PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão Simples 5 ano

3 participantes

Ir para baixo

Questão Simples 5 ano Empty Questão Simples 5 ano

Mensagem por Luluzinha_ Qua 23 Jan 2013, 19:03

As 8 horas partem da Gare do Oriente três comboios. Sabendo que os comboios tem periodicidades diferentes, respectivamente 6 minutos, 10 minutos e 15 minutos, a que horas os combois voltam a partir simultaneamente (ao mesmo tempo) ? "Como explicar essa questão para crianças"

Luluzinha_
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 06/01/2013
Idade : 30
Localização : Cariré - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Simples 5 ano Empty Re: Questão Simples 5 ano

Mensagem por Rocae Qua 23 Jan 2013, 19:22

As crianças nessa idade já têm noção de mínimo múltiplo comum? Acho que não né? hahaha, bom o jeito que eu faria é primeiro explicar dedutivamente para depois induzir um método de resolução, algo como:

Comboio A - a cada 6 minutos volta para o lugar inicial, então ele partirá no momento 0, 6, 12, 18, 24, 30...
Comboio B - a cada 10 minutos volta para o lugar inicial, então ele partirá no momento 0, 10, 20, 30...
Comboio C - a cada 15 minutos ele volta para o lugar inicial, então ele partirá no momento 0, 15, 30...

Fica fácil notar assim que o resultado é 30, pois é o primeiro momento em que a partida dos comboios coincidem. Se eles souberem o que é mínimo múltiplo comum você pode mostrá-los assim:
6 10 15 | 2
3 5 15 | 3
1 5 5 | 5
1 1 1

A multiplicação de 2, 3 e 5 é 30, e esse é o mínimo múltiplo comum dos três números, ou seja, é o primeiro número que tem 6, 10 e 15 como divisores.
Talvez esse nível de abstração seja um pouco elevado para crianças de 10 ou 11 anos, o ideal seria que eles soubessem o que é mínimo múltiplo comum e ter noção de suas aplicações no dia-a-dia, como o exercício que você propôs.
Rocae
Rocae
Iniciante

Mensagens : 37
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 30
Localização : Piracicaba/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Simples 5 ano Empty Re: Questão Simples 5 ano

Mensagem por Euclides Qua 23 Jan 2013, 19:29

Explique claramente o que é período e periodicidade. Explique que "Gare" é uma estação de trens.

Evento periódico - evento que ocorre repetidamente num mesmo intervalo de tempo.

ex: o Sol nasce todos os dias, no mesmo lugar, a cada 24 horas. O movimento do Sol é periódico

Período - o intervalo de tempo entre dois eventos periódicos

o período do movimento do Sol é 24 horas.



Da estação saem tres tipos de trens

- comboio A: sai de 6 em 6 minutos
- comboio B: sai de 10 em 10 minutos
- comboio C: sai de 15 em 15 minutos

O trem A sai em

0, 6, 12, 18, 24, 30, 36 em múltiplos de 6 minutos

o trem B sai em

0, 10, 20, 30, 40 em múltiplos de 10 minutos

o trem C sai em

0, 15, 30, 45 em múltiplos de 15 minutos

a próxima vez em que saem juntos será o primeiro múltiplo comum aos tres números, o MMC entre eles.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Simples 5 ano Empty Re: Questão Simples 5 ano

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos