PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

forças apos o toque de duas cargas

4 participantes

Ir para baixo

forças apos o toque de duas cargas  Empty forças apos o toque de duas cargas

Mensagem por Edgar Gomes Dom 14 Fev 2016, 15:19

Duas pequenas esferas idênticas estão eletrizadas com cargas 3Q e –7Q, respectivamente, separadas de uma distância d, no vácuo, e se atraem com uma força elétrica de intensidade F.
Colocando as esferas em contato e separando-as, a seguir, de uma distância 2d, a nova força de interação elétrica entre elas terá intensidade:

GAB: F/21 

gente eu errei essa questão quando fiz a primeira vez, pois havia pensado que como as forças eletrostáticas depende das cargas e que essas nao se "perdem no caminho" e das distancias. entao calculei as novas cargas e encontrei Q' = -2Q para cada uma e assim achei a resposta do gabarito, mas a pergunta ficou no ar estou MUITO errado assim, acreditar que estas cargas totais deveriam permanecer iguais e consequentemente a mesma força, mas nao é o que ocorre parece que sempre que tocar-se duas cargas e ao retornarem a mesma distancia a força entre elas é sempre menor ? alguém pode exclarecer ?
Edgar Gomes
Edgar Gomes
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 721
Data de inscrição : 03/09/2015
Idade : 36
Localização : PERNAMBUCO

Ir para o topo Ir para baixo

forças apos o toque de duas cargas  Empty Re: forças apos o toque de duas cargas

Mensagem por Christian M. Martins Dom 14 Fev 2016, 16:32

Não entendi sua dúvida, Edgar. Vou postar minha resolução, veja se lhe ajuda; em caso negativo, reformule a sua pergunta para que eu possa tentar lhe dar suporte.

F = 21K|Q²|/d²

3Q - 7Q = -4Q
-4Q/2 = -2Q

Fed = 4K|Q²|/(4d²)

F/Fed = (21K||/)/{K||/()}
Fed = F/21
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

forças apos o toque de duas cargas  Empty Re: forças apos o toque de duas cargas

Mensagem por Edgar Gomes Dom 14 Fev 2016, 18:35

minha dúvida é assim:
I - a carga total de um sistema deve ser conservada certo ?
II - imaginando este mesmo problema, no entanto, colocando em uma mesma distancia d, ao invés de 2d como a questão sugere, antes do toque a força eletrostática é F1 = 21kQ²/d², depois do toque temos F2 = 4kQ²/d² assim teremos que F2 = 4 F1/21, ou seja F2>F1 assim sendo como se dar este processo de enfraquecimento da força ?
Edgar Gomes
Edgar Gomes
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 721
Data de inscrição : 03/09/2015
Idade : 36
Localização : PERNAMBUCO

Ir para o topo Ir para baixo

forças apos o toque de duas cargas  Empty Re: forças apos o toque de duas cargas

Mensagem por Euclides Dom 14 Fev 2016, 18:48

Inicialmente temos uma força de atração que indica que as cargas têm sinais opostos -7q e 3q.

Depois do contato as cargas passam a ser -2q e -2q. Veja então que módulo do produto entre as cargas ficou diminuído: de 21 para 4. Na mesma distância d, a força F2 já seria menor.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

forças apos o toque de duas cargas  Empty Re: forças apos o toque de duas cargas

Mensagem por Elcioschin Dom 14 Fev 2016, 18:57

Mantendo a distância:

Como nesta questão as cargas tem sinais DIFERENTES, a soma ALGÉBRICA entre elas resultaria num valor menor (em módulo) da carga final de cada uma:

Nesta questão + 7Q - 3Q = 4Q ---> Q' = 2Q ---> 7.3 = 21 (em módulo) e 2.2 = 4
Isto o explica a redução da força

Imagine agora se as cargas tivessem o mesmo sinal (podem ser ambas positivas ou ambas negativas: isto não interessa pois vamos trabalhar em módulo)

7Q + 3Q = 10Q ---> Q' = 5Q ---> F = 21.(k.Q²/d²) --> F' = 25.(k.Q²/d²) ---> F' > F

Neste caso a força aumentou
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71673
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

forças apos o toque de duas cargas  Empty Re: forças apos o toque de duas cargas

Mensagem por Edgar Gomes Dom 14 Fev 2016, 19:00

compreendi pessoal valeu muito obrigado  lol!
Edgar Gomes
Edgar Gomes
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 721
Data de inscrição : 03/09/2015
Idade : 36
Localização : PERNAMBUCO

Ir para o topo Ir para baixo

forças apos o toque de duas cargas  Empty Re: forças apos o toque de duas cargas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos