PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Segundo Reinado no Brasil- Economia

2 participantes

Ir para baixo

Segundo Reinado no Brasil- Economia Empty Segundo Reinado no Brasil- Economia

Mensagem por Liliana Rodrigues Seg 10 Abr 2017, 19:50

(Fuvest) Durante o Império, a economia brasileira foi marcada por sensível dependência em relação à Inglaterra e a outros países europeus. Essa situação foi alterada em 1844 com:
a) a substituição do livre-cambismo por medidas protecionistas, através da Tarifa Alves Branco.
b) a criação da Presidência do Conselho de Ministros, que fortaleceu a aristocracia rural.
c) a aprovação da Maioridade, que intensificou as relações econômicas com os Estados Unidos.
d) a eliminação do tráfico de escravos e a consequente liberação de capitais para novos investimentos.
e) o estabelecimento do Convênio de Taubaté com a intervenção do Estado na economia.
A alternativa correta é a letra a)
Eu sei que a tarifa Alves Branco foi instituída em 1844 e que por esse motivo a letra d) está errada (foi a que eu tinha marcado) embora eu ainda ache que essa alternativa faz mais sentido que a letra a)
Minha dúvida é a seguinte: não seria errado falar em "livre-cambismo" entre Brasil e Inglaterra? Mesmo que eles fossem privilegiados na exportação para o Brasil, ainda assim era pago uma taxa de 15% de imposto, então não invalidaria a letra a)?

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Segundo Reinado no Brasil- Economia Empty Re: Segundo Reinado no Brasil- Economia

Mensagem por dd0123 Sáb 27 Out 2018, 23:50

Livre cambismo é um modelo de mercado onde a troca de bens e serviços entre países não é afetada por restrições digamos que propositais do estado. Por isso é o contrário do protecionismo. 
Não significa que não há taxas, mas significa que é uma associação que possibilita a livre circulação de mercadorias com bem reduzidas taxas alfandegárias resultantes de acordo mútuo entre os países envolvidos.

Obs.: propositais no sentido de dificultar a entrada de uma determinada mercadoria ou de tal país exercer influencia neste. Coisa que não ocorreu, afinal foi a própria Inglaterra que havia determinado esse valor do imposto. O nome desse acordo inclusive foi Tratado de Paz e Amizade.
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos