PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Enem 2012

2 participantes

Ir para baixo

Enem 2012 Empty Enem 2012

Mensagem por Isadora1998 Seg 19 Set 2016, 16:11

QUESTÃO 126
Sambinha
Vêm duas costureirinhas pela rua das Palmeiras.
Afobadas braços dados depressinha
Bonitas, Senhor! que até dão vontade pros homens da rua.
As costureirinhas vão explorando perigos...
Vestido é de seda.
Roupa-branca é de morim.
Falando conversas fiadas
As duas costureirinhas passam por mim.
— Você vai?
— Não vou não!
Parece que a rua parou pra escutá-las.
Nem trilhos sapecas
Jogam mais bondes um pro outro.
E o Sol da tardinha de abril
Espia entre as pálpebras sapiroquentas de duas nuvens.
As nuvens são vermelhas.
A tardinha cor-de-rosa.
Fiquei querendo bem aquelas duas costureirinhas...
Fizeram-me peito batendo
Tão bonitas, tão modernas, tão brasileiras!
Isto é...
Uma era ítalo-brasileira.
Outra era áfrico-brasileira.
Uma era branca.
Outra era preta.
ANDRADE, M. Os melhores poemas. São Paulo: Global, 1988.
Os poetas do Modernismo, sobretudo em sua primeira 
fase, procuraram incorporar a oralidade ao fazer poético, 
como parte de seu projeto de configuração de uma 
identidade linguística e nacional. No poema de Mário de 
Andrade esse projeto revela-se, pois
A-o poema capta uma cena do cotidiano — o caminhar 
de duas costureirinhas pela rua das Palmeiras — mas 
o andamento dos versos é truncado, o que faz com 
que o evento perca a naturalidade. 
B-a sensibilidade do eu poético parece captar 
o movimento dançante das costureirinhas — 
depressinha — que, em última instância, representam 
um Brasil de “todas as cores”. 
C-o excesso de liberdade usado pelo poeta ao 
desrespeitar regras gramaticais, como as de 
pontuação, prejudica a compreensão do poema.
D-a sensibilidade do artista não escapa do viés machista 
que marcava a sociedade do início do século XX, 
machismo expresso em “que até dão vontade pros 
homens da rua”.
E-o eu poético usa de ironia ao dizer da emoção de 
ver moças “tão modernas, tão brasileiras”, pois faz 
questão de afirmar as origens africana e italiana 
das mesmas.
Isadora1998
Isadora1998
Jedi
Jedi

Mensagens : 225
Data de inscrição : 11/04/2016
Idade : 26
Localização : Niterói, Rio de Janeiro , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Enem 2012 Empty Re: Enem 2012

Mensagem por Diego A Dom 09 Out 2016, 11:24

Sambinha

Vêm duas costureirinhas pela rua das Palmeiras.
Afobadas braços dados depressinha
Bonitas, Senhor! que até dão vontade pros homens da rua.
As costureirinhas vão explorando perigos...
Vestido é de seda.
Roupa-branca é de morim.
Falando conversas fiadas
As duas costureirinhas passam por mim.
— Você vai?
   — Não vou não!
Parece que a rua parou pra escutá-las.
Nem trilhos sapecas
Jogam mais bondes um pro outro.
E o Sol da tardinha de abril
Espia entre as pálpebras sapiroquentas de duas nuvens.
As nuvens são vermelhas.
A tardinha cor-de-rosa.
Fiquei querendo bem aquelas duas costureirinhas...
Fizeram-me peito batendo
Tão bonitas, tão modernas, tão brasileiras!
Isto é...
Uma era ítalo-brasileira.
Outra era áfrico-brasileira.
Uma era branca.
Outra era preta.
ANDRADE, M. Os melhores poemas. São Paulo: Global, 1988.

Os poetas do Modernismo, sobretudo em sua primeira 
fase, procuraram incorporar a oralidade ao fazer poético, 
como parte de seu projeto de configuração de uma 
identidade linguística e nacional. No poema de Mário de 
Andrade esse projeto revela-se

A-o poema capta uma cena do cotidiano — o caminhar 
de duas costureirinhas pela rua das Palmeiras — mas 
o andamento dos versos é truncado, o que faz com 
que o evento perca a naturalidade.
Acredito que não, pois temos a facilidade dos versos, a musicalidade.

B- a sensibilidade do eu poético parece captar 
o movimento dançante das costureirinhas — 
depressinha — que, em última instância, representam 
um Brasil de “todas as cores”.
Creio ser a resposta correta. A música faz parte do Movimento Antropofágico e tem objetivos musicais, a resposta está de acordo com esse modelos.

C-o excesso de liberdade usado pelo poeta ao 
desrespeitar regras gramaticais, como as de 
pontuação, prejudica a compreensão do poema.
Vários textos do modernismo seguem uma linha mais livre, e isso não prejudica a leitura nem a compreensão

D-a sensibilidade do artista não escapa do viés machista 
que marcava a sociedade do início do século XX, 
machismo expresso em “que até dão vontade pros 
homens da rua”.
Isso seria avaliar com modelos atuais uma sociedade com outros valores. Falso

E-o eu poético usa de ironia ao dizer da emoção de 
ver moças “tão modernas, tão brasileiras”, pois faz 
questão de afirmar as origens africana e italiana 
das mesmas.
Não, ele está deixando explícito a formação cultural brasileira.

Recomendo que leia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_antropof%C3%A1gico#Caracter.C3.ADsticas
http://www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/artigos/art042.htm

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Enem 2012 Empty Re: Enem 2012

Mensagem por Isadora1998 Seg 10 Out 2016, 10:57

Obrigada !
Isadora1998
Isadora1998
Jedi
Jedi

Mensagens : 225
Data de inscrição : 11/04/2016
Idade : 26
Localização : Niterói, Rio de Janeiro , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Enem 2012 Empty Re: Enem 2012

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos