PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Intolerância religiosa enem 2016

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Intolerância religiosa enem 2016 Empty Intolerância religiosa enem 2016

Mensagem por PASTRANA Ter 08 Nov 2016, 16:06

Historicamente, a religião sempre esteve presente na formação da sociedade brasileira, por meio dos jesuítas no período colonial.Atualmente,percebe-se a persistência de atitudes banais de desrespeito e , até mesmo, agressão a pessoas devido a diferenças de religiões e credos.A perpetuação dessa problemática, seja pela insuficiência de políticas públicas direcionadas ao tema, seja pela ausência de debates sobre a diversidade nas escolas, corrobora para o crescimento dos casos de intolerância religiosa no Brasil.

Sob a ótica do filósofo Sartre,  o homem é responsável por todas as suas ações.De maneira análoga, o ato de discriminar e atacar fiéis de outras religiões relaciona-se com a atitude ultrapassada de querer impor ideologias e convicções.Nesse cenário, as religiões africanas são as mais perseguidas,o que revela raízes históricas de discriminação vindos do período da escravidão.Essa perpetuação pode ser constatada em dados da Secretaria de Direitos Humanos da República,no qual a preponderância das denúncias(75%) é relacionada às religiões afro-brasileiras.

Ademais, o pensamento de boa parte da população deve ser combatido por meio da educação,pois não são raros os casos de preconceito por desconhecimento e pré-julgamento de crenças diferentes,por exemplo,em religiões politeístas.O passo imediato para superar esse comportamento é a informação.Projetos de Governo direcionados ao acesso de um ensino mais inter-religioso irá promover, em um futuro próximo ,a eliminação dessas barreiras.Práticas fundamentais na defesa,constitucional,do Estado laico.

De acordo com o exposto,medidas para combater à intolerância religiosa são imprescindíveis à nossa nação.Dessa forma, o Ministério da Educação deve implementar matérias que abordem a diversidade  e o respeito às religiões nas escolas, a fim de se formar cidadãos comprometidos com a tolerância religiosa.Além disso, o Governo Federal deve usar o poder influenciador das mídias para implantar campanhas e propagandas, pois assim irá fomentar um maior grau de informação e conscientização para a população.O somatório dessas ferramentas irá contornar essa problemática.

PASTRANA
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

Intolerância religiosa enem 2016 Empty Re: Intolerância religiosa enem 2016

Mensagem por Hayzel Sh Ter 08 Nov 2016, 18:05

Corrigindo BEM rapidamente, porque estou sem tempo:

Historicamente, a religião sempre esteve presente na formação da sociedade brasileira, por meio dos jesuítas no período colonial.Atualmente,percebe-se a persistência de atitudes banais de desrespeito e , até mesmo, agressão a pessoas devido a diferenças de religiões e credos.A perpetuação dessa problemática, seja pela insuficiência de políticas públicas direcionadas ao tema, seja pela ausência de debates sobre a diversidade nas escolas, corrobora para o crescimento dos casos de intolerância religiosa no Brasil.

Sob a ótica do filósofo Sartre,  o homem é responsável por todas as suas ações.De maneira análoga, o ato de discriminar e atacar fiéis de outras religiões relaciona-se com a atitude ultrapassada de querer impor ideologias e convicções.Nesse cenário, as religiões africanas são as mais perseguidas,o que revela raízes históricas de discriminação vindos vindas do período da escravidão.Essa perpetuação pode ser constatada em dados da Secretaria de Direitos Humanos da República,no qual nos quais a preponderância das denúncias(75%) é relacionada às religiões afro-brasileiras.

Ademais, o pensamento de boa parte da população deve ser combatido por meio da educação,pois não são raros os casos de preconceito por desconhecimento e pré-julgamento de crenças diferentes,por exemplo,em religiões politeístas.O passo imediato para superar esse comportamento é a informação.Projetos de Governo direcionados ao acesso de um ensino mais inter-religioso irá promover, em um futuro próximo ,a eliminação dessas barreiras.Práticas fundamentais na defesa,constitucional,do Estado laico.

De acordo com o exposto,medidas para combater à intolerância religiosa são imprescindíveis à nossa nação.Dessa forma, o Ministério da Educação deve implementar matérias que abordem a diversidade  e o respeito às religiões nas escolas, a fim de se formar formarem cidadãos comprometidos com a tolerância religiosa.Além disso, o Governo Federal deve usar o poder influenciador das mídias para implantar campanhas e propagandas, pois assim irá fomentar um maior grau de informação e conscientização para a população.O somatório dessas ferramentas irá contornar essa problemática.

Competência I: 160
Competência II: 200
Competência III: [...]
Competência IV: 200
Competência V: [...]

Depois analiso melhor as outras competências. Mas acho que você deve receber essas notas que eu te dei nas outras...
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Hayzel Sh Ter 08 Nov 2016, 18:08

Acho que tiraria, no mínimo, uns 840.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Hayzel Sh Ter 08 Nov 2016, 18:09

Aí o Diego vem e dá 640 kkkkkkk
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Hayzel Sh Ter 08 Nov 2016, 18:10

Mas espere por uma avaliação dele, são certamente melhores do que as minhas.  Razz
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por PASTRANA Ter 08 Nov 2016, 18:48

kkkkkkkkkkkk verdade Hayzels me esforço pra tentar sair bem nas correções do Diego,mas a nota não passa de 700 nem com reza braba.Porém,procurei melhorar no critério de proposta de solução que ele sempre me tirava ponto consegui relacionar melhor com o desenvolvimento aplicado no texto.Vamos aguardar.....    Foi uma pena minha escola estar ocupada adorei esse tema Rolling Eyes

PASTRANA
Padawan
Padawan

Mensagem por Diego A Qua 09 Nov 2016, 16:05

HayzelS escreveu:Aí o Diego vem e dá 640 kkkkkkk

kkkkkkkk só pra contrariar né!  Razz

PASTRANA escreveu:kkkkkkkkkkkk verdade Hayzels me esforço pra tentar sair bem nas correções do Diego, mas a nota não passa de 700 nem com reza braba. Porém, procurei melhorar no critério de proposta de solução que ele sempre me tirava ponto consegui relacionar melhor com o desenvolvimento aplicado no texto. Vamos aguardar..... Foi uma pena minha escola estar ocupada adorei esse tema

Vixi rapaz!  Neutral kkk Mas que bom que está te fazendo prestar atenção nisso Very Happy 

Bom, estou analisando mais detalhadamente as redações aqui do fórum sobre esse tema e as discussões dele, de tal forma que em breve posto alguns comentários sobre seu texto! Joinha?!! 

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagem por FaFilho Ter 15 Nov 2016, 18:16

Competência I: 160
HayzelS já exemplificou bem

Competência II: 160

Nessa passagem em especial, você estava intervindo no problema antes da conclusão(Onde deve vir a Proposta de Intervenção)-É um pequeno deslie no domínio do tipo de texto requerido

Competência III: 160
Um primeiro parágrafo argumentativo bom, mas uma queda no segundo, pela generalidade do argumento defendido, o que promove uma queda em indícios de autoria e consistência

Ademais, o pensamento de boa parte da população deve ser combatido por meio da educação,pois não são raros os casos de preconceito por desconhecimento e pré-julgamento de crenças diferentes,por exemplo,em religiões politeístas.O passo imediato para superar esse comportamento é a informação
Competência IV: 200
Competência V: 160
Além disso, o Governo Federal deve usar o poder influenciador das mídias para implantar campanhas e propagandas, pois assim irá fomentar um maior grau de informação e conscientização para a população.

Essa passagem ficou um pouco vaga, você não explicou bem como deve agir o Governo como interventor, apenas generalizou "campanhas e propagandas".

PS:Alguém me corrija se eu estiver errado, mas eu acho que o termo "implantar" não pode ser usado dessa forma

FaFilho
Padawan
Padawan

Mensagem por FaFilho Ter 15 Nov 2016, 18:18

Não domino muito a parte de corrigir redações, mas é como eu imagino que seria corrigido um texto do enem
Smile

FaFilho
Padawan
Padawan

Mensagem por Hayzel Sh Ter 15 Nov 2016, 19:38

oie FaFilho

Não se tira nota da competência II pelo motivo que você citou. Isso pode ser provado pelo fato de que no último manual do enem há redações nota mil com propostas de intervenção apenas no corpo da redação (e não na conclusão); no corpo da redação e na conclusão; e apenas na conclusão. Ou seja, todas as possibilidades são permitidas.
A competência II, ao meu ver (posso estar errada), avalia se o candidato entendeu o tema e como ele aplica sua bagagem cultural na apresentação dele (no caso, foram usados conhecimentos de história - jesuítas -, e Sartre foi citado).
De qualquer forma, achei muito boa sua correção!  Razz
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo