PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dinâmica UFMG

3 participantes

Ir para baixo

Dinâmica UFMG Empty Dinâmica UFMG

Mensagem por beatrizb 18/9/2014, 3:22 pm

UFMG  (2005) Ana está sentada em um banco de uma roda-gigante, que gira com velocidade angular constante. Nesse movimento, Ana passa, sucessivamente, pelos pontos P, Q, R e S, como mostrado na figura ao lado. Considere que a massa de Ana é 30 kg, que o raio de sua trajetória é 5,0 m e que o módulo de sua velocidade angular é 0,40 rad/s.
Dinâmica UFMG ABAAABNosAA-29
Com base nessas informações, A. DETERMINE a força resultante – módulo, direção e sentido – sobre Ana quando esta passa pelo ponto Q, indicado na figura.
B. RESPONDA: O módulo da força que o banco faz sobre Ana é maior no ponto Q ou no ponto S? JUSTIFIQUE sua resposta.

Eu tenho uma dúvida em relação ao item B, pois as minhas respostas dão invertidas..
Eu somo a força peso e a força centripeta em Q e Subtraio em S e pelo gabarito deveria fazer ao contrário.  Sad

beatrizb
Padawan
Padawan

Mensagens : 78
Data de inscrição : 04/04/2013
Idade : 29
Localização : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica UFMG Empty Re: Dinâmica UFMG

Mensagem por Pietro di Bernadone 18/9/2014, 4:12 pm

Pietro di Bernadone
Pietro di Bernadone
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1341
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica UFMG Empty Re: Dinâmica UFMG

Mensagem por LPavaNNN 18/9/2014, 4:13 pm

QUando o assunto é movimento circular, pode-se usar duas forças, a centrípeta, ou a centrífuga, a centrípeta existe pra quem está em um referencial inercial, como a terra, para um observador, o objeto em movimento, não está em repouso inercial (pois tem aceleração centrípeta, ou seja, as forças sobre ele, não se anulam,  a força centrípeta é então a resultante, apontando para o centro.

Fcpt=P-N

QUando vc trabalha no referencial do objeto em movimento, este objeto não tem aceleração em relação à ele (óbviamente ), é nesse caso que usamos a força centrífuga, como não tem aceleração, a força sobre o objeto é nulo :

fctfg +N=P

a força centrífuga tem mesma intensidade e sentido contrário à força centrípeta, lembrando que, em determinado referncial, só uma dessas duas forças podem existir, sendo assim, ou vc trabalha uma, ou outra, nunca as duas, particularmente, eu acho mais simples trabalhar com a centrífuga.

LPavaNNN
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 930
Data de inscrição : 22/04/2012
Idade : 30
Localização : Goiânia/GO Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica UFMG Empty Re: Dinâmica UFMG

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos