilidade de mais de mil anos. Sua importância, nas diferentes esferas da vida, relaciona-se com suas propriedades, pois são materiais que podem ser reutilizados e infinitamente reciclados sem perder suas propriedades. Na produção de vidros, a matéria prima principal é o óxido de silício ou sílica (SiO2), um sólido cristalino que forma uma rede atômica contínua ou um macrocristal obtido pela extração convencional de areia. O SiO2 apresenta elevada temperatura de fusão, que varia entre 1700 e 1800°C. Considerando esses valores de temperatura, no processo de produção do vidro com sílica pura, seria inviável não adicionar óxidos de sódio e de potássio, que atuam como fundentes (diminuem a temperatura de fusão). Na produção de vidro, outra matéria prima usada é o feldspato, um mineral constituído por aluminosilicato duplo de sódio e potássio que, ao se decompor, produz os óxidos de potássio, de sódio, de alumínio, e também sílica. Um processo para a obtenção do vidro consiste na fusão desses materiais, seguido do Banho Float, no qual a massa é derramada em uma piscina de estanho líquido, em um processo contínuo. Devido às diferenças de densidade entre os materiais, o vidro flutua sobre o estanho, ocorrendo um paralelismo entre as duas superfícies. A partir desse ponto, é determinada a espessura do vidro. A seguir, na galeria de recozimento, a folha de vidro será resfriada controladamente até aproximadamente 120°C e, então, preparada para o corte. Antes de ser cortada, a folha de vidro é inspecionada por um equipamento chamado "scanner", que utiliza um feixe de raio laser para identificar eventuais falhas no produto. O corte é realizado em processo automático e em dimensões pré-programadas e, depois disso, o vidro é armazenado. 


a) Identifique, na obtenção do vidro, um processo que não é considerado processo químico. Justifique. 
b) Escreva as fórmulas químicas do óxido de sódio e do óxido de alumínio, matérias primas usadas na produção do vidro. c) Por que a reciclagem do vidro pode ser considerada um processo químico sustentável que beneficia o meio ambiente?


Resposta: a) Podemos citar o processo de fusão da sílica juntamente com os fundentes. Além disso, podemos citar também o banho Float, que consiste numa simples mistura de materiais, sem transformações. 


Minha pergunta é, em relação a questão A, o resfriamento da folha de vidro também não seria um processo que não é químico?
marcelomendes1
marcelomendes1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 137
Data de inscrição : 22/06/2016
Idade : 29
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

UFRN 2013 - Processos Químicos Empty Re: UFRN 2013 - Processos Químicos

Mensagem por caiomslk Ter 17 Jan 2017, 23:48

Sim,pois é um processo que não modifica a composição química do material,mas sim o agrupamento das moléculas,que passam a ficar mais coesas por se tratar de um resfriamento.
caiomslk
caiomslk
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 25/10/2016
Idade : 24
Localização : Feira de Santana, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos