Dinâmica (blocos)
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Dinâmica (blocos)
A partir da imagem abaixo, gostaria de saber por qual modo calculo as forças de contato. Fiz um exercício desse tipo e não sei se o gabarito está incorreto.
Aproveitando o tópico, para que se evite a criação de vários deles, gostaria de saber por que no assunto associado aos elevadores a tração praticamente não é comentada. As únicas forças analisadas são peso e normal... fico com dúvidas em relação a isso. Em relação a isso, gostaria de saber também se, na queda livre do elevador, o indivíduo fica "flutuando" devido à inércia ou a algum outro motivo.
Aproveitando o tópico, para que se evite a criação de vários deles, gostaria de saber por que no assunto associado aos elevadores a tração praticamente não é comentada. As únicas forças analisadas são peso e normal... fico com dúvidas em relação a isso. Em relação a isso, gostaria de saber também se, na queda livre do elevador, o indivíduo fica "flutuando" devido à inércia ou a algum outro motivo.
DaviBahia- Estrela Dourada
Re: Dinâmica (blocos)
1- na imagem que você colocou, a força de contato entre B e C é a força que acelera C: F(BC)=m(C)a
a força de contato entre A e B é a força que acelera B e C: F(AB)=[m(b)+m(c)]a
2- Quanto ao elevador analisam-se apenas as forças que interessam para cada problema. A tração vai ser considerada se for pedida.
Em queda livre do elevador, tanto este quanto o que estiver dentro caem juntos na mesma queda livre. Dentro do elevador fechado a pessoa (se houver uma) vai sentir-se como se estivesse sem gravidade, ou flutuando, pois o piso cai com a mesma aceleração que ela própria.
A NASA utiliza um avião em queda livre para simular a falta de gravidade.
a força de contato entre A e B é a força que acelera B e C: F(AB)=[m(b)+m(c)]a
2- Quanto ao elevador analisam-se apenas as forças que interessam para cada problema. A tração vai ser considerada se for pedida.
Em queda livre do elevador, tanto este quanto o que estiver dentro caem juntos na mesma queda livre. Dentro do elevador fechado a pessoa (se houver uma) vai sentir-se como se estivesse sem gravidade, ou flutuando, pois o piso cai com a mesma aceleração que ela própria.
A NASA utiliza um avião em queda livre para simular a falta de gravidade.
Convidado- Convidado
Re: Dinâmica (blocos)
Apenas agora percebi que F(AB)=[m(b)+m(c)]a... eu estava desatento e pensando que dependia apenas de m(b), e não de m(c).
Entendi por que a tração geralmente não é considerada nos exercícios. Na maioria deles, já se fornece a aceleração do elevador... ou seja, nem precisamos nos preocupar com a tração.
O vídeo que você me enviou é bastante interessante. Eu pude ter uma percepção de melhor de algumas situações de exercícios.
Caio, muito obrigado por todas as explicações. Foram todas excelentes.
Entendi por que a tração geralmente não é considerada nos exercícios. Na maioria deles, já se fornece a aceleração do elevador... ou seja, nem precisamos nos preocupar com a tração.
O vídeo que você me enviou é bastante interessante. Eu pude ter uma percepção de melhor de algumas situações de exercícios.
Caio, muito obrigado por todas as explicações. Foram todas excelentes.
DaviBahia- Estrela Dourada
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos