Cálculo da Soma da série
2 participantes
Página 1 de 1
Cálculo da Soma da série
Olá pessoal, a questão pede para calcular a soma da série:
eu fiz o seguinte, fui atribuindo os valores de n para n>=0 como diz a questão para ver em que série resultaria e resultou no seguinte:
2 + 2/3 + 2/9 + 2/27 + ... que é a mesma coisa de 2(1 + 1/3 + 1/9 + 1/27 + .... ), então quer dizer que isso é uma série geométrica e eu calculei a soma utilizando a fórmula da soma dos termos de uma PG infinita: S=an/(1-q), ficaria 1/(1-1/3) que dá 3/2 multiplicado pelo 2 que coloquei em evidência dá 3. Essa é uma resolução correta? Não precisa usar por exemplo Cauchy ?
eu fiz o seguinte, fui atribuindo os valores de n para n>=0 como diz a questão para ver em que série resultaria e resultou no seguinte:
2 + 2/3 + 2/9 + 2/27 + ... que é a mesma coisa de 2(1 + 1/3 + 1/9 + 1/27 + .... ), então quer dizer que isso é uma série geométrica e eu calculei a soma utilizando a fórmula da soma dos termos de uma PG infinita: S=an/(1-q), ficaria 1/(1-1/3) que dá 3/2 multiplicado pelo 2 que coloquei em evidência dá 3. Essa é uma resolução correta? Não precisa usar por exemplo Cauchy ?
marcoscastro87- Padawan
Re: Cálculo da Soma da série
Primeiro, simpificaremos a expressão:
Fica claro que a soma é o dôbro da soma da PG cuja razão é menor que 1, portanto:
Então se aplica a fórmula da soma da PG convergente
Fica claro que a soma é o dôbro da soma da PG cuja razão é menor que 1, portanto:
Os critérios de d'Alember, Cauchy e o teste da Integral não calculam a soma da série, mas apenas investigam se ela é convergente ou divergente. A fórmula de soma de PG que usamos serve apenas para a soma de uma PG convergente, portanto, rigorosamente, para a usarmos deveríamos provar que a PG é convergente, o que poderíamos fazer usando um daqueles critérios previamente.
Então se aplica a fórmula da soma da PG convergente
Euclides- Fundador
Re: Cálculo da Soma da série
opa, valeu Euclides, excelente
marcoscastro87- Padawan
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos