PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Circuito elétrico

2 participantes

Ir para baixo

Circuito elétrico Empty Circuito elétrico

Mensagem por marinhammeslz Sáb 04 Jul 2015, 14:25

Pessoal, eu estou tendo uma dificuldade muito grande em compreender circuitos elétricos. Quem puder me socorrer nessa questão, eu agradeceria muito. 

1) Baseado nos conhecimentos já acumulados em seus estudos sobre a corrente elétrica, os resistores e o gerador elétrico, considere as informações a seguir. Associa-se uma lâmpada em série a um resistor de resistência R = 5 ohm. Os dois dispositivos são uma bateria de força eletromotriz igual a 9,0V e resistência interna 2,0 ohm, como mostra a figura. Nessas condições, o voltímetro conectado ao resistor assinala 3,0V. A partir das informações no texto e do esquema da figura, analise as afirmações a seguir. 

Circuito elétrico 1g4oep

I. A intensidade de corrente na lâmpada é igual a 0,6A.
II. A resistência elétrica da lâmpada é de 8 ohm. 
III. A potência dissipada pela lâmpada é igual a 2,88W.

Resp: 3 itens corretos.

Minhas dúvidas: Eu consegui chegar ao primeiro resultado. No gerador, a corrente elétrica sai do pólo positivo, certo? Então nesse caso, a corrente sairia do positivo e passaria pelo resistor. Como no voltímetro a diferença do potencial neles deu de 3V, então o resistor utilizaria 3V de potencial para ele. Calculando R = U/I, onde R seria 5 ohm e U igual a 3V, eu chego ao resultado que a corrente que passa pelo resistor é igual a 0,6A.  Depois daí, eu me compliquei. Sei que na lâmpada, já que eu já usei 3V no resistor, eu utilizarei 6V nela para completar os 9V da força eletromotriz. Se ele pede a resistência SÓ da lâmpada, por que não posso usar R = U/i?

marinhammeslz
Padawan
Padawan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 15/04/2014
Idade : 29
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito elétrico Empty Re: Circuito elétrico

Mensagem por Medeiros Sáb 04 Jul 2015, 15:35

NÃO existe 6 V sobre a lâmpada, esse o seu engano. 9 V é a tensão do gerador a vazio, ou seja, a tensão dos seus terminais quando não há cargas penduradas nele (e consequentemente a corrente é zero). Uma parte da tensão de 9 V é perdida na resistência interna do gerador (2 ohm).

Circuito elétrico 2qdv5ds
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos