Relações entre conjuntos (reflexivas, etc.)
2 participantes
Página 1 de 1
Relações entre conjuntos (reflexivas, etc.)
Boa noite!
Eu me deparei com o seguinte problema e não postei para que o resolvam por completo. O que eu gostaria é que, se possível, definissem para mim cada uma das relações mencionadas nos itens dos exercícios, pois não achei em meus livros e nem respostas satisfatórias na internet. E se possível, resolvessem um ou dois itens como exemplo para que eu possa ter uma ideia de como prosseguir nos outros, exceto o item a) que eu já sei.
O conjunto A possui n elementos.
a) Determine o número de relações que podem ser construídas em A;
b) Idem, relações reflexivas;
c) Idem, relações simétricas;
d) Idem, relações anti-simétricas;
e) Idem, relações reflexivas e simétricas;
f) Idem, relações reflexivas e anti-simétricas;
g) Idem, relações simétricas e anti-simétricas;
h) Idem! relações reflexivas: simétricas e anti-simétricas.
Eu me deparei com o seguinte problema e não postei para que o resolvam por completo. O que eu gostaria é que, se possível, definissem para mim cada uma das relações mencionadas nos itens dos exercícios, pois não achei em meus livros e nem respostas satisfatórias na internet. E se possível, resolvessem um ou dois itens como exemplo para que eu possa ter uma ideia de como prosseguir nos outros, exceto o item a) que eu já sei.
O conjunto A possui n elementos.
a) Determine o número de relações que podem ser construídas em A;
b) Idem, relações reflexivas;
c) Idem, relações simétricas;
d) Idem, relações anti-simétricas;
e) Idem, relações reflexivas e simétricas;
f) Idem, relações reflexivas e anti-simétricas;
g) Idem, relações simétricas e anti-simétricas;
h) Idem! relações reflexivas: simétricas e anti-simétricas.
Ashitaka- Monitor
Re: Relações entre conjuntos (reflexivas, etc.)
Hola.
Dado um conjunto K,dizemos que R é uma relação reflexiva quando está satisfeita a condição:
"(Para todo x)(x E K=>xRx) , isto é , R é reflexiva se todo elemento de K se relaciona consigo mesmo. Ou em outras palavras: eu vejo eu mesmo no espelho.
Como para a relação ser reflexiva é necessário que todo elemento de K se relacione consigo mesmo,então fixando os pares ordenados constituídos de elementos iguais,tipo (a,a),(b,b),etc..,eles se juntarão aos subconjuntos com 0,1,2,3,...(n²-n).O que eu quero dizer é que:"Sendo n² o número de pares ordenados de AXA, então "n" pares ordenados constarão de elementos que estão relacionados consigo mesmo.Os (n²-n) pares ordenados formam subconjuntos com 0,1,2,3,...,(n²-n) elementos, e cada um desses subconjuntos vai se juntar aos "n" pares ordenados formados por elementos que se relacinam consigo mesmo para formar relações reflexivas.Assim o número de relações reflexivas é dado por :
C(n²-n,0)+C(n²-n,1)+.....+C(n²-n,n²-n)... = 2^(n²-n)
Do livro do Morgado: Respostas:
c) Idem, relações simétricas; ==> 2^(n² + n)/2
d) Idem, relações anti-simétricas; ==> 2^n * 3^(n² - n)/2
e) Idem, relações reflexivas e simétricas; ==> 2^(n² - n)/2
f) Idem, relações reflexivas e anti-simétricas; ==> 3^(n² - n)/2
g) Idem, relações simétricas e anti-simétricas; ==> 2^n
h) Idem! relações reflexivas: simétricas e anti-simétricas. 1
Dado um conjunto K,dizemos que R é uma relação reflexiva quando está satisfeita a condição:
"(Para todo x)(x E K=>xRx) , isto é , R é reflexiva se todo elemento de K se relaciona consigo mesmo. Ou em outras palavras: eu vejo eu mesmo no espelho.
Como para a relação ser reflexiva é necessário que todo elemento de K se relacione consigo mesmo,então fixando os pares ordenados constituídos de elementos iguais,tipo (a,a),(b,b),etc..,eles se juntarão aos subconjuntos com 0,1,2,3,...(n²-n).O que eu quero dizer é que:"Sendo n² o número de pares ordenados de AXA, então "n" pares ordenados constarão de elementos que estão relacionados consigo mesmo.Os (n²-n) pares ordenados formam subconjuntos com 0,1,2,3,...,(n²-n) elementos, e cada um desses subconjuntos vai se juntar aos "n" pares ordenados formados por elementos que se relacinam consigo mesmo para formar relações reflexivas.Assim o número de relações reflexivas é dado por :
C(n²-n,0)+C(n²-n,1)+.....+C(n²-n,n²-n)... = 2^(n²-n)
Do livro do Morgado: Respostas:
c) Idem, relações simétricas; ==> 2^(n² + n)/2
d) Idem, relações anti-simétricas; ==> 2^n * 3^(n² - n)/2
e) Idem, relações reflexivas e simétricas; ==> 2^(n² - n)/2
f) Idem, relações reflexivas e anti-simétricas; ==> 3^(n² - n)/2
g) Idem, relações simétricas e anti-simétricas; ==> 2^n
h) Idem! relações reflexivas: simétricas e anti-simétricas. 1
Paulo Testoni- Membro de Honra
Bom dia,
A reflexiva eu consegui resolver interpretando de um jeito aqui, mas agradeço pela interpretação alternativa que você postou. O meu intuito ao postar era que definissem cada uma das relações para que eu pudesse tentar resolver o exercício, mas felizmente consegui achar um livro na internet que definisse.
Mesmo assim, agradeço pela resposta.
A reflexiva eu consegui resolver interpretando de um jeito aqui, mas agradeço pela interpretação alternativa que você postou. O meu intuito ao postar era que definissem cada uma das relações para que eu pudesse tentar resolver o exercício, mas felizmente consegui achar um livro na internet que definisse.
Mesmo assim, agradeço pela resposta.
Ashitaka- Monitor
Hola Ashitaka.
Não há de que, estamos aqui para ajudar. É muito salutar esse seu interesse em tentar resolver sozinho, pois assim vais adquirindo uma base matemática muito boa. Como já dizia Anaxágoras:
O melhor meio de compreender é fazer.
Não há de que, estamos aqui para ajudar. É muito salutar esse seu interesse em tentar resolver sozinho, pois assim vais adquirindo uma base matemática muito boa. Como já dizia Anaxágoras:
O melhor meio de compreender é fazer.
Paulo Testoni- Membro de Honra