funções iguais 2
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
funções iguais 2
As funções f e g cujas leis de correspondência sâo:
f(x)=V[(x-1)/(x+1)]
e
g(x)=V(x-1)/V(X+1)
podem ser iguais?
Eu não tenho a resposta, mas coloquei que sim, pq na f(x) a condição de existencia é x+1 ser diferente de zero apenas. Na g(x) o x+1 tbm tem que ser diferente de zero e o (x-1) maior e igual a zero, fazendo a intersecção e os sinais naquele varal, obtive o mesmo resultado, estou errada?
f(x)=V[(x-1)/(x+1)]
e
g(x)=V(x-1)/V(X+1)
podem ser iguais?
Eu não tenho a resposta, mas coloquei que sim, pq na f(x) a condição de existencia é x+1 ser diferente de zero apenas. Na g(x) o x+1 tbm tem que ser diferente de zero e o (x-1) maior e igual a zero, fazendo a intersecção e os sinais naquele varal, obtive o mesmo resultado, estou errada?
Jennykah- Jedi
Re: funções iguais 2
No conjunto dos reais, o domínio fa função g é x+1 > 0 e x - 1 ≥ 0 , que fazendo a interseção dá x ≥ 1
Na função f, o domínio é (x-1)/(x+1) ≥ 0, que fazendo o quadro de sinais obtemos x < -1 ou x ≥ 1 , então podem ser iguais se x ≥ 1.
Na função f, o domínio é (x-1)/(x+1) ≥ 0, que fazendo o quadro de sinais obtemos x < -1 ou x ≥ 1 , então podem ser iguais se x ≥ 1.
Luck- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 5322
Entendi meu erro, mas ali na f(x) o (x-1) e o (x+1) dentro da raíz tem que ser maior e igual a zero ou é só o (x+1)?
Jennykah- Jedi
tudo que está dentro da raiz tem de ser maior ou igual a zero, daí só resolver a inequação quociente (x-1)/(x+1) ≥ 0 .Jennykah escreveu:Entendi meu erro, mas ali na f(x) o (x-1) e o (x+1) dentro da raíz tem que ser maior e igual a zero ou é só o (x+1)?
Luck- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 5322
Entendi, mas Luck, na g(x) eu encontrei a solução só que nao foi pelo quadro de sinais, foi por aquele outro jeito do varal, se eu fizesse por quadro de sinais, dariam os mesmos valores da f(x).
Jennykah- Jedi
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos