Área da pirâmide
3 participantes
Página 1 de 1
Área da pirâmide
Olá, pessoal!
Estou com duvida nesse exercício, pois não consigo achar o resultado certo da área lateral que da 80cm2. Fiz assim usei a formula do triângulo equilátero(b.h/2) multiplicando com 4 (que é a altura). Mas, não entendi porque usou essa formula do triângulo? Podem me explicar?
Desde já agradeço, quem responder.
QUESTÃO: Uma aresta da base de uma pirâmide quadrangular regular mede 8 cm. Calcule a área da base, área lateral e o volume dessa pirâmide sabendo-se que ela tem uma altura igual a 3 cm.
Estou com duvida nesse exercício, pois não consigo achar o resultado certo da área lateral que da 80cm2. Fiz assim usei a formula do triângulo equilátero(b.h/2) multiplicando com 4 (que é a altura). Mas, não entendi porque usou essa formula do triângulo? Podem me explicar?
Desde já agradeço, quem responder.
QUESTÃO: Uma aresta da base de uma pirâmide quadrangular regular mede 8 cm. Calcule a área da base, área lateral e o volume dessa pirâmide sabendo-se que ela tem uma altura igual a 3 cm.
Vivianecarvalho- Iniciante
Re: Área da pirâmide
Foi usada a fórmula do triângulo por que a piramide de base quadrangular apresenta 4 triângulos que formam a área lateral. Eles são isósceles. A area da base será a área normal de um quadrado, e a area lateral será a area do triângulo. Você precisa encontrar a altura dele, que será 5. Então a área será 8.5/2 = 20. Como são 4 triângulos, a lateral terá 80.
Última edição por maico33LP em Qua 27 Nov 2013, 21:43, editado 1 vez(es)
maico33LP- Matador
Veja o seguinte desenho:
Vamos encontrar, primeiramente, a altura dos triângulos da face:
Do triângulo retângulo EGH, temos:
h² = 3² + 4²
h² = 25
h = 5 cm
Agora, de posse da altura e da base (lado da base), podemos calcular a área de cada triângulo que compõem a área lateral (4). A área lateral total é dada por:
S = 4 * [ (8*5)/2 ]
S = 4 * 20
S = 80cm²
É isso.
Qualquer dúvida é só perguntar.
Att.,
Pedro
Vamos encontrar, primeiramente, a altura dos triângulos da face:
Do triângulo retângulo EGH, temos:
h² = 3² + 4²
h² = 25
h = 5 cm
Agora, de posse da altura e da base (lado da base), podemos calcular a área de cada triângulo que compõem a área lateral (4). A área lateral total é dada por:
S = 4 * [ (8*5)/2 ]
S = 4 * 20
S = 80cm²
É isso.
Qualquer dúvida é só perguntar.
Att.,
Pedro
PedroCunha- Monitor
Obrigada pessoal, entendi perfeitamente. Valeu!
Vivianecarvalho- Iniciante
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos