ENEM(ppl)-2012
4 participantes
Página 1 de 1
ENEM(ppl)-2012
Após a redescoberta do trabalho de Gregor Mendel, vários experimentos buscaram testar a universalidade de suas leis. Suponha um desses experimentos, realizado em um mesmo ambiente, em que uma planta de linhagem pura com baixa estatura (0,6 m) foi cruzada com uma planta de linhagem pura de alta estatura (1,0 m). Na prole (F1) todas as plantas apresentaram estatura de 0,8 m. Porém, na F2 (F1 x F1) os pesquisadores encontraram os dados a seguir.
Altura da planta (em metros) | Proporção da prole |
1,0 | 63 |
0,9 | 245 |
0,8 | 375 |
0,7 | 255 |
0,6 | 62 |
Total | 1000 |
Os pesquisadores chegaram à conclusão, a partir da observação da prole, que a altura nessa planta é uma característica que
a) não segue as leis de Mendel.
b) não é herdada e, sim, ambiental.
c) apresenta herança mitocondrial.
d) é definida por mais de um gene.
e) é definida por um gene com vários alelos.
Gabarito: d
Porque não pode ser letra e?
deivsonelitim- Padawan
Re: ENEM(ppl)-2012
primeiro se essa característica foce determinada por apenas um gene seria possível averiguar a existência de apenas 2 alelos A e a pois a F1 surgiu do cruzamento de indivíduos puros então as quantidades dos tipos de alelos é indiferente pois nesse caso só existem 2 tipos, e a d está certa pois se dependesse de apenas 1 gene existiriam 4 fenotipos dados pelos genotipos Aa AA aa e não 5 como é o caso
Murilo Saboia- Recebeu o sabre de luz
Ainda não entendi direito, mas vlw!Murilo Saboia escreveu:primeiro se essa característica foce determinada por apenas um gene seria possível averiguar a existência de apenas 2 alelos A e a pois a F1 surgiu do cruzamento de indivíduos puros então as quantidades dos tipos de alelos é indiferente pois nesse caso só existem 2 tipos, e a d está certa pois se dependesse de apenas 1 gene existiriam 4 fenotipos dados pelos genotipos Aa AA aa e não 5 como é o caso
deivsonelitim- Padawan
Alguém, por gentileza, poderia explicar melhor essa questão? O português do membro que respondeu acima é de doer os olhos, não deu para entender nada!
_Arthur_- Mestre Jedi
O que suponho que o colega tentou exprimir: se a característica fosse determinada por apenas um par de genes, a quantidade de fenótipos observados teria sido quatro. Como há 5, pode-se inferior a priori que há mais de um par de genes atuando sobre esse caractere. Por essa mesma razão, não importa quantos alelos tu imponhas à segunda Lei de Mendel, ela não retornaria cinco variações.
Eu, no entanto, discordo, eis o meu mero raciocínio: trata-se de um caso de herança quantitativa - a altura, cor dos olhos, peso, etc são exemplos clássicos e seu outro nome é herança poligênica/poligenia, bem sugestivo -, nesse caso a fórmula para fenótipos é n+1 = f (usando a F2 como parâmetro), temos 5 fenótipos, então 4 genes atuam sobre essa característica. É justamente por isso que é a letra D.
No caso de polialelia, eu acredito que a diferença fundamental seja na expressão de características totalmente diferentes - enquanto aqui, elas se manifestam em escalas graduais -, como o que acontece nos coelhos. São vários genes (uns 6+) e apenas quatro fenótipos, aí fica a típica relação de dominância e recessão para definir as variações e interações entre tais genes.
Essa é a minha contribuição, contudo posso ter me equivocado.
Eu, no entanto, discordo, eis o meu mero raciocínio: trata-se de um caso de herança quantitativa - a altura, cor dos olhos, peso, etc são exemplos clássicos e seu outro nome é herança poligênica/poligenia, bem sugestivo -, nesse caso a fórmula para fenótipos é n+1 = f (usando a F2 como parâmetro), temos 5 fenótipos, então 4 genes atuam sobre essa característica. É justamente por isso que é a letra D.
No caso de polialelia, eu acredito que a diferença fundamental seja na expressão de características totalmente diferentes - enquanto aqui, elas se manifestam em escalas graduais -, como o que acontece nos coelhos. São vários genes (uns 6+) e apenas quatro fenótipos, aí fica a típica relação de dominância e recessão para definir as variações e interações entre tais genes.
Essa é a minha contribuição, contudo posso ter me equivocado.
estraveneca- Jedi
claralirasll gosta desta mensagem
Um adendo: como cada gene tem um alelo, temos dois pares de alelos apenas. Um do pai e outro da mãe.
estraveneca- Jedi
claralirasll gosta desta mensagem
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos