PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dúvida sobre discurso direto e indireto

2 participantes

Ir para baixo

dúvida sobre discurso direto e indireto Empty dúvida sobre discurso direto e indireto

Mensagem por Monstro do Pântano Qui 04 Dez 2014, 00:16

Falam que para passar pro discurso indireto basta falar na voz do narrador e botar a frase no passado mas eu não entendi qual passado eu devo por a frase.


tipo esse:

discurso direto:

O delegado afirmou:
-não confio em ninguém.

(presente do indicativo)

discurso indireto:
O delegado confirmou que não confiava em ninguém.

(pretérito imperfeito do indicativo)


por que não poderia usar o passo do pretérito perfeito? por que logo o do imperfeito?
Eu pesquisei em vários sites mas não entendo. Se puderem me ajudar eu agradeço desde já.
Monstro do Pântano
Monstro do Pântano
Jedi
Jedi

Mensagens : 287
Data de inscrição : 27/11/2014
Idade : 29
Localização : Luisiana

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida sobre discurso direto e indireto Empty Re: dúvida sobre discurso direto e indireto

Mensagem por Nicole Mendes Qua 17 Dez 2014, 10:14

Bom, vou tentar explicar. 
A função do discurso indireto é, por meio das palavras do narrador, reproduzir a fala da personagem no momento da cena, certo?
Nesse caso, se fosse utilizado o pretérito perfeito, estaríamos supondo que a ação acabou. Lembra-se? 
O pretérito perfeito é utilizado para ações já finalizadas, concluídas.
O pretérito imperfeito é utilizado com aquilo que ocorria com frequência no passado ou que não havia sido concluído no momento da fala.
Já o pretérito mais-que-perfeito é, por sua vez, utilizado para desenvolver ações já concluídas em um tempo anterior ao pretérito perfeito (um passado do passado, por assim dizer).

Dessa maneira, não se sabe se o delegado deixou de não confiar em ninguém até o momento da fala. Ou ainda você pode pensar que o fato de não confiar em ninguém é uma ação do delegado que ocorria com frequência até o momento em que se fala.
Ambos nos levam para o pretérito imperfeito
Nicole Mendes
Nicole Mendes
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 125
Data de inscrição : 18/10/2013
Idade : 27
Localização : BH - MG - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos