PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ITA Simulados e preparação

+2
John47
Filipe Alves
6 participantes

Ir para baixo

ITA Simulados e preparação Empty ITA Simulados e preparação

Mensagem por Filipe Alves Sáb 02 Ago 2014, 00:12

Bom, queria pedir auxílio para organizar meus estudos. Primeiro vou falar um pouco das minhas condições no momento: eu estou cursando ciências da computação na UNESP. O ano passado queria fazer USP mas acabei não passando devido à minha falta de preparo e dedicação (principalmente nas exatas). 

Enfim, as estaduais entraram de greve em junho e nesse período passei a me dedicar para o vestibular do ITA. Fui atrás da matéria, livros e já estou fazendo aquela etapa de "embasamento". Estou estudando química pelo Feltre (estou terminando o décimo capítulo vol. 1), matemática pelo Iezzi (final do oitavo capítulo vol. 1) e física pelo tópicos da física (começo da parte de dinâmica do vol. 1). 

De junho pra cá, tenho usado todas as minhas horas para estudar (estudo dois dias seguidos cada matéria, depois troco), já que estou de férias e estou ganhando uma boa base. Sei que é pouco provável eu ser aprovado ainda nesse ano, porque meu conhecimento prévio não é muito abrangente. Por isso que pretendo acabar este ano na faculdade, trancar a matrícula e me dedicar integralmente ao ITA no ano que vem. 

Mas não queria fazer feio esse ano na prova do ITA e pelo menos ter um desempenho razoável e para isso o que todos indicam é fazer simulados e provas antigas. O problema é que muitas das questões das provas antigas como eu ainda não vi a parte teórica, não consigo resolver. Queria saber se vocês fazem simulados e como preparam. Seria indicado ver a teoria "por cima", sem resolver os exercícios dos livros e partir direto para as provas do ITA?

Agora que faltam só 4 meses para a prova, queria tentar ver o máximo de assuntos possíveis (principalmente trigonometria, polinômios e complexos que é um assunto bem cobrado no exame e eu sou fraco). Deixem suas opiniões sobre como devo estudar. Se devo continuar lendo os livros de base e resolvendo-os inteiros, fazer simulados das matérias que vejo na semana para não esquecer, enfim mais um tópico com objetivo de discutir sobre ITA. 

Valeu, abraço.

Filipe Alves
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 20/06/2014
Idade : 28
Localização : Araras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

ITA Simulados e preparação Empty Re: ITA Simulados e preparação

Mensagem por John47 Qua 20 Ago 2014, 10:22

Oi, Felipe.

Cada um estuda de um jeito, mas vou deixar aqui minha opinião:
Acho que estudar a teoria e ir direto para exercícios do ITA é complicado. 
A partir de o momento que você entende bem a matéria  e faz qualquer exercício que não seja do ITA , quando você for fazer os do  ITA, eles  não serão tãããão complicado. 
Enfim, o que eu quero dizer é que você tem que saber o mais 'fácil' primeiro, só depois partir para o mais difícil(ITA). Por que assim, ele não será tão difícil. Será questão de mais um pouco de prática.
Eu sei que falta pouco para o ITA( e outros vestibulares) mas acho que não adianta partir para o mais complicado primeiro. 

Espero ter ajudado.  
 Bons estudos !

John47
Jedi
Jedi

Mensagens : 487
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 30
Localização : Sul de Minas

Ir para o topo Ir para baixo

ITA Simulados e preparação Empty Re: ITA Simulados e preparação

Mensagem por Harim Sex 22 Ago 2014, 22:31

Cara, o que eu te recomendaria é estudar normalmente pro ITA e não sofrer muito com o resultado desse ano - é o que eu penso em fazer.
Mas, levando em conta o que vc quer, eu indicaria estudar a matéria e ler as RESOLUÇOES das provas do ITA/IME. Acho que assim vc meio que se acostuma um pouco com os estilo delas ..

O lado ruim é que depois vc terá de voltar nessas matérias p/ embasar realmente, ficar seguro.
Harim
Harim
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 124
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 29
Localização : Ponta Grossa, PR, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ITA Simulados e preparação Empty Re: ITA Simulados e preparação

Mensagem por Filipe Alves Seg 25 Ago 2014, 20:43

Obrigado pela resposta, John e Harim.

Eu mudei meu método de estudos mesmo. Passei a só resolver provas e estou tendo uma melhora bem considerável. Se não sei determinado assunto pesquiso e procuro compreender, até conseguir resolver corretamente a questão. Isso funciona principalmente em matemática e física comigo. Em química ainda não sei, mas creio que terei que ler mais a teoria antes de partir para as questões do ITA, como estou fazendo com matemática e física.

Uma nova dúvida: alguém aí sabe quanto de espaço a gente tem para usar nas provas? Sou bem espaçoso e acho melhor começar a me habituar mais com o estilo da prova, já que eu nunca fiz o vestibular do ITA.

Valeu!  Very Happy

Filipe Alves
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 20/06/2014
Idade : 28
Localização : Araras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

ITA Simulados e preparação Empty Re: ITA Simulados e preparação

Mensagem por Matheus Bertolino Seg 25 Ago 2014, 21:51

Meia página de sulfite pra cada questão dissertativa + duas folhas de sulfite como rascunho (pegue 5 folhas de sulfite e dobre-as pra formar um caderninho, desconsiderando a parte externa do mesmo; dentro ficam 10 paginas pras 10 questões, mais 8 pra rascunhar). O espaço pras objetivas é apenas o que tem na prova entre as questões e algum eventual espaço que sobre no final (que não existiu ano passado pra física, por exemplo). E o papel da prova é como de jornal (uma beleza pra rascunhar sqn), só o do caderno das dissertativas que é sulfite mesmo Wink
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ITA Simulados e preparação Empty Re: ITA Simulados e preparação

Mensagem por Harim Ter 26 Ago 2014, 14:03

Matheus Bertolino escreveu:Meia página de sulfite pra cada questão dissertativa + duas folhas de sulfite como rascunho (pegue 5 folhas de sulfite e dobre-as pra formar um caderninho, desconsiderando a parte externa do mesmo; dentro ficam 10 paginas pras 10 questões, mais 8 pra rascunhar). O espaço pras objetivas é apenas o que tem na prova entre as questões e algum eventual espaço que sobre no final (que não existiu ano passado pra física, por exemplo). E o papel da prova é como de jornal (uma beleza pra rascunhar sqn), só o do caderno das dissertativas que é sulfite mesmo Wink

Nossa cara, sério que não tem rascunho p/ as objetivas?
Harim
Harim
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 124
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 29
Localização : Ponta Grossa, PR, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ITA Simulados e preparação Empty Re: ITA Simulados e preparação

Mensagem por Gianluigi Ter 26 Ago 2014, 19:32

Tem rascunho para as objetivas, mas ele fica dentro do caderno das dissertativas.
Matheus Bertolino escreveu:"... 10 paginas pras 10 questões, mais 8 pra rascunhar."

Essas 8 páginas (duas folhas A4 dobradas) servem para as objetivas
Gianluigi
Gianluigi
Padawan
Padawan

Mensagens : 71
Data de inscrição : 25/04/2013
Idade : 29
Localização : Curitiba, PR , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ITA Simulados e preparação Empty Re: ITA Simulados e preparação

Mensagem por JoaoLeal96 Qua 27 Ago 2014, 00:21

esse ITA ate o pequeno edital que tem na capa do caderno é meio confuso o fato é que sua letra é grande?? começe a diminuir ela.
JoaoLeal96
JoaoLeal96
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 515
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

ITA Simulados e preparação Empty Re: ITA Simulados e preparação

Mensagem por Harim Qua 27 Ago 2014, 12:21

Gianluigi escreveu:Tem rascunho para as objetivas, mas ele fica dentro do caderno das dissertativas.
Matheus Bertolino escreveu:"... 10 paginas pras 10 questões, mais 8 pra rascunhar."

Essas 8 páginas (duas folhas A4 dobradas) servem para as objetivas

Aah sim, eu imaginei +- ..
Vc tah na corrida pro ITA tbm luigi ?

*pessoal do PR começando a brotar até dos túneis do Mario World ! hehe
Harim
Harim
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 124
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 29
Localização : Ponta Grossa, PR, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ITA Simulados e preparação Empty Re: ITA Simulados e preparação

Mensagem por Gianluigi Qua 27 Ago 2014, 14:01

Haha.... To nessa jornada também. Ano passado cursei o Elite Curitiba, mas como minha base era muuuuuuuito ruim (e eu descobri que não sabia estudar) infelizmente ele não foi tão proveitoso quanto poderia ter sido. Comecei a cursar Engenharia de Computação na UTFPR, fiz o 1º semestre mas a vontade de passar no ITA voltou e eu resolvi trancar. Desde então estou estudando por conta. Resolvendo prova antiga, fazendo exercícios de apostilas, do site rumoaoita, o que aparecer pela frente.

Bora T19!
Gianluigi
Gianluigi
Padawan
Padawan

Mensagens : 71
Data de inscrição : 25/04/2013
Idade : 29
Localização : Curitiba, PR , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ITA Simulados e preparação Empty Re: ITA Simulados e preparação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos