PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Campo e potencial elétrico em um cubo

2 participantes

Ir para baixo

Campo e potencial elétrico em um cubo Empty Campo e potencial elétrico em um cubo

Mensagem por roddict Dom 28 Fev 2016, 08:47

ABCDEFGH é um cubo de aresta 1 m que está no vácuo. Duas cargas puntiformes, uma com carga +6 microcoulombs e outra com +4 microcoulombs são colocadas, respectivamente, nos vértices C e E. Considerando-se k0 a constante eletrostática no vácuo, as intensidades do campo elétrico e do potencial elétrico no vértice H, devido exclusivamente a essas duas cargas, valem, respectivamente, em unidades do Sistema Internacional: 


Campo e potencial elétrico em um cubo 2e0jqqa



(A) 7. k0.106 e (4 + 32 ). k0.10
(B) 7. k0.106 e 34 . k0.10
(C) 5.k0.106 e (4 + 32 ).k0.106
(D) 5 . k0.106 e 34 . k0.10
(E) –k0.106 e (4 + 32 ).k0.10


Gabarito: [C]

roddict
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 25
Localização : Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Campo e potencial elétrico em um cubo Empty Re: Campo e potencial elétrico em um cubo

Mensagem por Elcioschin Dom 28 Fev 2016, 11:26

1) Calcule a distância d = CH = EH

2) Fórmula básica: E = k.Q/d². Calcule o módulo do campo de cada carga no vértice H

3) Desenhe o vetor campo de cada carga (Ec e Ee) em H (cuidado com o sentido)

4) Desenhe o vetor resultante E e calcule o seu módulo

2) U = kQ/d ---> Proceda de modo similar (lembre-se que potencial é grandeza algébrica)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71693
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Campo e potencial elétrico em um cubo Empty Re: Campo e potencial elétrico em um cubo

Mensagem por roddict Dom 28 Fev 2016, 11:44

Elcio, eu calculei os campos elétricos de cada carga separadamente e da carga C deu 3.10^-6.k0 N/C e da carga E 4.10^-6.k0 N/C. Agora eu não sei o que tenho de fazer para encontrar o 5 . 10^-6 do gabarito... As cargas irão se repelir, certo? Não sei como devo fazer o vetor resultante.. E eu consegui encontrar o potencial elétrico que está no gabarito, mas achei meio sem lógica ter de somar os potenciais de cada um.. Você poderia me ajudar a encontrar o campo e me explicar por que devo somar os potenciais? É o primeiro exercício que envolve múltiplos campos e potenciais que eu vejo, então estou meio perdido

roddict
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 25
Localização : Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Campo e potencial elétrico em um cubo Empty Re: Campo e potencial elétrico em um cubo

Mensagem por Elcioschin Dom 28 Fev 2016, 12:12

Você fez o que eu sugeri, DESENHANDO os vetores Ec e Ee e o vetor resultante E ????

Se não fez, você NÃO vai entender !!!!

Faça isto e responda:

1) Qual é o ângulo θ entre Ec e Ee ?
2) Como se calcula a resultante de dois vetores formando entre si um ângulo θ ?
3) Calcule E

Como eu escrevi na minha mensagem anterior, Potencial elétrico é uma grandeza ESCALAR, (não é um vetor). Grandezas escalares tem um valor e um sinal + ou -

Para calcular a "resultante" de duas grandezas escalares deve-se fazer a soma ALGÉBRICA (com sinal).
Assim se as cargas tivessem o mesmo módulo e sinais diferentes, o potencial resultante seria nulo.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71693
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Campo e potencial elétrico em um cubo Empty Re: Campo e potencial elétrico em um cubo

Mensagem por roddict Dom 28 Fev 2016, 12:20

Fiz, agora foi, muito obrigado!!!

roddict
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 25
Localização : Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Campo e potencial elétrico em um cubo Empty Re: Campo e potencial elétrico em um cubo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos