PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

efeito joule

2 participantes

Ir para baixo

efeito joule Empty efeito joule

Mensagem por 88sude 22/4/2014, 8:32 pm

Olá a todos !
antes de tudo : "Resistor é todo elemento do circuito cuja função exclusiva é transformar energia elétrica em energia térmica"
De acordo com um livro que venho estudando essa energia térmica gerada é consequência do efeito joule.
Nesse mesmo livro ele cita como exemplo do efeito joule o secador de cabelo e o chuveiro elétrico.
Secador de cabelo : possui um resistor no meio dele que é responsável pelo aquecimento do ar através da dissipação do calor (não tenho certeza, mas pelo o que eu entendi se você aumentar a resistência do secador o ar sai mais quente)
Chuveiro elétrico : possui 2 resistores, no verão ambos estão ligados, deixando a água morna, já no inverno apenas 1 está ligado, fazendo portanto que a água se aqueça.
a questão é : isso não é contraditório? enquanto em um o aumento da resistência proporciona calor no outro não.
vi um texto a respeito dos chuveiros:
'' Nos chuveiros elétricos, por exemplo, a energia fornecida pelo gerador se transfere para a água na forma de calor, provocando aumento da temperatura da água''
eu poderia afirmar portanto que no chuveiro a resistência é a própria água? e aumentando a resistência dentro do chuveiro há uma menor correndo passando pela água?  
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

efeito joule Empty Re: efeito joule

Mensagem por Euclides 22/4/2014, 8:46 pm

você escreveu:(não tenho certeza, mas pelo o que eu entendi se você aumentar a resistência do secador o ar sai mais quente)
entendeu errado, é exatamente o oposto. Sendo a ddp constante, quanto menor a resistência, maior a corrente, maior o efeito Joule.


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

efeito joule Empty Re: efeito joule

Mensagem por 88sude 22/4/2014, 11:11 pm

Mas o efeito joule não é ligado diretamente ao resistor? Até porque pela definição dá a entender que é a resistência a responsável pelo aquecimento. Poderia então falar que no chuveiro, por exemplo, a resistência se torna a própria água?
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

efeito joule Empty Re: efeito joule

Mensagem por Euclides 22/4/2014, 11:24 pm

88sude escreveu:Mas o efeito joule não é ligado diretamente ao resistor? Até porque pela definição dá a entender que é a resistência a responsável pelo aquecimento. Poderia então falar que no chuveiro, por exemplo, a resistência se torna a própria água?
Infelizmente você nada compreendeu.

Leia este tópico

https://pir2.forumeiros.com/t67565-resistencia

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

efeito joule Empty Re: efeito joule

Mensagem por 88sude 23/4/2014, 7:23 pm

Agora eu entendi ! Muito obrigado Grande Euclides !!!
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

efeito joule Empty Re: efeito joule

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos