PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fuvest 2010

2 participantes

Ir para baixo

Fuvest 2010 Empty Fuvest 2010

Mensagem por Renan Novaes Sáb 31 Dez 2016, 13:03

Fuvest 2010 Oqhqbb


A padronização através da imagem.

    Com o atual estágio do desenvolvimento dos meios de comunicação e de entretenimento surge, através de filmes, novelas, séries, por exemplo, a noção do mundo perfeito, do belo, do que é ser bem sucedido e cria-se, também, a imagem da vida ideal e de um padrão a ser seguido. Entretanto, esse processo possui poder suficiente capaz de influenciar a sociedade atual?
    
    O homem possui a sociabilidade como uma de suas principais características, como dizia Aristóteles: " o homem é um ser político, racional e social ". Conseguintemente, a sociabilidade implica o pertencimento a determinada sociedade e aos padrões que ela impõem, gerando influência na formação dos seus cidadãos. Esses padrões são amplamente veiculados e incentivados pela grande mídia e percebidos até em redes sociais. Local no qual as pessoas nos revelam uma pequena parte das suas vidas, buscando o sentimento de pertencimento à sociedade, mesmo que há, muitas vezes, uma manipulação através de suas imagens, escondendo os problemas ou os fatos que não se adequariam aos padrões da "vida ideal". Tal poder de coerção, que a sociedade exerce aos seus indivíduos, é apresentado por Émilie Durkheim como fato social.

    Como consequência desse processo, observa-se a desvalorização, pela grande mídia, dos grupos sociais e étnicos que não inserem-se nos padrões impostos. De tal forma que é escassa a participação desses grupos em propagandas ou em obras cinematográficas, por exemplo, ocasionando um sério problema de representatividade. Esse sistema também fomenta a ideia de uma vida superficial e muitas vezes impossível de ser alcançada.

    Embora, observa-se a luta por parte desse grupos em obter representação, a importância e o impacto na sociedade gerados pela veiculação das imagens do que é ser feliz, belo e bem sucedido, devem ser vistos com cautela, pois a vida na sua infinita complexidade não deve enquadrar-se na simples imitação dos modelos difundidos atualmente.


Agradeço a quem puder corrigir e, se possível, me enviar algumas dicas. Eu tenho dificuldade em seguir uma linha de pensamento. Normalmente, eu tenho muitas ideias, mas na hora de escrever eu acabo me perdendo e meu texto acaba tendo um resultado muito ruim. Agradeço a quem puder me ajudar com isso e com os demais problemas também.
Renan Novaes
Renan Novaes
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 24/12/2016
Idade : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Fuvest 2010 Empty Re: Fuvest 2010

Mensagem por Renan Novaes Qua 22 Mar 2017, 21:47

Up
Renan Novaes
Renan Novaes
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 24/12/2016
Idade : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Fuvest 2010 Empty Re: Fuvest 2010

Mensagem por Diego A Qui 23 Mar 2017, 10:24

A padronização através da imagem.

Com o atual [2]estágio do desenvolvimento dos meios de comunicação e de entretenimento surge, através de filmes, novelas, séries, por exemplo, a noção do mundo perfeito, do belo, do que é ser bem sucedido e cria-se, também, a imagem da vida ideal e de um padrão a ser seguido. Entretanto, esse processo possui poder suficiente capaz de influenciar a sociedade atual [2]? [3]
    
O homem possui a sociabilidade como uma de suas principais características, como dizia Aristóteles: " o homem é um ser político, racional e social ". Conseguintemente, a sociabilidade implica o pertencimento a determinada sociedade e aos padrões que ela impõem, gerando influência na formação dos seus cidadãos. Esses padrões são amplamente veiculados e incentivados pela grande mídia e percebidos até em redes sociais. Local no qual as pessoas nos revelam uma pequena parte das suas vidas, buscando o sentimento de pertencimento à sociedade, mesmo que há, muitas vezes, uma manipulação através de suas imagens, escondendo os problemas ou os fatos que não se adequariam aos padrões da "vida ideal". Tal poder de coerção, que a sociedade exerce aos seus indivíduos, é apresentado por Émilie Durkheim como fato social.

Como consequência desse processo, observa-se a desvalorização, pela grande mídia, dos grupos sociais e étnicos que não inserem-se nos padrões impostos. De tal forma que é escassa a participação desses grupos em propagandas ou em obras cinematográficas, por exemplo, [1] ocasionando um sério problema de representatividade. Esse sistema também fomenta a ideia de uma vida superficial e muitas vezes impossível de ser alcançada.

Embora, observa-se a luta por parte desse grupos em obter representação, a importância e o impacto na sociedade gerados pela veiculação das imagens do que é ser feliz, belo e bem sucedido, devem ser vistos com cautela, pois a vida na sua infinita complexidade não deve enquadrar-se na simples imitação dos modelos difundidos atualmente [2].

[1] não é concectivo de consequência
[2] repetições
[3] pra mim o "entretanto" está errado nessa frase, afinal você já mostrou indícios de que os meios de comunicação podem transformar a realidade. Então, tentaria mudar para "Entretanto, até que ponto esse processo..."

Acredito que seu texto tenha tratado mais de COMO essas imagens são manipuladas e transmitidas. Logo, pecou um pouco com o tema, que pedia para DESCREVER esse fenômeno, ou seja, A) Como ele acontece? B) Com quem? C) Em que tempo? D) POR QUÊ?.

Para descrever você poderia usar de alguns exemplos, por exemplo:
- a mídia usa dessas construções de forma apelativa

1) Seu texto ficou no âmbito do "como ele acontece?"
2) Para responder ao "porque ele acontece", uma sugestão vem do seu texto:

O homem tem a sociabilidade (motivo), por isso ele precisa formar padrões, o que o faz através de imagens (consequência).

3) A fim de não fugir ao tema, tente fazer sua introdução o mais próxima possível do comando. O que, nessa redação, não está bem claro.

Não tenho muitos critérios para a correção da redação da Fuvest. Principalmente esse tema achei bem complicado. Então, o que espero é que outros colegas comentem se viram algum erro ou tiveram alguma dúvida. Assim, talves consigamos delimitar melhor o que a banca esperava dos candidatos

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fuvest 2010 Empty Re: Fuvest 2010

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos