PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desafio- Qual a menor distância?

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Desafio- Qual a menor distância? Empty Desafio- Qual a menor distância?

Mensagem por Felipe Fedrizzi Custódio Qua 02 Mar 2016, 19:25

Qual a menor distância entre o ponto A e o ponto B? Desafio- Qual a menor distância? INd3dkTfAXLSd4Cc9B0gJ30HyEnfAXLSd4Cc9B0gJ30HyEnfAXLSd4Cc9B0gJ30HyEnfAXLSd4Cc9B0gJ30HyEnfAXL6DxTkRB5O30nrAAAAAElFTkSuQmCC

Felipe Fedrizzi Custódio
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/03/2015
Idade : 27
Localização : Araçatuba, São Paulo e Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio- Qual a menor distância? Empty Re: Desafio- Qual a menor distância?

Mensagem por Baltuilhe Qua 02 Mar 2016, 22:17

Boa noite!

Se imaginarmos o ponto B 'rebatido' pelo segmento que mede 12km (como se fosse um espelho), teremos um segmento reto entre A e B. Esta segmento medirá:
\\AB'^2=AC^2+CB'^2=(3+2)^2+12^2\\AB'^2=25+144=169\\\boxed{AB'=13}

Desafio- Qual a menor distância? 2sb63rp

Esta é a menor distância entre os pontos A e B', consequentemente menor distância entre A e B também.

Espero ter ajudado!
Baltuilhe
Baltuilhe
Fera
Fera

Mensagens : 712
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 47
Localização : Campo Grande, MS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio- Qual a menor distância? Empty Re: Desafio- Qual a menor distância?

Mensagem por Medeiros Qui 03 Mar 2016, 02:53

Desafio- Qual a menor distância? Fk9xew

Não obstante, gostei muito mais da resposta do Baltuilhe.
E aproveito para estender o desafio perguntando: a que distância das bordas o caminho do Baltuilhe toca o segmento horizontal?
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10397
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio- Qual a menor distância? Empty Re: Desafio- Qual a menor distância?

Mensagem por Baltuilhe Qui 03 Mar 2016, 23:54

Boa noite!

Medeiros... não sei pq resolvi como resolvi... acho que estava meio bêbado e nostálgico! Me lembrei de um problema da faculdade onde perguntava-se qual o menor comprimento da tubulação para ligar uma caixa d'água a uma adutora, sendo o rio o segmento de 12km indicado.  Razz
Enfim, cheguei a ficar com MUITA vergonha pela minha solução... mas juro que entendi que a distância entre os pontos A e B PRECISARIA passar pelo segmento de 12km... enfim... coisas que agora não entendo pq faço coisas assim de vez em quando Smile

Obrigado pelo apoio ao colega "bêbado" Smile

Abraços!

Obs.: E gostei da pergunta que vc fez também... Smile

____________________________________________
"Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, é um hábito." Aristóteles
Baltuilhe
Baltuilhe
Fera
Fera

Mensagens : 712
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 47
Localização : Campo Grande, MS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio- Qual a menor distância? Empty Re: Desafio- Qual a menor distância?

Mensagem por Medeiros Sex 04 Mar 2016, 02:55

Companheiro Baltuilhe, boa noite!

Na verdade não resisti quando o colega Felipe titulou a questão como Desafio, esse tipo de coisa já me cheira a malandragem. Então aproveitei que a pergunta está mal articulada para responder com uma brincadeira de gaiato -- que, também, não se pode dizer que esteja errada.

Mas é claro que a intenção foi perguntar o que você respondeu. Já ... dizer que estava "meio bêbado" e que "sente MUITA vergonha" é puro deboche seu ... quá quá quá ... mas que fica relevado porque você jurou aquele entendimento (he he he).

Aproveito, já que ninguém se interessou, e usando seu desenho respondo à pergunta que deixei no ar.

Desafio- Qual a menor distância? Ztxbm1
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10397
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio- Qual a menor distância? Empty Re: Desafio- Qual a menor distância?

Mensagem por Baltuilhe Sex 04 Mar 2016, 20:00

Boa noite, Medeiros!

Pois é... tentei... sabia que seria difícil passar... mas, dou a cara a tapa! Smile Errei! Errei feio! Smile Mas assumo!
Com relação à resposta que deu, eu não respondi para deixar aos outros colegar procurar solução!

Falando em solução... viu o problema que postei na área desafio? De geometria? Este aqui ==> https://pir2.forumeiros.com/t105258-desenho-geometrico

Espero ver sua postagem por lá Smile

Abraços!

____________________________________________
"Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, é um hábito." Aristóteles
Baltuilhe
Baltuilhe
Fera
Fera

Mensagens : 712
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 47
Localização : Campo Grande, MS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio- Qual a menor distância? Empty Re: Desafio- Qual a menor distância?

Mensagem por Medeiros Sáb 05 Mar 2016, 02:37

Pois é, Baltuilhe ... não precisa sentir vergonha. Nos tempos da faculdade calculamos as coisas mais estranhas imagináveis. Lembro que certa vez me vi às voltas com o cálculo de uma tal RL, uma resistência líquida, i.e., calculava quantos metros de mangueira (de borracha) precisaria para encher de água e obter nos extremos o valor da resistência desejada ! ! !

Mas se na faculdade calculamos coisas estranhas, é depois de graduados, na vida profissional, que passamos a calcular verdadeiros absurdos. Mas, por favor, não espalha isso pra ninguém -- há que manter a liturgia da profissão (hi hi hi).

Vi, sim, sua questão geométrica. Mas foi colocada na área de "desafios cuja resposta eu sei" e preciso, muito encabuladamente e em reservado (não espalha pelaí), lhe confessar uma coisa: por princípio tento responder apenas quando o postador NÃO sabe a resposta. Faço isto porque, se eu errar (possibilidade gigante), ele também já não sabia e assim não vai perceber,... e fica tudo por isso mesmo. (ah ah... a explicação é cafajeste mas... colou?)

Vi que, obviamente, trata-se do triângulo [25, 60, 65], obtido por homotetia de grau 5 do pitagórico [5, 12, 13]. Mas sua questão me acarreta ainda um outro problema: acho que vai precisar dos conceitos de geometria descritiva que já não lembro. Se eu esboçar uma resposta, apresentarei.

Abraços!
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10397
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio- Qual a menor distância? Empty Re: Desafio- Qual a menor distância?

Mensagem por Baltuilhe Sáb 05 Mar 2016, 14:01

Bom dia, Medeiros! (aliás, boa tarde!)

Entendi o que quis dizer com tentar resolver problemas que ambos não saibam (ou não tenham certeza) da resposta... Mas, confesso, que essa era uma ideia que não tinha... mas gostei do 'conselho' Smile hahaha

E sei que na vida 'real' os problemas não são a utopia da época da faculdade. Ah se fosse daquela forma... heheheh

Sua graduação, enfim, é qual? Engenheiro Eletricista? Eu sou Engenheiro Civil, formei em 2002, mas, por coisas do destino, 'abandonei' a profissão em 2006, quando vim a me tornar servidor público em uma carreira no Judiciário. Mesmo assim, ainda mantenho o pé firme na área de exatas, já que meu cargo é na área de informática!

Abraços, Medeiros! Se tiver um rascunho e quiser compartilhar uma solução vou gostar de ver o seu raciocínio pra resolução! Smile

Bom fim de semana!

____________________________________________
"Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, é um hábito." Aristóteles
Baltuilhe
Baltuilhe
Fera
Fera

Mensagens : 712
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 47
Localização : Campo Grande, MS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio- Qual a menor distância? Empty Re: Desafio- Qual a menor distância?

Mensagem por Medeiros Sáb 05 Mar 2016, 14:45

Olá Baltuilhe.

Não rascunhei nada ainda. Se eu não formo na cabeça uma ideia de abordagem com uns dois ou três passos de sequência e já vislumbrando uma direção, então concluo que nem sei começar a resolver e nem pego a caneta para tentar. E mesmo com tudo isso, às vezes a gente começa e depois de muito trabalho braçal não chega a lugar algum!
De qualquer forma não há a mínima pressa. Você já sabe a solução, logo não há ninguém esperando pelo conhecimento e este "desafio" serve somente a quem se dedicar a ele; então fica como laser para as horas vagas.

Você acertou. Eng° eletricista desde 1980, habilitação dos artigos 8° e 9° da resolução 218 do Confea.

O fim de semana tá apenas começando "porque hoje é sábado", como disse o Vinicius.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10397
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio- Qual a menor distância? Empty Re: Desafio- Qual a menor distância?

Mensagem por Elcioschin Sáb 05 Mar 2016, 15:48

Agora começo a descobrir as coisas:

1) O colega Baltuilhe é um "pedreiro melhorado" conforme dizem por ai (kkkk)

2) Já o Medeiros é um "espalhador de fios" como eu: também sou Engenheiro eletricista desde 1969 (formado em Juiz de Fora, na mesma cidade onde o Baltuilhe mora e na mesma faculdade dele)

Realmente este mundo é pequeno!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71690
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio- Qual a menor distância? Empty Re: Desafio- Qual a menor distância?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos