torque
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
torque
Considerando que o apoio da barra no ombro do homem ocorre apenas no ponto M e que as massas das cargas A e B valem, respectivamente, 20 kg e 40 kg, é correto afirmar que (Aceleração da gravidade: g = 10 m/s²).
(A) Deslocando a carga A em direção ao ponto M, pode-se manter o equilíbrio de rotação da barra em torno desse ponto.
(B) O homem poderá equilibrar a barra, reduzindo o comprimento dos cabos de sustentação da carga B.
(C) A força vertical que o ombro do homem suporta é igual a 60 N.
(D) Ao caminhar 10 m sobre um piso horizontal, a força vertical aplicada pelo homem sobre a barra realiza trabalho de 600 J.
(E) Deslocando-se a carga B de 0,5 m em direção ao ponto M, o torque resultante sobre a barra será nulo.
R = E
(A) Deslocando a carga A em direção ao ponto M, pode-se manter o equilíbrio de rotação da barra em torno desse ponto.
(B) O homem poderá equilibrar a barra, reduzindo o comprimento dos cabos de sustentação da carga B.
(C) A força vertical que o ombro do homem suporta é igual a 60 N.
(D) Ao caminhar 10 m sobre um piso horizontal, a força vertical aplicada pelo homem sobre a barra realiza trabalho de 600 J.
(E) Deslocando-se a carga B de 0,5 m em direção ao ponto M, o torque resultante sobre a barra será nulo.
R = E
cleicimara- Jedi
Re: torque
E a figura ????
Elcioschin- Grande Mestre
Cleicimara
É uma questão facílima de momentos:
O peso de A (Pa) produz momento no sentido anti-horário e o peso de B (Pb) no sentido horário. Nesta questão, para haver equilíbrio os momentos de Pa e Pb devem ser iguais
Momento = Força * Distância
P = m.g
Agora raciocine e responda cada alternativa
É uma questão facílima de momentos:
O peso de A (Pa) produz momento no sentido anti-horário e o peso de B (Pb) no sentido horário. Nesta questão, para haver equilíbrio os momentos de Pa e Pb devem ser iguais
Momento = Força * Distância
P = m.g
Agora raciocine e responda cada alternativa
Elcioschin- Grande Mestre
Sim, eu sei que A-D estao erradas, mas minha dúvida na "E" é a seguinte: B dista de M 1m, se há um deslocamento de 0, 5, então a nova distância de B a M é 0,95. Acho que essa distância que deveria usar na conta e não 0,5.
cleicimara- Jedi
O enunciado diz que foi um deslocamento de 0.5m e não 0.05m. Como o peso de B é o dobro do de A então reduzindo a distância pela metade o torque dos dois lados ficam iguais.
Matheus Quinhoes- Iniciante
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos