PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma partícula puntiforme, de quantidade de ca

2 participantes

Ir para baixo

Uma partícula puntiforme, de quantidade de ca Empty Uma partícula puntiforme, de quantidade de ca

Mensagem por OliviaTate Ter 19 maio 2015, 09:26

Uma partícula puntiforme, de quantidade de carga q = 1,0 μC e massa m = 1,0 mg, é lançada horizontalmente no vácuo, com velocidade v = 1,0x10³ m/s para a direita, em uma região que contém um campo de indução magnética uniforme e constante e um campo eletrostático vertical e para cima de intensidade E = 20 N/C. Determine o vetor campo de indução magnética para que essa partícula descreva um movimento retilíneo e uniforme, dado que g = 10 N/kg. 

Gabarito:
OliviaTate
OliviaTate
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 635
Data de inscrição : 27/01/2014
Idade : 26
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uma partícula puntiforme, de quantidade de ca Empty Re: Uma partícula puntiforme, de quantidade de ca

Mensagem por Thálisson C Ter 19 maio 2015, 09:31

Fmag = P --> qVB = mg --> B = mg/qV --> B = 10^-2 T

Faça a regra da mão direita, a força magnética deve estar pra cima para anular o peso.

____________________________________________
Thálisson.
Thálisson C
Thálisson C
Monitor
Monitor

Mensagens : 3020
Data de inscrição : 19/02/2014
Idade : 27
Localização : Gurupi -TO

Ir para o topo Ir para baixo

Uma partícula puntiforme, de quantidade de ca Empty Re: Uma partícula puntiforme, de quantidade de ca

Mensagem por OliviaTate Ter 19 maio 2015, 10:22

Mestre Thálisson, eu não entendi pq não há força elétrica na relação que vc fez... No esquema que eu fiz aqui no papel eu considerei a força elétrica para cima e o peso para baixo, minha dificuldade está em descobrir para qual lado está a força magnética
OliviaTate
OliviaTate
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 635
Data de inscrição : 27/01/2014
Idade : 26
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uma partícula puntiforme, de quantidade de ca Empty Re: Uma partícula puntiforme, de quantidade de ca

Mensagem por Thálisson C Ter 19 maio 2015, 11:00

Verdade Olívia, nem tinha lido a parte do campo elétrico, vou corrigir:

Uma partícula puntiforme, de quantidade de ca 24v8dwj



Se a força magnética está pra baixo, e a velocidade para direita, o campo magnético deve sair da folha pela regra da mão direita.

Foi uma coincidência minha primeira mensagem.. errando, o resultado do módulo saiu certo.  Shocked

____________________________________________
Thálisson.
Thálisson C
Thálisson C
Monitor
Monitor

Mensagens : 3020
Data de inscrição : 19/02/2014
Idade : 27
Localização : Gurupi -TO

Ir para o topo Ir para baixo

Uma partícula puntiforme, de quantidade de ca Empty Re: Uma partícula puntiforme, de quantidade de ca

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos