PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM- Intolerância religiosa

5 participantes

Ir para baixo

ENEM- Intolerância religiosa Empty ENEM- Intolerância religiosa

Mensagem por marcosv1998 Qua 29 Jul 2015, 20:50

Podem dar um feedback?? Very Happy

Tema: Intolerância religiosa: regra ou exceção no Brasil?

Brasil: diverso e intolerante
          O recente incidente com a jovem Kayllane, de 11 anos, que foi atingida por uma pedra enquanto voltava para casa de um culto religioso, trouxe à tona uma questão que há muito não era discutida: a sociedade brasileira é intolerante religiosa? A História e a vivência no dia a dia mostram que este tipo de preconceito sempre existiu, mas, hoje, é camuflado como uma sujeira posta debaixo do tapete.
          A marginalização das religiões não-cristãs no Brasil é óbvias. Esse processo se deu início quando o país ainda era uma colônia, através da imposição do catolicismo e a proibição de qualquer outro credo. Em consequência disso, não só a moral judaico-cristã se estabeleceu na sociedade mas, também, a discriminação de outras práticas de fé. Hoje, o preconceito é evidente, mesmo que mascarado. Quem nunca viu alguém, ou mesmo se viu, utilizando o termo "macumbeiro" de forma pejorativa, por exemplo?
          Atualmente, somos uma República democrática. A Constituição Federal assegura os direitos à liberdade de expressão e de qualquer prática religiosa. Porém, entre falar o que pensa e atirar uma pedra em alguém só porque ela professa uma fé diferente da sua existe um grande absimo. A primeira é um direito, a segunda, um crime grave.
          Desse modo, é cristalino que o Estado deve punir com mais rigor os crimes de intolerância religiosa. O preconceito latente em nossa sociedade deve ser discutido nas escolas e através de campanhas publicitárias veiculadas em todas as mídias e patrocinadas pelo governo. A fim de que, o Brasil, tão conhecido por sua diversidade cultura se torne um país mais tolerante e seguro para todos.

marcosv1998
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/06/2014
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM- Intolerância religiosa Empty Re: ENEM- Intolerância religiosa

Mensagem por Jeni Qui 30 Jul 2015, 09:02

'A marginalização das religiões não-cristãs no Brasil é óbvia.'
'Quem nunca viu alguém' não faça isso num texto dissertativo.

'deve punir' como ele vai punir?

Jeni
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 150
Data de inscrição : 20/04/2015
Idade : 26
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM- Intolerância religiosa Empty Re: ENEM- Intolerância religiosa

Mensagem por Carlos Adir Qui 30 Jul 2015, 09:22

Além que Jeni mostrou, gostaria de ressaltar:

A punição seria devido ao crime de arremessar uma pedra, não devido à intolerância religiosa. A diferença é que não se pode punir pela intolerância religiosa, mas sim ao ato praticado, "não importando" a causa do ato.
O estado é laico, isto significa que ele não tem opinião alguma sobre atos religiosos.

Não sei que fato ocorreu no primeiro parágrafo, mas seria coincidência? Se não for, está correto em usar.

Intolerância religiosa sempre será um problema. Há parte também pela descrença. Muitas religiões condenam o próximo o qual não segue seus preceitos e tradições. Um exemplo são muçulmanos, os quais devem matar os infiéis sobre sua religião ~ isto é, cristãos, budistas, agnósticos, ateus, e outros.
Parte dessa intolerância vem da própria religião que a pessoa segue, como no exemplo acima.

____________________________________________
← → ↛ ↔️ ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏️  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM- Intolerância religiosa Empty Re: ENEM- Intolerância religiosa

Mensagem por jango feet Qui 30 Jul 2015, 09:44

Carlos Adir escreveu:Um exemplo são muçulmanos, os quais devem matar os infiéis sobre sua religião ~ isto é, cristãos, budistas, agnósticos, ateus, e outros. 
Parte dessa intolerância vem da própria religião que a pessoa segue, como no exemplo acima.

Muito bem Carlos, se mais pessoas tivessem consciência disto que você falou, talvez então saberiam que a Europa está sendo de novo invadida pelos muçulmanos e que estes possuem um projeto global de estabelecer a sharia. Quanto a redação, eu não li e também não tenho competência para corrigir, mas acho que o marcos precisa ler umas fontes melhores. Como sugestão diria para ele excluir o uol das suas páginas comuns.
jango feet
jango feet
Matador
Matador

Mensagens : 476
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 29
Localização : Feira de santana;Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM- Intolerância religiosa Empty Re: ENEM- Intolerância religiosa

Mensagem por Fito42 Qui 30 Jul 2015, 22:52

Para complementar as sugestões dos outros colegas:


Título: muito vago, não mencionou o tema da redação.


Introdução: o início ficou muito clichê. Evite esse negócio de "trouxe à tona". Geralmente eu começava com uma citação histórica ou filosófica para situar o leitor sobre o assunto. Depois eu colocava algum fato mais atual, como esse incidente com o jovem de 11 anos, para mostrar como o tema ainda é visível nos dias atuais. E só depois eu apresentaria a minha tese.


Desenvolvimento: O 2º parágrafo foi até bom, apesar do final pecar e muito, já que houve um diálogo com o leitor. Não seria melhor trocar a pergunta por algum outro exemplo? Por que não falar da contradição do governo, que se diz laico mas adota feriados católicos?
O 3º parágrafo não parece parece um parágrafo de desenvolvimento. Ele não defende a sua tese, apenas "dá uma lição de moral". Ele ficou desconexo. Cuidado!


Conclusão: não é errado fazer como você fez, mas tente dar uma sintetizada geral nas primeiras linhas desse parágrafo. Depois apresente a proposta de solução bem trabalhada, mostrando o que deve fazer, como fazer, quem pode fazer e dentre outros detalhes, o que não está presente na sua redação.


No geral, EU achei sua redação muito clichê. Seria algo que todo mundo poderia escrever. Faltou aquele ponto de destaque: uma citação curiosa, um argumento histórico ou sociológico. 


Eu abordaria o fato da religião ser uma forma de explicar o inexplicável e amenizar a maior preocupação humana, o medo. Nesse sentido, quando dois dogmas entram em conflito, é de se esperar o choque de realidade que os membros de cada uma passará: "minha religião ensina isso e diz que aquilo é errado, a outra religião diz o oposto. Se a outra religião vencer, quer dizer que a minha está errada, logo tudo aquilo em que acreditei a vida toda está errado, portanto sempre fui um pecador. Logo minha religião não pode perder! Lutarei por ela".


Daria para citar a Guerra Santa - apesar de ser clichê também - a Jihad, o Estado Islâmico, eventos ocorridos na Palestina, em Israel e por aí vai. Há um repertório imenso a ser explorado.
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM- Intolerância religiosa Empty Re: ENEM- Intolerância religiosa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos