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O papel da univ. púb. na realidade brasileira

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O papel da univ. púb. na realidade brasileira Empty O papel da univ. púb. na realidade brasileira

Mensagem por victoria21 Qui 03 Nov 2016, 11:52

Tema da Redação - UEFS 2010.2
I. A universidade pública tem um papel intimamente ligado à soberania nacional. Sendo o centro de produção do conhecimento, pode estudar e atuar no sentido de reduzir as desigualdades existentes no País. Essa tarefa vai muito mais além de simplesmente formar profissionais para o mercado de trabalho. Se esse fosse o propósito central, a universidade pública perderia seu sentido e se tornaria desnecessária.
 
(TARSO, Tâmara. Resistir e produzir na universidade. A Tarde, Salvador, 10 jun. 2010. Caderno Opinião, p. A2). 
II. A universidade é uma instituição social e, como tal, exprime de maneira determinada a estrutura e o modo de funcionamento da sociedade como um todo. Tanto é assim que vemos, no interior da instituição universitária, a presença de opiniões, atitudes e projetos conflitantes que exprimem divisões e contradições da sociedade. Essa relação interna ou expressiva entre universidade e sociedade é o que explica, aliás, o fato de que, desde seu surgimento, a universidade pública sempre foi uma instituição social, isto é, uma ação social, uma prática social fundada no reconhecimento público de sua legitimidade e de suas atribuições, num princípio de diferenciação, que lhe confere autonomia perante outras instituições sociais, e estruturada por ordenamentos, regras, normas e valores de reconhecimento e legitimidade internos a ela. A legitimidade da universidade moderna fundou-se na conquista da ideia de autonomia do saber em face da religião e do Estado, portanto na ideia de um conhecimento guiado por sua própria lógica, por necessidades imanentes a ele, tanto do ponto de vista de sua invenção ou descoberta como de sua transmissão. 
(CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2010).

 Considere os fragmentos e a realidade socioeducacional do país e elabore um texto argumentativo em que você aborde, de forma crítica, o papel da universidade pública na realidade brasileira. 

INSTRUÇÕES: 
1. Trabalhe seu texto no sentido de mostrar prioridades da universidade pública no seu processo de expansão. 
2. Discuta o papel da universidade como transformadora da realidade em que está inserida. 
3. Utilize a norma culta escrita da língua portuguesa para compor o seu texto.



A relação universidade e sociedade no Brasil
    Violência, criminalidade, desemprego e concentração de renda.Essas são as marcas do contexto social brasileiro, que revelam a elevada desigualdade social existente.Dentro dessa realidade, toda instituição de ensino pública deve atuar como laboratório fomentador de intervenções que modifiquem a situação socioeconômica na qual está inserida.Esse é, portanto, o papel da universidade pública na realidade brasileira.Entretanto, devido ao precário suporte do Estado, grande parte delas têm passado por problemas que dificultam o exercício pleno de suas atividades.
    As universidades públicas, dessa forma, são poderosos instrumentos de transformação social.Seja pela produção cultural, por meio do desenvolvimento da ciência, da formação de bons profissionais a fim de atender as demandas sociais e, sobretudo, no preparo de cidadãos ativos.Elas são muito importantes na formação de multiplicadores de ações sociais.Além disso, as universidades devem possuir como prioridade, no seu processo de expansão, seu valoroso papel na democratização do país com a produção do saber de qualidade e acesso a todos.
    O esporte, a arte, a ciência, ademais, são seus objetos de estudo e fortes mecanismos de promoção social e redução das desigualdades.Uma prova disso é que o Brasil lidera o ranking mundial na produção de pesquisas, é reconhecido internacionalmente pela produção cultura e descobre todos os anos grandes talentos no atletismo.Porém, devido ao baixo investimento do Estado, as universidades brasileiras estão mal equipadas, com uma precária infraestrutura, entre outros problemas que inviabilizam a execução e expansão dos seus projetos sociais.
    Fica evidente, sendo assim, a responsabilidade do estado na manutenção das atividades universitárias.É necessário que ele disponibilize mais recursos financeiros, logísticos e administrativos às universidades, amplie e construa mais residências estudantis, aumente a bolsa-auxílio para estudantes e o piso salarial dos professores.Tudo isso afim de evitar greves que acarretam graves problemas organizacionais e proporcionar boas condições de trabalho, que garantam o estreitamento da relação universidade e sociedade no Brasil, capaz de trazer benefícios para ambos os lados.


ASPECTOS CONSIDERADOS PARA CORREÇÃO


INSUFICIENTE - 0 PONTOS / BAIXO - 40 PONTOS / MEDIANO - 80 PONTOS / ADEQUADO - 120 PONTOS / MUITO BOM - 160 PONTOS / EXCELENTE - 200 PONTOS


COMPETÊNCIA
CRITÉRIOS (NÍVEIS)
 
 
 
I
Demonstrar domínio da norma culta.
¨ Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha do registro e de convenções na escrita, aproximando o texto à oralidade.
¨ Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
¨ Demonstra conhecimento mediano da norma padrão, apresentando vários desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
¨ Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
¨ Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
¨ Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
 
 
II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
¨ Desenvolve texto que não contempla a proposta de redação, desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual que foge à estrutura dissertativo-argumentativa.
¨ Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequações ao tipo textual dissertativo-argu- mentativo.
¨ Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, paráfrases dos textos mo- tivadores e/ou apresenta domínio precário do tipo de texto dissertativo-argumentativo.
¨ Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio ade- quado ao tipo textual dissertativo-argumentativo.
¨ Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio de tipo textual dissertativo-argumentativo.
¨ Desenvolve muito bem o tema a partir de um repertório sociocultural produtivo e de argumentação con- sistente e apresenta excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
 
 
 
III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
¨ Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista.
¨ Apresenta informações, fatos e opiniões poucos relacionados ao tema e não apresenta um ponto de vista.
¨ Apresenta informações, fatos e opiniões pertinentes ao tema, mas com pouca articulação e/ou com contra- dições, ou limita-se a reproduzir argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista.
¨ Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, mas os organiza de forma inconsistente em defesa de seu ponto de vista.
¨ Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente em defesa de seu ponto de vista.
¨ Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, demonstrando índices de autoria, em defesa de seu ponto de vista.
 
 
IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
¨ Apresenta informações desconexas, mostrando graves problemas de coerência e coesão.
¨ Não articula ou articula precariamente as partes de um texto, apresentando problemas frequentes na utilização dos recursos coesivos.
¨ Articula as partes do texto, mas apresenta várias inadequações na utilização dos recursos de coerência e coesão.
¨ Articula as partes de um texto, ainda que apresente algumas inadequações na utilização de recursos de coerência e coesão.
¨ Articula as partes de um texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.
¨ Articula as partes do texto, ainda que apresente eventuais deslizes na utilização de recursos de coerência e coesão.
 
V
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
¨ Não elabora proposta de intervenção social.
¨ Elabora proposta de intervenção precária ao tema ou a deixa subentendida no texto.
¨ Elabora proposta de intervenção razoavelmente relacionada ao tema, mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
¨ Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema, mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
¨ Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
¨ Elabora proposta de intervenção inovadora relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvi- da em seu texto.
ASPECTOS CONSIDERADOS NA AVALIAÇÃO DE CADA COMPETÊNCIA
 
COMPETÊNCIA ICOMPETÊNCIA IICOMPETÊNCIA IIICOMPETÊNCIA IVCOMPETÊNCIA V
·   Grau de formalidade;
·   Aspectos morfológicos;
·   Aspectos sintáticos;
·   Aspectos ortográficos.
·   Compreensão da
proposta;
·   Encadeamento das ideias;
·   Progressão temática;
·   Marcas pessoais de autoria.
·   Organização do texto
quanto à sua lógica interna e externa.
·   Presença de conectivos;
·   Marcadores temporais;
·   Relações anafóricas;
·   Reiteração de ideias;
·   Repetição;
·   Sinônimos, antônimos e parônimos.
·   Senso de cidadania
ativa;
·   Solidariedade com os direitos humanos.

 

PONTUAÇÃO OBTIDA

COMPETÊNCIA I  :
COMPETÊNCIA II :
COMPETÊNCIA III:
COMPETÊNCIA IV:
COMPETÊNCIA V : 

NOTA FINAL
victoria21
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Recebeu o sabre de luz
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