PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Segundo o IBGE, o Brasil é dividido em cinco

2 participantes

Ir para baixo

Segundo o IBGE, o Brasil é dividido em cinco Empty Segundo o IBGE, o Brasil é dividido em cinco

Mensagem por Convidado Sex 04 Mar 2016, 17:04

Segundo o IBGE, o Brasil é dividido em cinco macrorregiões. Essa divisão foi feita a partir de critérios específicos.
Assinale a única alternativa que aponta os critérios adotados.
a) O IBGE baseou-se unicamente em critérios físicos e de localização.
b) A divisão corresponde exatamente à regionalização do espaço,  pois dentro de cada região há áreas que apresentam características físicas, humanas e econômicas semelhantes, que as individualizam.
c) Essa divisão está muito ligada á organização político-administrativa do país, apesar de deficiente, acaba sendo largamente utilizada.
d) A divisão do IBGE levou em consideração apenas os critérios humanos, agrupando populações com traços culturais semelhantes.
e) É uma divisão que seguiu a ordem do surgimento dos estados, agrupando-se segundo as datas de suas fundações.

Minha resposta:

E o que é regionalização do espaço? É cada área sendo independente da outra?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Segundo o IBGE, o Brasil é dividido em cinco Empty Re: Segundo o IBGE, o Brasil é dividido em cinco

Mensagem por Convidado Qua 09 Mar 2016, 21:30

Ops, esqueci de botar que é a letra b.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Segundo o IBGE, o Brasil é dividido em cinco Empty Re: Segundo o IBGE, o Brasil é dividido em cinco

Mensagem por Gabriel Gustavo Sex 15 Abr 2016, 12:58

Eu assinalaria a alternativa c. Não pode ser a b porque se for feito a análise dos levantamentos de pesquisas feitos sobre aspectos econômicos, físicos e humanos de cada estado, analisaremos que o PIB do estado de Espírito Santo é maior que a do Ceará e menor que a do Bahia. E o clima predominante do Maranhão é bem diferente que o do Bahia.
No meu ponto de vista, a questão da divisão territorial está mais ligado à questão da organização político-administrativa.
E, por favor, me diz uma coisa: sabe a verdadeira resposta da questão? Fizeram a correção desse exercício?
Gabriel Gustavo
Gabriel Gustavo
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 29
Localização : São Paulo, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Segundo o IBGE, o Brasil é dividido em cinco Empty Re: Segundo o IBGE, o Brasil é dividido em cinco

Mensagem por Convidado Sáb 16 Abr 2016, 19:12

Boa noite Gabriel,
Não. Este exercício não tem gabarito, e eu peguei da minh apostila que ue comprei do curso Movame. Só as apostilas mais atualizadas do movame que tem as respostas.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Segundo o IBGE, o Brasil é dividido em cinco Empty É a Letra B

Mensagem por Pedro Celso Silva Dom 17 Abr 2016, 21:33

o Critério de divisão do Brasil em 5 grandes regiões se deve ao fato dos estados terem algumas características em comum,como clima,solo,vegetação entre outros...O Sul por exemplo,pegaram os estados com o Clima Subtropical,grande quantidade de população descendente de estrangeiros,economia predominantemente rural,e ainda grande ruralização, enquanto o Sudeste agruparam estados muito industrializados e que eram (e são) o motor da economia nacional.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Segundo o IBGE, o Brasil é dividido em cinco Empty Re: Segundo o IBGE, o Brasil é dividido em cinco

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos