PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equação Trigonométrica de Rachar à Cuca

5 participantes

Ir para baixo

Equação Trigonométrica de Rachar à Cuca Empty Equação Trigonométrica de Rachar à Cuca

Mensagem por Felipemqs Sex 01 Ago 2014, 19:55

Resolva a equação trigonométrica

tg(2x)+cotgx = 8cos²x  

S={xeR/x=(∏/2)+k∏ ou x=(5∏/24)+(k∏/2) ou x= (∏/24)+(k∏/2) ,kez}

tranformando tudo em tg (x) eu caio nessa equação :(tgx)^4+8(tgx)^3+2(tgx)^2-8tgx+1 = 0
o que está me deixando muito confuso é o gabarito, como que x=(∏/2)+k∏ é uma das soluções se a condição de existência de tg(x) é justamente x≠ (∏/2)+k∏. E realmente x=(∏/2)+k∏ é solução pois testando na equação original a igualdade é comprovada.

Eu tenho uma explicação, mas gostaria de saber a de vocês também .
Valeu.

Felipemqs
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Equação Trigonométrica de Rachar à Cuca Empty Re: Equação Trigonométrica de Rachar à Cuca

Mensagem por PedroCunha Sáb 02 Ago 2014, 05:32

Encontrei essa equação na internet como tg(2x) = 8cotg²x - cotgx.

Será que a sua equação está certa?
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Equação Trigonométrica de Rachar à Cuca Empty Re: Equação Trigonométrica de Rachar à Cuca

Mensagem por Man Utd Sáb 02 Ago 2014, 09:02

Felipemqs escreveu:Resolva a equação trigonométrica

tg(2x)+cotgx = 8cos²x  

S={xeR/x=(∏/2)+k∏ ou x=(5∏/24)+(k∏/2) ou x= (∏/24)+(k∏/2) ,kez}

tranformando tudo em tg (x) eu caio nessa equação :(tgx)^4+8(tgx)^3+2(tgx)^2-8tgx+1 = 0
o que está me deixando muito confuso é o gabarito, como que x=(∏/2)+k∏ é uma das soluções se a condição de existência de tg(x) é justamente x≠ (∏/2)+k∏. E realmente x=(∏/2)+k∏ é solução pois testando na equação original a igualdade é comprovada.

Eu tenho uma explicação, mas gostaria de saber a de vocês também .
Valeu.

Olá Very Happy

só não pertence ao dominio de , agora pertence sim ao dominio de pois :

Man Utd
Man Utd
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Felipemqs Sáb 02 Ago 2014, 13:46

Esse exercício é do livro do Aref. Concordo com você que (∏/2)só não pertence ao dominio de Equação Trigonométrica de Rachar à Cuca Gif , mas pq deu esse erro , pois cai numa equação só com Equação Trigonométrica de Rachar à Cuca Gif. como se deveria resolver essa questão então ?

Felipemqs
Iniciante

Mensagem por Elcioschin Sáb 02 Ago 2014, 14:32

Quando você, por exemplo, eleva uma equação ao quadrado, você introduz raízes que NÃO atendem à equação original, ou raízes absurdas. Deve-se, sempre, testar as raízes na equação original, para ver quais delas atendem.

No seu caso, ao substituir, tg2x por 2.tgx/(1 - tg²x) você modificou perigosamente a equação original, chegando neste impasse a que você chegou.

Além disso, a função tgx não é definida para x = (2k + 1).pi/2

Logo, sua escolha de trabalhar com tgx foi uma infeliz escolha: tente trabalhar com senx e cosx que são funções contínuas e existem para qualquer valor de x
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Felipemqs Sáb 02 Ago 2014, 18:39

Elcioschin escreveu:Quando você, por exemplo, eleva uma equação ao quadrado, você introduz raízes que NÃO atendem à equação original, ou raízes absurdas. Deve-se, sempre, testar as raízes na equação original, para ver quais delas atendem.

No seu caso, ao substituir, tg2x por 2.tgx/(1 - tg²x) você modificou perigosamente a equação original, chegando neste impasse a que você chegou.

Além disso, a função tgx não é definida para x = (2k + 1).pi/2

Logo, sua escolha de trabalhar com tgx foi uma infeliz escolha: tente trabalhar com senx e cosx que são funções contínuas e existem para qualquer valor de x
exatamente, ou poderia também trabalhar com cotgx pois ela está na equação original, e por isso não alteraria o domínio. colocando cotg x em evidência chego na seguinte equação 
[cotgx[(cotgx^4)-8(cotgx^3)+2(cotgx^2)+8 cotgx +1]=0
cotg x =0 o resto eu não consigo desenvolver , alguém saberia como fazer ?

Felipemqs
Iniciante

Mensagem por Elcioschin Dom 03 Ago 2014, 00:04

tg(2x) = 2.tgx/[1 - tg²x] = 2.(1/cotgx)/[1 - 1/cotg²x) = 2.cotgx/(cotg²x - 1)

cotg²x = cos²x/sen²x ---> cotg²x = cos²x/(1 - cos²x) ---> cotg²x - cotg²x.cos²x = cos²x --->

cotg²x = (1 + cotg²x).cos²x ---> cos²x = cotg²x/(cotg²x + 1)

Confira, faça cotgx = y (p/ facilitar), substitua e simplifique. Você chegará na equação: y.(ax^4 + bx² + cx) = 0

1ª raiz ---> y = 0 ---_> cotgx = 0 ----> x = pi/2 ou x = 3pi/2 (1ª volta) ----> x = kpi + pi/2

As outras 4 raízes você obtém da equação biquadrada (entre parênteses)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Felipemqs Seg 04 Ago 2014, 11:14

Elcioschin escreveu:tg(2x) = 2.tgx/[1 - tg²x] = 2.(1/cotgx)/[1 - 1/cotg²x) = 2.cotgx/(cotg²x - 1)

cotg²x = cos²x/sen²x ---> cotg²x = cos²x/(1 - cos²x) ---> cotg²x - cotg²x.cos²x = cos²x --->

cotg²x = (1 + cotg²x).cos²x ---> cos²x = cotg²x/(cotg²x + 1)

Confira, faça cotgx = y (p/ facilitar), substitua e simplifique. Você chegará na equação: y.(ax^4 + bx² + cx) = 0

1ª raiz ---> y = 0 ---_> cotgx = 0 ----> x = pi/2 ou x = 3pi/2 (1ª volta) ----> x = kpi + pi/2

As outras 4 raízes você obtém da equação biquadrada (entre parênteses)
Mas a equação é (cotgx^4)-8(cotgx^3)+2(cotgx^2)+8 cotgx +1 = 0

Felipemqs
Iniciante

Mensagem por Letícia Bittencourte Qui 23 Out 2014, 07:21

gente poderiam dizer ond estou errandoo no jeito q eu fiz? obg

(sen2x/cos2x) + (cosx/senx) = (sen2x.senx + cos2x.cosx)/cos2x.senx = 8cos²x, dai em cima fica cos x, cos x/cos2x.senx= 8cos²x
dai cosx = 8cos²x.cos2x.senx = 4.cosx.cos2x.(2.cosx.senx) = 4cosx.cos2x.sen2x = 2cosx.(2cos2x.sen2x) = 2cosx.sen4x = cosx
dai 2cosx.sen4x - cos x = o e cosx(2sen4x-1) = 0, e então cos x = 0 ou sen4x = 1/2
dai pra mim daria x = pi/2 + 2kpi ou x = pi/24 + kpi/2 ou x = 5pi/24 + kpi/2, mas a resposta do livro é (3pi+-2pi/24) + kpi/2

poderiam me ajudar, obrgado gente beiijos
Letícia Bittencourte
Letícia Bittencourte
Padawan
Padawan

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo