PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quimica orgânica - Fórmula molecular

2 participantes

Ir para baixo

Quimica orgânica - Fórmula molecular Empty Quimica orgânica - Fórmula molecular

Mensagem por AleeZl Seg 22 Fev 2016, 16:07

E aí, galera.
Tenho uma dúvida bem recorrente na química orgânica, bem boba, mas não encontrei alguém que pudesse me explicar. Logo, recorri ao fórum.


Na química orgânica, para simplificarmos as estruturas, escrevemos as fórmulas moleculares de determinados compostos (mesmo sabendo que estes não são precisos quando tentamos especificar um composto orgânico).
Minha dúvida é a seguinte: Na hora de montar a fórmula molecular, existe algum critério de ordem para os átomos, por exemplo, se o Nitrogênio da molécula vem antes do Cloro ou algo assim?



Um exemplo que peguei em minha apostila é do medicamento para pessoas que têm diabetes, a diabinese (chlorpropamide). O exercício pedia para escrever a fórmula molecular, onde coloquei "C10H13ClSO3N2", mas ao pesquisar, só encontro como "C10H13ClN2O3S". Há algum critério para ordem dos átomos? E isto é relevante quando se trata de uma segunda fase de um vestibular militar?  pale
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quimica orgânica - Fórmula molecular Empty Re: Quimica orgânica - Fórmula molecular

Mensagem por Christian M. Martins Seg 22 Fev 2016, 16:12

Uma usuária, lá pela metade do ano passado, fez a mesma pergunta que você, mas a respeito de Química Inorgânica; na Inorgânica existe um critério, para sais duplos e complexos, por exemplo. Na Orgânica não posso confirmar.

Creio que se o critério existe ele é relevante para vestibulares de instituições militares, já que existem questões de vestibulares de Universidades Federais que cobram o que citei acima.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Quimica orgânica - Fórmula molecular Empty Re: Quimica orgânica - Fórmula molecular

Mensagem por AleeZl Seg 22 Fev 2016, 16:23

Verdade. Essa da inorgânica tinha em mente e vi aqui no fórum também. Já se há o critério na orgânica, nunca vi algum professor comentar. Infelizmente continuo com isso em mente toda vez que vou montar uma fórmula molecular  Mad

Mas obrigado pela clareada Christian! Mal lembrava do critério da inorgânica...
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quimica orgânica - Fórmula molecular Empty Resposta

Mensagem por AleeZl Qua 24 Fev 2016, 13:41

Galera, procurando intensamente achei uma resposta, que por sinal, já estava em minha apostila na seção de respostas quando fui corrigir a questão:

Quimica orgânica - Fórmula molecular Aw9wz

Então é isso galera, não há regra ou ordem para os átomos na fórmula molecular, logo, aos que vão prestar concurso militar, creio que não chegue a ser relevante. Mas é preferencial que se comece com o carbono.

Agradeço aos que pesquisaram ou compartilharam conhecimento sobre a matéria.


Última edição por AleeZl em Qua 24 Fev 2016, 14:53, editado 1 vez(es)
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quimica orgânica - Fórmula molecular Empty Re: Quimica orgânica - Fórmula molecular

Mensagem por Christian M. Martins Qua 24 Fev 2016, 14:09

Valeu Alee! Sempre me pergunto isso; finalmente obtive uma resposta! Very Happy  

Não se esqueça da ordenação dos elementos químicos nas fórmulas inorgânicas, pode ser importante você saber. 

Abraço.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Quimica orgânica - Fórmula molecular Empty Re: Quimica orgânica - Fórmula molecular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos