PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como eu faço revisões para o vestibular?

3 participantes

Ir para baixo

Como eu faço revisões para o vestibular? Empty Como eu faço revisões para o vestibular?

Mensagem por Camilla Karine Sáb 20 Abr 2013, 16:05

Oi gente!
Eu tô estudando para o vestibular e eu tô no meu 2º ano de cursinho e um problema que eu percebi desde o ano retrasado, quando eu tava no 3º ano do ensino médio, é que quando chega no final do ano eu já esqueci do que eu estudei no começo do ano. Então esse ano eu quero fazer revisões para eu não esquecer de nada que eu estudei.

Só que eu não sei como eu faço uma revisão.
Como eu devo fazer? Só ler resumos? Fazendo exercicios? Ou tem alguma outra forma de se fazer isso?
Com que frequência devo fazer revisões? E como eu organizo meu tempo para essas revisões?

Me ajudem?
Obrigada
Camilla Karine
Camilla Karine
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/12/2012
Idade : 31
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como eu faço revisões para o vestibular? Empty Re: Como eu faço revisões para o vestibular?

Mensagem por Giiovanna Sáb 20 Abr 2013, 22:03

Com que frequência você faz exercícios? Que curso está tentando?
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como eu faço revisões para o vestibular? Empty Re: Como eu faço revisões para o vestibular?

Mensagem por Camilla Karine Dom 21 Abr 2013, 02:27

Giiovanna escreveu:Com que frequência você faz exercícios? Que curso está tentando?

Todos os dias eu faço os exercícios da apostila do meu cursinho. E eu tô tentado vestibular para medicina e para farmácia.
Camilla Karine
Camilla Karine
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/12/2012
Idade : 31
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como eu faço revisões para o vestibular? Empty Re: Como eu faço revisões para o vestibular?

Mensagem por philipeph Dom 21 Abr 2013, 03:21

O ideal após terminar um curso é não esperar o curso recomeçar e dar continuidade no seu estudo como se a prova ainda não tivesse sido feita.
Só se deve " parar " ( se é que devemos parar ) quando for aprovado,por tanto pegue cada matéria e estude rigorosamente,fazendo exercícios e, se possível, assista vídeo aulas,pois são muito importantes.

A partir do momento em que você para de estudar o conteúdo que pegou no curso,e aguarda o início no ano seguinte,além de perder um tempo precioso você perde praticamente tudo o que aprendeu como se tivesse em seu primeiro ano de curso.

É simples :

Se ainda não foi aprovada,não pare de Estudar.Faça,refaça,faça e refaça...Quantas veze puder,retirando o máximo daquilo que estiver aprendendo.
Assista vídeo aulas ( alguns conteúdos precisam ) e faça apostilas de exercícios,livros se possível e mantenha-se focada ao máximo até que consiga obter seu sucesso.
philipeph
philipeph
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 188
Data de inscrição : 10/04/2013
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como eu faço revisões para o vestibular? Empty Re: Como eu faço revisões para o vestibular?

Mensagem por Giiovanna Dom 21 Abr 2013, 09:07

philipeph, concordo com você, ainda mais que ela quer medicina. O curso é difícil, precisa estudar muito mesmo. Mas acho que ela não deve ficar se matando em seu tempo de descanso sempre. Uma das coisas que vestibulandos esquecem é que o descanso é uma parte essencial e imprescindível em ano de vestibular. Não da pra ficar só e somente estudando, alguns não conseguem lidar com isso e "piram", têm pior desempenho do que se tivesse parado e descansado um pouco. Eu fiquei bitolada ano passado, e te garanto que não foi nada facil. Isso que eu prstei matemática Razz

Mas medicina é assim mesmo: Quase nada de lazer, MUITO estudo.

Bom, como você vai fazer medicina, nem preciso dizer que você precisa manjar muito de biologia, física e matemática, certo? Ainda mais se você vai tentar alguma escola que utilize ainda o vestibular tradicional, sem ser somente enem.

Muitas pessoas que prestam medicina podem gostar muito de biologia mas ter ainda certo receio com física, que é o que parece (apenas parece, te garanto) fugir da sua área, já que falamos de conteúdo do ensino médio. Isso pode ser uma dificuldade de matemática também. É inegável que você tem que saber muito da matemática do ensino médio para saber química e física.

Então temos 4 áreas que devem estar na ponta da sua língua: Física, química, biologia e matemática.

Agora pense: Se todos pensarem que precisam saber só isso, qual a vantagem que você tem? Nenhuma. Então, busque pelo menos duas matérias fora da sua área que você deve se esforçar tanto quanto para biologia, que você de gostar muito.
Para enem, na minha opinião português é uma boa saber muito, matemática (porque juntos compõe uma prova e uma redação) e eu acho história e geografia bem acima da média das outras matérias.

Para vestibulares mais tradicionais, fica a critério das provas. Geralmente prova de português conta muito, além da redação ser extremamente indispensável. Você tem que ir bem em redação.

E você pensa: Como vou guardar tudo isso?

Com muita calma você pensa num jeito. Você já parou pra pensar que as provas de vestibular são as últimas provas fáceis da sua vida? Parece besteira agora, mas ano que vem vai fazer muito mais sentido pra você. Quando me falaram isso, parece menosprezo. Mas acredite, são. Você vai ter que gravar muito, mas muito mais informação do que agora.

Para guardar a matéria do ensino médio, eu digo o que eu usei: Fiz muitos, mas muitos exercícios e tabelas.

Muitos exercícios por que os exercícios de prova sempre são parecidos. Não adianta saber só a teoria, tem que controlar tempo, saber fazer e ganhar vantagem. Se isso você já faz, já está a meio caminho andado, te garanto. Mas reveja os métodos de como você faz esses exercícios. Não adiamta fazer aquela pilha que o cursinho passa de biologia mas deixar de fazer outros, Tem que fazer tudo de tudo. As vezes, quantidade não é o segredo que te falta.

QUanto as tabelas, procure aqui no bate papo um tópico em que falamos sobre formas de guardar informação, não me lembro o autor mas o tópico é recente. Lá tem as fotos das minhas tabelas de matemática, biologia e física. Eu fiz vestibular ano passado também, e apesar de estar em um curso bem diferente e bem mais fácil de passar, sei que é difícil.

Outra pergunta: Você continua fazendo o mesmo cursinho ou trocou? O método pode não estar funcionando pra você. Pode ser só desespero o fato de você não estar conseguindo gravar as coisas, muita pressão. Cursinho não é tempo perdido,é tempo que você ganha tentando fazer uma boa faculdade, corredo atrás do seu sonho.

Minha dica final é: Tenha calma, não pense que vai esquecer tudo. Lide com as dificuldades, estude o que você gosta e não gosta, sabe e não sabe. Você deve pensar sempre a frente do seu candidato, mas preocupe-se com o seu desempenho. Se você for bem, é isso o que importa, não importa colocação,nada mais. É você com você mesma.

Não esqueça de estudar muita redação e ler atualidades. Recomendo as revistas do guia do estudante.

Boa sorte Smile
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como eu faço revisões para o vestibular? Empty Re: Como eu faço revisões para o vestibular?

Mensagem por philipeph Dom 21 Abr 2013, 14:19

Você também tem razão Giovanna,eu dou esse incentivo por que faço Pré-Militar e estudo por voltas de 18h por dia,e vejo o quão essas provas que fazemos são rigorosas e exigem o nosso máximo,mas como você disse, no caso de um vestibular que podemos tentar pro resto da vida,pode ser bom um descanso.
Eu já nem tenho descanso mesmo,pois já acostumei,mas nesse caso talvez seja bom pra ela e pra quem é vestibulando,desde que o " descanso " não leve a perder o foco e que não seja demasiado.

O foco é fundamental assim como a disciplina,etc.
Bjs e bons estudos .
philipeph
philipeph
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 188
Data de inscrição : 10/04/2013
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como eu faço revisões para o vestibular? Empty Re: Como eu faço revisões para o vestibular?

Mensagem por Giiovanna Seg 22 Abr 2013, 12:14

Concordo totalmente, philipeph. Eu, ano passado, cheguei a estudar mais de 14h por dia. Isso que eu queria fazer matemática aplicada Razz

Eu acho melhor se garantir, estudar para ser o melhor e conseguir passar com folga Smile
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como eu faço revisões para o vestibular? Empty Re: Como eu faço revisões para o vestibular?

Mensagem por philipeph Seg 22 Abr 2013, 20:27

Exatamente.

Sangrar agora pra desfrutar na frente.
philipeph
philipeph
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 188
Data de inscrição : 10/04/2013
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como eu faço revisões para o vestibular? Empty Re: Como eu faço revisões para o vestibular?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos