PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A teoria celular

3 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

A teoria celular Empty A teoria celular

Mensagem por Convidado Qua 16 Jul 2014, 19:30

(UFCE - mod) A partir das descobertas realizadas no passado por Hooke, Schleiden, Schwann e Virchow, foi elaborada a moderna teoria celular, válida para todos os seres vivos. Indique a(s) frase(s) corretas(s) sobre sua teoria:

a) As células se originam sempre de células pré-existentes.
b) As células são a unidade estrutural e metabólica dos seres vivos.
c) Todos os seres vivos são formados de células, inclusive os vírus.
d) As células contêm ácido nucléico, que assegura a continuidade da espécie de uma geração à geração.
e) Os seres vivos são sempre originados por reprodução.
 
Obs: Está correta a questão do livro César e Sezar que eu fiz?
Atenciosamente José Ricardo

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A teoria celular Empty Eai josé

Mensagem por Leonardo Sueiro Qua 16 Jul 2014, 20:57

A primeira alternativa pode ser contestada. O advérbio "sempre" é perigoso. A antiga teoria da biogênese, segundo a qual uma célula sempre provém de outra, foi descartada no passado com a seguinte pergunta: E a primeira célula que existiu?

A letra B está correta.

A letra C está errada, pois vírus não são formados por células.

A letra D está correta.

Por que você não marcou a letra E como correta? Não consegui pensar em um contra-exemplo.
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

A teoria celular Empty Re: A teoria celular

Mensagem por MicheleAlves Qui 17 Jul 2014, 10:55

Leonardo, apesar da afirmativa I parecer errada, principalmente por conta da palavra "sempre", ela está certa.
A teoria celular tem como um dos seus princípios exatamente a afirmação de que todas as células surgem de outras células preexistentes.


Última edição por MicheleAlves em Qui 17 Jul 2014, 14:09, editado 1 vez(es)

MicheleAlves
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 03/07/2013
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A teoria celular Empty Re: A teoria celular

Mensagem por Convidado Qui 17 Jul 2014, 13:02

Boa tarde gente, e a primeira célula que existiu Michele, que foi a pergunta do Leo, nessa pergunta agora eu estou com dúvida.
Esqueci de mencionar que eu não marquei a letra e, porque eu esqueci de marcá-la >.<

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A teoria celular Empty Re: A teoria celular

Mensagem por Matheus Fillipe Qui 17 Jul 2014, 14:45

Vocês perguntam a primeira célula que existiu? Acho que se trata da velha questão: Quem veio primeiro o ovo ou a galinha? De onde veio a primeira célula? De acordo com as teorias mais aceitas não há uma primeira célula. A vida não surge rapidamente. 
  As moléculas que estavam na sopa orgânica oceânica foram se organizando. Ninguém provou se foi pura aleatoriedade. Se você pensa pela segunda lei da termodinâmica, percebe que um arranjamento de moléculas com capacidade de se duplicar converteria a energia o máximo possível maximizando a entropia. 
  Com uma evolução lenta de moléculas até os aminoácidos e com a organização de lipídios as primeiras membranas forma formadas. Os seres começaram a se duplicar. Mecanismos que se tornariam o atual ciclo do DNA passaram a evoluir. Aqui estamos nós.
  Esse não é o foco da questão. A teoria moderna celular fala sobre as células que existem hoje. A importância de compreender que uma célula se  comporta agora e de onda ela pode ou não ter vindo. Se vocês marcaram a E poderia perguntar e de onde veio o primeiro ser vivo? Com certeza não é o foco da questão. Eu marcaria ABDE.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

A teoria celular Empty Re: A teoria celular

Mensagem por MicheleAlves Qui 17 Jul 2014, 14:49

Aí já entra num questionamento a parte da Teoria Celular, José.

Não existe um explicação concreta sobre a origem da primeira célula, existem apenas hipóteses relacionadas ao surgimento da vida, assim como você já deve saber.

Bom, não sei se vai clarear mais pra você, mas existe uma hipótese que fala dos possíveis precursores das células. 
Nela é explicado que o aparecimento de sistemas químicos delimitados por uma membrana, a qual os separava do meio externo e os mantinham estáveis, foi uma etapa importante para a origem da vida na terra e, consequentemente, para a existência da complexa estrutura celular que existe hoje.

MicheleAlves
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 03/07/2013
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A teoria celular Empty Re: A teoria celular

Mensagem por Convidado Qui 17 Jul 2014, 17:52

MicheleAlves escreveu:Aí já entra num questionamento a parte da Teoria Celular, José.

Não existe um explicação concreta sobre a origem da primeira célula, existem apenas hipóteses relacionadas ao surgimento da vida, assim como você já deve saber.

Bom, não sei se vai clarear mais pra você, mas existe uma hipótese que fala dos possíveis precursores das células. 
Nela é explicado que o aparecimento de sistemas químicos delimitados por uma membrana, a qual os separava do meio externo e os mantinham estáveis, foi uma etapa importante para a origem da vida na terra e, consequentemente, para a existência da complexa estrutura celular que existe hoje.
Muito obrigado, só não entendi a parte de que quais são esses sistemas químicos, ao qual e separação desse meio externo e mantinham estáveis.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A teoria celular Empty Re: A teoria celular

Mensagem por Convidado Qui 17 Jul 2014, 17:52

Matheus Fillipe escreveu:Vocês perguntam a primeira célula que existiu? Acho que se trata da velha questão: Quem veio primeiro o ovo ou a galinha? De onde veio a primeira célula? De acordo com as teorias mais aceitas não há uma primeira célula. A vida não surge rapidamente. 
  As moléculas que estavam na sopa orgânica oceânica foram se organizando. Ninguém provou se foi pura aleatoriedade. Se você pensa pela segunda lei da termodinâmica, percebe que um arranjamento de moléculas com capacidade de se duplicar converteria a energia o máximo possível maximizando a entropia. 
  Com uma evolução lenta de moléculas até os aminoácidos e com a organização de lipídios as primeiras membranas forma formadas. Os seres começaram a se duplicar. Mecanismos que se tornariam o atual ciclo do DNA passaram a evoluir. Aqui estamos nós.
  Esse não é o foco da questão. A teoria moderna celular fala sobre as células que existem hoje. A importância de compreender que uma célula se  comporta agora e de onda ela pode ou não ter vindo. Se vocês marcaram a E poderia perguntar e de onde veio o primeiro ser vivo? Com certeza não é o foco da questão. Eu marcaria ABDE.

Bem colocado Matheus!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A teoria celular Empty Re: A teoria celular

Mensagem por MicheleAlves Qui 17 Jul 2014, 18:42

Sistema químico seria o aglomerado de moléculas orgânicas, por exemplo, proteínas.

MicheleAlves
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 03/07/2013
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A teoria celular Empty Re: A teoria celular

Mensagem por Convidado Qui 17 Jul 2014, 19:57

E a separação do meio externo e mantimento estáveis, o que seria esse meio externo e os mantimentos O_o?
Minha última dúvida.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A teoria celular Empty Re: A teoria celular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos