PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação em concursos de nível fundamental

Ir para baixo

Redação em concursos de nível fundamental Empty Redação em concursos de nível fundamental

Mensagem por JohnLenonn Qui 07 Abr 2016, 17:12

Pessoal, eu tenho um problema com Redação. Primeiramente, eu não consigo criar minha própria tese, e, decorrente a isso, não consigo argumentar nada sobre determinados assuntos. Tenho déficit em argumentar e mostrar posicionamento sobre algo. 
Quero me preparar para um concurso de nível fundamental, porém não consigo estudar Redação. Não sei o porquê disso!
Me ajudem com o seguinte: 
O tema do ano passado foi: "Liberdade de expressão: ela tem limites, ou cada pessoa pode usar de sua liberdade como julgar adequada?".

Como posso criar uma tese e, possivelmente, argumentos sobre determinados temas? E qual tese/argumentos vocês utilizariam neste caso? Obrigado.

JohnLenonn
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/11/2015
Idade : 23
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação em concursos de nível fundamental Empty Re: Redação em concursos de nível fundamental

Mensagem por Convidado Qui 07 Abr 2016, 19:41

Para sua tese e que tenha algo discussão (algo para defender ou atacar) vc precisa problematizar a questão e também tomar um posicionamento(se sim, se não...).

Neste tema "Liberdade de expressão: ela tem limites, ou cada pessoa pode usar de sua liberdade como julgar adequada?". Qual o assunto geral, é "liberdade de expressão" o que ela quer com essa pergunta? Ele quer saber se tem limites ou cada pessoa tem liberdade de julgar adequada. 


SE  tem limites.
Tese1: A liberdade de expressão tem limite.
SE Não.
Tese2: A liberdade de expressão, cada um tem liberdade de julgar adequada.

Pronto! Temos uma tese! Simples, não?

Agora dá para vc fazer uma tese assim, tão simples? E cadê a autoria? Esta se faz quando vc delimita o tema com afirmações ou/e reescreve uma dessas duas teses com outras palavras, mas com mesmo sentido.

O caminho para se colocar autoria é organizar os argumentos. O que faz sua tese ser verdadeira? Isso pode ser respondido com fatos, exemplos, argumentos de autoridade e tudo quanto é estratégia argumentativa dita no manual da redação do enem. 

vamos fazer na tese1 que ainda não está pronta.
 "A liberdade de expressão tem limite"
Argumentos que eu penso para defender essa ideia(tudo que eu li, conhecimento de mundo):
*A liberdade é limitada pela lei->o que mais?->sociedade organizada->cidadania.
*Comediantes que sairam do limite-> caso do Rafinha bastos "como até a filha"
*Piadas racistas
*Redes sociais onde se divulgam em nome da liberdade coisas criminosas que atentam contra o direito de seguir uma religião ou racistas.


Pronto, posso juntar mais ideias, mas vou escolher duas para defender no desenvolvimento ou três. 
De posse desse argumentos posso voltar na minha tese e modifica-lá para ficar de acordo com essas ideias de desenvolvimento.
 "A liberdade de expressão tem limite"
Modificando:
 A liberdade de expressão tem limite e este barreira é ultrapassada quando esbarra na lei.
Ou talvez
 A liberdade de expressão na atualidade se tornou um problema, é cada vez mais comum usá-la para justificar coisas que ultrapassam a lei.


Duas teses, pode escolher uma ou criar uma sua.
Agora, vc tem uma tese com o bônus de já ter os argumentos de desenvolvimento já prontos. Só falta contextualizar a situação na introdução(usando notícias, fatos históricos ou fatos conhecidos...) na conclusão retoma a introdução e dá soluções para cada argumento do desenvolvimento(dá nome aos atores que vão fazer isso e como fazer isso).






Pronto, um pequeno tutorial... de resto é leitura, prática e depois de dominado isso vc parte para criatividade X) 


Última edição por JaJacs em Qui 07 Abr 2016, 19:50, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Redação em concursos de nível fundamental Empty Re: Redação em concursos de nível fundamental

Mensagem por Convidado Qui 07 Abr 2016, 19:46

Para desenvolver as ideias de do desenvolvimento tem estratégias, dá uma procurada no google sobre. Assim como introdução e conclusão estilo enem ou o concurso que vc quer.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Redação em concursos de nível fundamental Empty Re: Redação em concursos de nível fundamental

Mensagem por JohnLenonn Sáb 09 Abr 2016, 14:14

Obrigado pela ajuda! Me ajudou bastante. O problema é que eu não sei organizar pensamentos, argumentar sobre temas e outras coisas. Eu tenho uma TRAVA com argumentos. Espero conseguir um jeito de arrumar isso. Obrigado pelo conteúdo, até mais!

JohnLenonn
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/11/2015
Idade : 23
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação em concursos de nível fundamental Empty Re: Redação em concursos de nível fundamental

Mensagem por Convidado Sáb 09 Abr 2016, 16:26

Você é novo e tal, acho que por isso não tem tantas fontes na cabeça(de informação)... só encontrar novas fontes de informação que vc consegue tranquilamente(jornal, até a revista veja eheheh...). Até eu consigo lembrar de algo, eu que sei pouco de escrita...

É algo como um tempestade de pensamento... todo que vc lembrar sobre o assunto ou fatos que tenham alguma relação vc coloca no papel (ser organizado) e depois quando acabar todos vc pensa qual o melhor que vc escreveu. Vc pode usar ideias para a introdução, para desenvolver o desenvolvimento e ideias para resolver os problemas na conclusão. Algo como lembrança de alguma notícia, algo do seu estudo (geografia, filosofia, matemática...).

Olhe as melhores redações, as de nota 1000 no enem, e veja como eles organizam as mesmas(já que tem muitos exemplos na net). Procure outras redações notas 10/10 na net também(tem bastante diferença entre elas, mas no geral são texto bem ligados por conectivos, ideias com começo meio e fim e alguns textos extras)...

Bons estudos aí.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Redação em concursos de nível fundamental Empty Re: Redação em concursos de nível fundamental

Mensagem por JohnLenonn Qui 14 Abr 2016, 21:09

Valeu pela ajuda! Ótimas dicas.
Desejo tudo de bom a você.
Um abraço!

JohnLenonn
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/11/2015
Idade : 23
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação em concursos de nível fundamental Empty Re: Redação em concursos de nível fundamental

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos