Razão da área de um triangulo
2 participantes
Página 1 de 1
Razão da área de um triangulo
FOTO
A figura ilustra um terreno abcde onde será construída uma casa. A parte ABCD do terreno tem a forma de um quadrado e a parte ADE de um triangulo equilátero. O muro BE retilíneo separa o quintal ABE da casa propriamente dita.
Se a parte APE do quintal for destinada a um gramado e a parte APB a um piso cerâmico a razão entre a área da parte granada e a área cerâmica será ?
A figura ilustra um terreno abcde onde será construída uma casa. A parte ABCD do terreno tem a forma de um quadrado e a parte ADE de um triangulo equilátero. O muro BE retilíneo separa o quintal ABE da casa propriamente dita.
Se a parte APE do quintal for destinada a um gramado e a parte APB a um piso cerâmico a razão entre a área da parte granada e a área cerâmica será ?
Shino- Jedi
raimundo pereira- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 6114
Re: Razão da área de um triangulo
será eu não poderia considerar a área de um triangulo equilátero A= l² raiz de 3/4 e considerar lado L, Assim eu descobria a área do triangulo equilátero e dividia por 4 e depois descobrir a área de baixo que representa um triangulo também se eu prolongar a reta para fora da figura, assim poderia encontrar a área e fazendo a razão daria 1/2 ... meu raciocino pode estar correto ?
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/sem_titulo-png--12724
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/sem_titulo-png--12724
Shino- Jedi
Seu raciocínio não está correto.
Para que os quatro triângs. tenham a mesma área é necessário que :
1 - Os quatro triângulos tenham a mesma base. Os 4 ângs. de 15° não significa que vc terá as mesmas bases.
2 - ou calcular essas áreas aplicando a fórmula S = 1/2 . L1.L2. sen (X) sendo x o âng formando por esses lados. Neste caso você tem que ter os lados dos triângs.
Para que os quatro triângs. tenham a mesma área é necessário que :
1 - Os quatro triângulos tenham a mesma base. Os 4 ângs. de 15° não significa que vc terá as mesmas bases.
2 - ou calcular essas áreas aplicando a fórmula S = 1/2 . L1.L2. sen (X) sendo x o âng formando por esses lados. Neste caso você tem que ter os lados dos triângs.
raimundo pereira- Grupo
eu não entendi muito bem seu raciocínio, porém entendi onde estava o meu erro...
O exercício não me deu os lados do triângulos, creio que devo considera-lo como L ....
O exercício não me deu os lados do triângulos, creio que devo considera-lo como L ....
Shino- Jedi
Sim consideremos o lado do triângulo = ao lado do quadrado =L
Voce entendeu como foi calculado a área do triângulo ABE?
Voce entendeu como foi calculado a área do triângulo ABE?
raimundo pereira- Grupo
Me encontro com dificuldade em entender a área do triangulo ABE
Shino- Jedi
OK Shino ,
Vamos relembrar:
Altura de um triâng. é a perpendicular baixada do vértice ao lado aposto, ou ao seu prolongamento.
A área de um triângulo pode ser calculado : S = (base x altura)/2.
Agora observe o triângulo ABE.
Considerede o lado AB como base , pelo vértice oposto (E) baixe a perpendicular sobre AB ( não dá)... então prologue AB até encontrar essa perpendicular.Pronto, temos a altura de ABE.
Então S=b.h/2 ---->S=L . (L/2)/2
Note que a altura é exatamente a metade do lado. Se quiser ver melhor isso baixe uma perpendicular de E sobre o lado (L) AB.
Vamos relembrar:
Altura de um triâng. é a perpendicular baixada do vértice ao lado aposto, ou ao seu prolongamento.
A área de um triângulo pode ser calculado : S = (base x altura)/2.
Agora observe o triângulo ABE.
Considerede o lado AB como base , pelo vértice oposto (E) baixe a perpendicular sobre AB ( não dá)... então prologue AB até encontrar essa perpendicular.Pronto, temos a altura de ABE.
Então S=b.h/2 ---->S=L . (L/2)/2
Note que a altura é exatamente a metade do lado. Se quiser ver melhor isso baixe uma perpendicular de E sobre o lado (L) AB.
raimundo pereira- Grupo