Polaridade
2 participantes
Página 1 de 1
Polaridade
Um líquido com moléculas polares sofre influência de um campo elétrico externo, provavelmente devido a uma orientação das moléculas do líquido.
Nessas condições, sofre influência de um campo elétrico externo:
a) CCl4.
b) CS2.
c) N2.
d) CHCl3.
e) Br2.
Gabarito: Alternativa D
Alguém poderia explicar essa questão para mim?
Desde já, eu agradeço.
Nessas condições, sofre influência de um campo elétrico externo:
a) CCl4.
b) CS2.
c) N2.
d) CHCl3.
e) Br2.
Gabarito: Alternativa D
Alguém poderia explicar essa questão para mim?
Desde já, eu agradeço.
Lucas Lopess- Mestre Jedi
Re: Polaridade
http://sketchtoy.com/61547181
Você precisa identificar qual das moléculas é polar. Desenhe-as, como feito acima, e trate as ligações como vetores. Em a/b, os vetores se anulam. Em c/e, não há um átomo atraindo mais os elétrons para criar um polo positivo e um negativo na molécula, ambos "puxam" os elétrons com a mesma força. Em d, os vetores não se anulam (veja que vetor do cloro é diferente que do hidrogênio). Moléculas apolares tem o que chamamos de momento de dipolo igual a zero, e polares, diferente de zero.
Você precisa identificar qual das moléculas é polar. Desenhe-as, como feito acima, e trate as ligações como vetores. Em a/b, os vetores se anulam. Em c/e, não há um átomo atraindo mais os elétrons para criar um polo positivo e um negativo na molécula, ambos "puxam" os elétrons com a mesma força. Em d, os vetores não se anulam (veja que vetor do cloro é diferente que do hidrogênio). Moléculas apolares tem o que chamamos de momento de dipolo igual a zero, e polares, diferente de zero.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos