Colisões
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Colisões
No fim das linhas de metrô, em algumas estações, existe uma mola horizontal, colocada na direção dos trilhos, cuja função é amortecer uma eventual colisão da locomotiva. Num pequeno descuido do condutor, uma locomotiva de 1,2x10^(4) kg, movendo-se com velocidade de 3,0m/s, colide com uma dessas molas, vindo a parar. Sabendo que a mola tem constante elástica de 2,0x10^(6) N/m, e supondo que não haja dissipação de energia mecânica, são feitas as
seguintes afirmativas:
I. A variação da energia cinética da locomotiva é de -5,4x10^(4) J.
II. O trabalho realizado pela força restauradora (elástica) da mola sobre a locomotiva durante a compressão é de 5,4x10^(4) J.
III. A variação do momento linear da locomotiva é de -3,6x10^(4) kg m/s.
Está / Estão correta(s) apenas as afirmativas
A) I.
B) II.
C) I e II.
D) I e III.
E) II e III
Estou sem gabarito.
seguintes afirmativas:
I. A variação da energia cinética da locomotiva é de -5,4x10^(4) J.
II. O trabalho realizado pela força restauradora (elástica) da mola sobre a locomotiva durante a compressão é de 5,4x10^(4) J.
III. A variação do momento linear da locomotiva é de -3,6x10^(4) kg m/s.
Está / Estão correta(s) apenas as afirmativas
A) I.
B) II.
C) I e II.
D) I e III.
E) II e III
Estou sem gabarito.
Re: Colisões
A I está certa, pois:
∆Ec = mv2/2 - mvo2/2
∆Ec = 0 - 1,2*104*32/2 = -5,4*104 J
A II está errada, pois, como não houve dissipação de energia mecânica:
EMinicial=EMfinal
mv2/2 = kx2/2
5,4*104 = 2*106*x2/2
x2 = 5,4*10-2
W = F*d = kx*x = kx2 = 2*106*5,4*10-2 = 10,8*104 J
A III eu não sei.
∆Ec = mv2/2 - mvo2/2
∆Ec = 0 - 1,2*104*32/2 = -5,4*104 J
A II está errada, pois, como não houve dissipação de energia mecânica:
EMinicial=EMfinal
mv2/2 = kx2/2
5,4*104 = 2*106*x2/2
x2 = 5,4*10-2
W = F*d = kx*x = kx2 = 2*106*5,4*10-2 = 10,8*104 J
A III eu não sei.
anaclaracn- Jedi
- Mensagens : 279
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 26
Localização : Niterói, Rio de Janeiro
Re: Colisões
III - ∆Q = Qf - Qi
∆Q = 0 - mvi
∆Q = 0 - 3.1,2.10^(4)
∆Q = -3,6.10^(4) kgm/s
∆Q = 0 - mvi
∆Q = 0 - 3.1,2.10^(4)
∆Q = -3,6.10^(4) kgm/s
fantecele- Fera
- Mensagens : 1217
Data de inscrição : 14/09/2014
Idade : 27
Localização : Nova Venécia-ES, Brasil
Re: Colisões
Essa resolução da segunda afirmação que a anaclaracn fez está correta?
Pelo que eu saiba, a fórmula W=F.d.cosx só pode ser aplicada para forças constantes.
Entretanto, a Força elástica não é constante, uma vez que ela se altera à medida que aumenta sua deformação.
Pelo que eu saiba, a fórmula W=F.d.cosx só pode ser aplicada para forças constantes.
Entretanto, a Força elástica não é constante, uma vez que ela se altera à medida que aumenta sua deformação.
Gabriel Cluchite- Matador
- Mensagens : 333
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo, SP
Re: Colisões
Observação correta.Gabriel Cluchite escreveu:Essa resolução da segunda afirmação que a anaclaracn fez está correta?
Pelo que eu saiba, a fórmula W=F.d.cosx só pode ser aplicada para forças constantes.
Entretanto, a Força elástica não é constante, uma vez que ela se altera à medida que aumenta sua deformação.
O trabalho realizado pela força elástica é igual à variação da energia cinética. A locomotiva vai parar completamente.
Convidado- Convidado
Re: Colisões
Se o trem vai parar completamente a alternativa B está correta, já que o módulo é aquele indicado na alternativa - e então chegamos no dilema pelo qual postei a questão aqui: não há alternativa com I, II e III corretas.
Por acaso a II está incorreta por causa do sinal?
Por acaso a II está incorreta por causa do sinal?
Re: Colisões
O trabalho da força restauradora é negativo.Christian M. Martins escreveu:Por acaso a II está incorreta por causa do sinal?
fantecele- Fera
- Mensagens : 1217
Data de inscrição : 14/09/2014
Idade : 27
Localização : Nova Venécia-ES, Brasil
Re: Colisões
Ah sim, desculpa gente! Obrigado pelas correções.
anaclaracn- Jedi
- Mensagens : 279
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 26
Localização : Niterói, Rio de Janeiro
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