PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vale a pena largar e ir pra USP?

5 participantes

Ir para baixo

Vale a pena largar e ir pra USP? Empty Vale a pena largar e ir pra USP?

Mensagem por leonardorib Sáb 09 Ago 2014, 14:47

Olá pessoal,

Uso esse fórum já tem um bom tempo, só nunca fui de postar. Mas estou com uma grande dúvida e acho que a experiência de vocês talvez possa me ajudar. Me chamo Leonardo, sou de Salvador-BA e estou começando o segundo semestre de Engenharia Mecânica na UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Ano passado (2013) cursei o terceiro ano do EM. Estudei bastante para atingir meu objetivo, que era passar em Engenharia na UFBA. Começou o curso e estou gostando, as disciplinas são bem o que eu esperava. Mas de uns tempos pra cá, depois de ler e pesquisar começou a surgir um desejo de algo maior: estudar na USP ou Unicamp. Antes do vestibular minha cabeça era muito restrita aqui à Bahia mesmo, não pensava em sair. Mas parece que depois de entrar na faculdade abri a mente, talvez até pelas pessoas que conheci lá.

Acontece que estudar pra USP e/ou a Unicamp e me dedicar a faculdade ao mesmo tempo é complicado. Estou pensando até em tentar esse ano o vestibular, mas não vou poder estudar como desejo. Ai que vem o problema, não sei se devo trancar ou até largar o curso ano que vem pra me dedicar ao vestibular novamente (até porque é preciso justificar o trancamento). Começam a vir aquelas dúvidas: e se eu não passar? Entrar com 20 ou 21 anos é muito tarde? É besteira da minha cabeça querer ir pra Usp ou Unicamp, digo, será que vale a pena mesmo ou estou as "endeusando" demais? E ao mesmo tempo fico com medo de continuar aqui e ficar sempre com aquela pulga atrás da orelha por não ter tentado.

Acho que já escrevi demais, mas é isso. Caso eu tenha postado na área errada me sinalizem.

Obrigado pela atenção e fico no aguardo!  Very Happy


Última edição por leonardorib em Sáb 09 Ago 2014, 14:55, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Retirar algumas palavras)
leonardorib
leonardorib
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 28
Localização : Salvador-BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena largar e ir pra USP? Empty Re: Vale a pena largar e ir pra USP?

Mensagem por Euclides Sáb 09 Ago 2014, 16:00

Eu acho que isso é uma decisão muito pessoal e não vou opinar. Abaixo você encontra um ranking das universidades brasileiras:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena largar e ir pra USP? Empty Re: Vale a pena largar e ir pra USP?

Mensagem por Shareen Sáb 09 Ago 2014, 16:13

Como Euclides disse, eh uma questao pessoal cara, ninguem nunca vai te dizer pra largar ou nao largar, vai ficar sempre no "ve o que eh melhor pra voce"

Penso que se voce tiver capacidade e condicao de buscar um ensino melhor eh praticamente seu dever ir atras, mas voce deve pesar o ensino melhor que terah em SP com as despesas, a distancia da familia e dos amigos que tera. Alem de comparar a qualidade de vida das duas localidades.

E pra sua area, o melhor do Brasil tem o UFSC tambem, pese ai e decida.

Shareen
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 25/08/2013
Idade : 28
Localização : Cascavel, Parana, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena largar e ir pra USP? Empty Re: Vale a pena largar e ir pra USP?

Mensagem por PedroX Sáb 09 Ago 2014, 16:18

Eu não sou contra você ficar na UFBA, mas também não quero opinar a favor nem contra a mudança. Como foi dito acima, você deve avaliar os efeitos colaterais. E lembre-se que não é só a universidade que faz o profissional, a maior parte é com você.
PedroX
PedroX
Administração
Administração

Mensagens : 1041
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 28
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena largar e ir pra USP? Empty Re: Vale a pena largar e ir pra USP?

Mensagem por leonardorib Dom 10 Ago 2014, 23:32

É, concordo que é bastante pessoal. Não postei esperando ouvir "saia da ufba" ou "fique ai mesmo" não hahah. Mas obrigado! De qualquer forma ainda tem esse semestre e posso tentar fazer o vestibular esse ano enquanto penso mais. Até a próxima!
leonardorib
leonardorib
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 28
Localização : Salvador-BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena largar e ir pra USP? Empty Re: Vale a pena largar e ir pra USP?

Mensagem por MatheusMagnvs Seg 11 Ago 2014, 08:09

Já pensou em pedir transferência? Não sei exatamente como funciona na USP, mas sei que tem. Daí, ao invés de se dedicar ao vestibular novamente, você pode se dedicar às matérias da faculdade e ir para a USP.

Especialmente na área de ciências exatas e biológicas, discordo que "quem faz a faculdade é o aluno". Não estou dizendo que a UFBA é assim, afinal não sei praticamente nada sobre ela e provavelmente ela não seja assim; mas há muitas universidades que não oferecem um aparato tecnológico e experimental necessário para criar uma forte ligação entre o estudante de ciências e o lado prático, experimental, fundamental à sua formação. Aliás, julgo o período em laboratório tão importantes quanto as aulas teóricas.

Por mais que o aluno se esforce, se dedique e seja empenhado, se ele não puder ter acesso ao material necessário para a realização experimental (o que deveria ser fornecido pela faculdade), ele terá um grande déficit não só na concorrência profissional, mas na sua própria aprendizagem do conteúdo. Um aluno que teve acesso à prática laboratorial e experimental pode saber resolver problemas técnicos que um aluno, com o mesmo esforço e dedicação do que o outro, não saberia resolvê-los simplesmente por falta do suporte necessário da faculdade. Assim, por maior que seja a dedicação, há fatores que fogem do controle do aluno exemplar de uma universidade que apresente parcialmente o suporte necessário ou sequer apresente o suporte necessário para a formação experimental do cientista. 


Dessa forma, recomendo fortemente que o sr. avalie esse fator também, no caso das ciências exatas e biológicas; mas penso que não haja grande disparidade entre a USP e a UFBA. 

Smile
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena largar e ir pra USP? Empty Re: Vale a pena largar e ir pra USP?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos