força magnética entre condutores paralelos
+4
matheussimon
Euclides
VictorCoe
dyego lopes henrique
8 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
força magnética entre condutores paralelos
Relembrando a primeira mensagem :
Dispõe-se de dois condutores infinitos, retilíneos e paralelos percorridos pelas correntes il
e i2 de
intensidades iguais a 10 A e de sentidos contrários. Um próton (q = 1,6 .10-19 C) é "disparado" do
ponto A com uma velocidade v0 = 1,0 . 106
m/s segundo uma direção paralela aos condutores e sobre o
plano que os contém. Determine a intensidade da força a que este próton fica sujeito no instante do
disparo, bem como sua direção e sentido. (Dado: µ = 4π .10-7 T . m/A.)
Dispõe-se de dois condutores infinitos, retilíneos e paralelos percorridos pelas correntes il
e i2 de
intensidades iguais a 10 A e de sentidos contrários. Um próton (q = 1,6 .10-19 C) é "disparado" do
ponto A com uma velocidade v0 = 1,0 . 106
m/s segundo uma direção paralela aos condutores e sobre o
plano que os contém. Determine a intensidade da força a que este próton fica sujeito no instante do
disparo, bem como sua direção e sentido. (Dado: µ = 4π .10-7 T . m/A.)
dyego lopes henrique- Padawan
SanchesCM- Jedi
Re: força magnética entre condutores paralelos
também não entendi pq elas não se anulariam, já que as duas correntes têm sentidos contrários os vetores campo magnético não estariam em sentidos opostos também? E como eles têm a mesma corrente e o mesmo r, os vetores seriam iguais e se anulariam..
Kahrenina- Iniciante
Não:
Infelizmente a figura não aparece mais; vou suor que é assim:
-----------------------------------> i1
............ q--->
<----------------------------------- i2
Usando a Regra da mão direita com polegar esticado no sentido da corrente: os demais dedos indicam o sentido do campo magnético.
O campo B1, produzido por i1 no ponto onde está a carga q, está entrando na tela.
O campo B2, produzido por i2 no ponto onde está a carga q, está entrando na tela.
Assim, os campos B1 e B2 se somam e o campo resultante é não nulo
A partir dai usem a Regra dos 3 dedos da mão esquerda para calcular o sentido da força atuando na carga F vertical para cima.
Obs.: a questão NÃO tem nada a ver com a força de repulsão entre os dois fios: isto não foi pedido no enunciado.
Infelizmente a figura não aparece mais; vou suor que é assim:
-----------------------------------> i1
............ q--->
<----------------------------------- i2
Usando a Regra da mão direita com polegar esticado no sentido da corrente: os demais dedos indicam o sentido do campo magnético.
O campo B1, produzido por i1 no ponto onde está a carga q, está entrando na tela.
O campo B2, produzido por i2 no ponto onde está a carga q, está entrando na tela.
Assim, os campos B1 e B2 se somam e o campo resultante é não nulo
A partir dai usem a Regra dos 3 dedos da mão esquerda para calcular o sentido da força atuando na carga F vertical para cima.
Obs.: a questão NÃO tem nada a ver com a força de repulsão entre os dois fios: isto não foi pedido no enunciado.
Elcioschin- Grande Mestre
ah sim!! obrigada
Kahrenina- Iniciante
SanchesCM, acho que você confundiu a análise da força magnética que os fios sofrem com a que o próton sofre... os fios realmente sofrem repulsão entre si por serem percorridos por correntes contrárias, mas se você testar a regra da mão direita no eixo central entre eles (por onde o próton está passando) perceberá que tanto a corrente 1 quanto a 2 geram um campo magnético entrando no plano do papel. Assim, com a regra da mão esquerda ou com a regra do tapa, você percebe que a força exercida por cada um dos fios é para a direita e, portanto, os vetores se somam.
jmm22_- Iniciante
Por acaso, você tem a figura? Se tiver, por favor poste, pois eu fiz uma suposição mas não sei se está certa.
Os vetores B, i, F formam um triedro tri-retângulo, isto é, entre cada dois deles o ângulo vale 90º
O sentido da força NÃO pode ser para a direita (na minha figura), pois teria o mesmo sentido da corrente, para a direita (0º)
Note que o próton NÃO está no mesmo plano dos dois fios: ele está num plano paralelo ao dos fios
Faça um desenho com a corrente i1 entrando na tela (á esquerda) e a corrente i2 saindo da tela (á direita)
Coloque o próton num ponto acima dos fios formando um triângulo equilátero. O sentido de i é o mesmo de i1 (como suposto por mim, na minha figura): entrando na tela
Tanto o campo B1 como o B2 tem sentido vertical, para baixo, logo B resultante tem sentido para baixo.
Vamos agora aplicar a Regra dos três dedos: A força F no próton, aponta para a esquerda, na horizontal
Os vetores B, i, F formam um triedro tri-retângulo, isto é, entre cada dois deles o ângulo vale 90º
O sentido da força NÃO pode ser para a direita (na minha figura), pois teria o mesmo sentido da corrente, para a direita (0º)
Note que o próton NÃO está no mesmo plano dos dois fios: ele está num plano paralelo ao dos fios
Faça um desenho com a corrente i1 entrando na tela (á esquerda) e a corrente i2 saindo da tela (á direita)
Coloque o próton num ponto acima dos fios formando um triângulo equilátero. O sentido de i é o mesmo de i1 (como suposto por mim, na minha figura): entrando na tela
Tanto o campo B1 como o B2 tem sentido vertical, para baixo, logo B resultante tem sentido para baixo.
Vamos agora aplicar a Regra dos três dedos: A força F no próton, aponta para a esquerda, na horizontal
Elcioschin- Grande Mestre
Página 2 de 2 • 1, 2