Hidratação- Fuvest
4 participantes
PiR2 :: Química :: Química Orgânica
Página 1 de 1
Hidratação- Fuvest
A reação de hidratação de alguns alcinos pode ser representada por
Estou com duvida na C, alguem sabe resolver por favor?
Estou com duvida na C, alguem sabe resolver por favor?
dsantis- Padawan
Re: Hidratação- Fuvest
/\///\/ + HOD ---> OD (essa é uma das possibilidades, pois segue a lei de Markovnikov)
|
/\// \/
/\///\/ + HOD ---> /\//\/ (também é uma possibilidade, pois também segue a lei de Markovnikov)
|
D
Hidratação de alcinos tautomeriza em cetona (em caso de alcinos que não sejam acetileno, que tautomeriza em aldeído).
O
||
/\/ \/
|
D
Saiba que o D é o deutério, que é o hidrogênio com um nêutron.
|
/\// \/
/\///\/ + HOD ---> /\//\/ (também é uma possibilidade, pois também segue a lei de Markovnikov)
|
D
Hidratação de alcinos tautomeriza em cetona (em caso de alcinos que não sejam acetileno, que tautomeriza em aldeído).
O
||
/\/ \/
|
D
Saiba que o D é o deutério, que é o hidrogênio com um nêutron.
Certo... mas Christian o "O" sempre vai se juntar a diferentes? Ex. ele se "junta" ao H e depois ao D
E outra pergunta pq o D se junta ao CH? Estou confusa...
E outra pergunta pq o D se junta ao CH? Estou confusa...
dsantis- Padawan
Considere ele como se fosse um H normal, dsantis (ele de fato É um H, já que o deutério É o hidrogênio). É tudo igual uma reação normal de hidratação, só que um dos hidrogênios tem um isótopo diferente. Olha só o raciocínio para fazer a questão:
Isso:
/\///\/ + HOD ---> OD
|
/\// \/
É a mesma coisa que isso:
/\///\/ + HOD ---> /\ //\/
|
OD
Pois o OD está na mesma posição nas duas cadeias (no terceiro carbono). Correto? Mas aí que vem a pergunta: como vamos montar duas reações com produtos diferentes se os produtos supracitados são iguais?
E a resposta é trocar o hidrogênio deutério da hidroxila por um hidrogênio prótio (um hidrogênio H normal), assim as posições mudam e temos dois compostos "diferentes" (diferem pela posição do isótopo deutério de hidrogênio). Esse é o único motivo pelo qual eu troquei o D da hidroxila no primeiro produto para o D conectado ao carbono no segundo produto, para que eu pudesse atender os requisitos da questão e montasse duas reações com dois produtos diferentes.
Se eu ainda não tirei suas dúvidas, pode ir em frente e perguntar. Não há nada para se envergonhar.
Isso:
/\///\/ + HOD ---> OD
|
/\// \/
É a mesma coisa que isso:
/\///\/ + HOD ---> /\ //\/
|
OD
Pois o OD está na mesma posição nas duas cadeias (no terceiro carbono). Correto? Mas aí que vem a pergunta: como vamos montar duas reações com produtos diferentes se os produtos supracitados são iguais?
E a resposta é trocar o hidrogênio deutério da hidroxila por um hidrogênio prótio (um hidrogênio H normal), assim as posições mudam e temos dois compostos "diferentes" (diferem pela posição do isótopo deutério de hidrogênio). Esse é o único motivo pelo qual eu troquei o D da hidroxila no primeiro produto para o D conectado ao carbono no segundo produto, para que eu pudesse atender os requisitos da questão e montasse duas reações com dois produtos diferentes.
Se eu ainda não tirei suas dúvidas, pode ir em frente e perguntar. Não há nada para se envergonhar.
dsantis, pelo que sei o D no caso será um isótopo de posição, vc pode "muda-lo de lugar" sem alterar a "função"... e em hidratação pode-se mover para formar cetona...
Christian me corrija se estiver errada tbm
Christian me corrija se estiver errada tbm
mari- Estrela Dourada
Obrigada Christian e mapll! Então só pra concluir posso formar cetona sempre que for uma hidratação? e pedir isomeria com produto final? Desculpe se a pergunta ficar confusa
dsantis- Padawan
Cuidado, mapll. Estás confundindo isótopo com isômero. O deutério é só um átomo de hidrogênio com um nêutron.
Não, dsantis, cuidado. A cetona forma-se sempre que for HIDRATAÇÃO de ALCINOS que não são o ACETILENO.
Em caso de hidratação de acetileno há formação de aldeído, e em caso de hidratação de alcenos há formação de álcoois.
Não, dsantis, cuidado. A cetona forma-se sempre que for HIDRATAÇÃO de ALCINOS que não são o ACETILENO.
Em caso de hidratação de acetileno há formação de aldeído, e em caso de hidratação de alcenos há formação de álcoois.
Entendi Christian, MUITO obrigada!
dsantis- Padawan
No caso da C ocorre a hidratação com HOD gerando um produto segundo markovnikov. A chave dessa questão é que ocorre equilíbrio ceto-enólico, porque de inicio o que se forma da hidratação é um enol !!
Nesse caso não poderíamos isolar esse enol, só obteríamos a cetona Z
Eu não sei se vocês conhecem algo do processo de enolização de cetonas, mas saiba que nesse processo existe uma transferência de H+ (Nesse caso deutério). É por isso que há apenas um produto final, que é Z. X e Y são intermediários que não se pode isolar.
Nesse caso não poderíamos isolar esse enol, só obteríamos a cetona Z
Eu não sei se vocês conhecem algo do processo de enolização de cetonas, mas saiba que nesse processo existe uma transferência de H+ (Nesse caso deutério). É por isso que há apenas um produto final, que é Z. X e Y são intermediários que não se pode isolar.
Marcelo F- Jedi
Sim, Marcelo, conheço, mas achei que não cabia entrar nesse nível de detalhes na explicação da resolução. Preferi resumir em "tautomeriza".