Dúvida - força centripeta
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Dúvida - força centripeta
Bom dia a todos eu estava tentando resolver esta questão e fiquei preso na letra B.
Desculpem pois não tenho o gabarito.
Um fio ideal tem um bloco preso á sua extremidade.Sabendo-se que para a situação ilustrada na figura,o módulo da velocidade do bloco é de 1,7 m/s,determine para esta posição,o módulo da aceleração total do bloco se sua trajetória for(use g= 10m/s²):
A) Uma circunferência no plano horizontal.
B) Um arco de circunferência no plano vertical.
Eu encontrei para a letra A aproximadamente 5,8 porque igual Tx a Fcp e Ty a ao Peso,e a aceleração resultante é a própria centrípeta.
A letra B eu não consegui resolver por favor me ajudem.
Desculpem pois não tenho o gabarito.
Um fio ideal tem um bloco preso á sua extremidade.Sabendo-se que para a situação ilustrada na figura,o módulo da velocidade do bloco é de 1,7 m/s,determine para esta posição,o módulo da aceleração total do bloco se sua trajetória for(use g= 10m/s²):
A) Uma circunferência no plano horizontal.
B) Um arco de circunferência no plano vertical.
Eu encontrei para a letra A aproximadamente 5,8 porque igual Tx a Fcp e Ty a ao Peso,e a aceleração resultante é a própria centrípeta.
A letra B eu não consegui resolver por favor me ajudem.
FabricioSacramento- Iniciante
Re: Dúvida - força centripeta
Acredito que a componente que acelera o bloco em B é a tangencial da força peso, visto que a resultante entre a tração e a normal (da força peso) atua como centrípeta.
Pergunta: não foi dada a massa do bloco, ou o comprimento do fio, ou a distância vertical, nada? Só a gravidade e a velocidade?
Pergunta: não foi dada a massa do bloco, ou o comprimento do fio, ou a distância vertical, nada? Só a gravidade e a velocidade?
Gabriel Rodrigues- Matador