PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duas partículas A e B com cargas q1 e q2

Ir para baixo

  Duas partículas A e B com cargas q1 e q2 Empty Duas partículas A e B com cargas q1 e q2

Mensagem por Convidado Qua 16 Mar 2016, 16:10

Duas partículas A e B com cargas q1 e q2, respectivamente, estão separadas no vácuo por uma distância D. Nessa condição, a fórmula de interação atrativa entre elas tem módulo 1,5 N.

a) As cargas q1 e q2, têm sinais opostos ou mesmo sinal? Por quê?
Resposta:
Gabarito:


b) Qual será o módulo da força de interação entre Q1 e Q2, se elas forem afastadas uma a outra, permanecendo, agora, a uma distância igual ao quádruplo da anterior?
Gabarito:

c) Mantida a distância entre as cargas, determinada no item anterior, qual será a alteração na força de interação entre elas caso o valor de Q1 e Q2, seja dobrado?
Gabarito:


d) Descreva duas condições possiíveis para que a força entre a Q1 e Q2 se torne igual a 9,0 N
Eu não soube fazer essa questão, poderiam me ajudar a resolver essa letra d passo-a-passo?


Última edição por José Ricardo dos Santos em Qua 16 Mar 2016, 19:52, editado 2 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

  Duas partículas A e B com cargas q1 e q2 Empty Re: Duas partículas A e B com cargas q1 e q2

Mensagem por Elcioschin Qua 16 Mar 2016, 17:46

1,5 = k.Q1.Q2/D² ---> I

9 = k.Q'1.Q'2/D'² ---> II

II : I ---> 6 = (Q'1.Q'2/Q1.Q2).(D/D')²

1ª condição: Q'1.Q'2 = 6.Q1.Q2

2ª condição: (D/D')² = 6 ---> (D'/D)² = 1/6 ---> D' = D.√6/6
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71761
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

  Duas partículas A e B com cargas q1 e q2 Empty Re: Duas partículas A e B com cargas q1 e q2

Mensagem por Convidado Qua 16 Mar 2016, 19:38

Muito obrigado mestre!
Fui pesquisar na internet e eu de cara tinha achado o Yahoo, e a pessoa fez o mesmo método que o seu, mas o problema é que o dela estava bagunçado, muito obrigado por ter me dado a luz!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

  Duas partículas A e B com cargas q1 e q2 Empty Re: Duas partículas A e B com cargas q1 e q2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos