PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Transformações dos gases. Duvida teórica.

2 participantes

Ir para baixo

Transformações dos gases. Duvida teórica. Empty Transformações dos gases. Duvida teórica.

Mensagem por bernardohf Qua 16 Jan 2013, 09:08

Bom dia. Meu vestibular é domingo e estou com uma duvida muito simples que nenhum livro me esclareceu. Lá vai: Em qualquer enunciado que dizer que a temperatura foi elevada lentamente e existir um pistão sem atrito, deve-se considerar que a pressão final é igual à pressão inicial?
Uso o fundamentos da física para meus estudos e não vi a formula 5/2 nrDT para o calor trocado em um gás monoatomico. Posso usa-lá tranquilamente? Alias o Ramalho não se aprofunda nisso. Nem comenta sobre os diatômicos.
Abraços e obrigado desde ja

bernardohf
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 07/12/2012
Idade : 28
Localização : Marilândia, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Transformações dos gases. Duvida teórica. Empty Re: Transformações dos gases. Duvida teórica.

Mensagem por Euclides Qua 16 Jan 2013, 12:44

Em qualquer enunciado que dizer que a temperatura foi elevada lentamente e existir um pistão sem atrito, deve-se considerar que a pressão final é igual à pressão inicial?
Sim. A indicação de que o processo é lento sugere que o equilíbrio de pressão é mantido. Transformação Isobárica.

não vi a formula 5/2 nrDT para o calor trocado em um gás monoatomico
expressão é para a energia interna de um gás diatômico.

O Ramalho é um livro didático mais indicado para iniciantes.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Transformações dos gases. Duvida teórica. Empty Re: Transformações dos gases. Duvida teórica.

Mensagem por bernardohf Sáb 19 Jan 2013, 08:51

Obrigada Euclides. Poderia por favor me indicar uma coleção de algum nível a cima? Seria de grande ajuda pois meu ano de vest é só esse ano, amanhã farei como treineiro. Somente sou acostumado com questões literais em matemática por frequentar o pic Jr da obmep. Questões intertextualizadas como fuvest e unicamp, que aparecem muito nos fundamentos, chega uma hora que não desenvolve tanto seus conhecimentos analíticos e puros. De novo, obrigado.

bernardohf
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 07/12/2012
Idade : 28
Localização : Marilândia, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Transformações dos gases. Duvida teórica. Empty Re: Transformações dos gases. Duvida teórica.

Mensagem por Euclides Sáb 19 Jan 2013, 13:15

Você poderia usar o Os Tópicos de Física vol. 1, 2 e 3 de Ricardo Helou Doca/gualter José Biscuola e Newton. É uma coleção meio cara, mas você pode:

- comprar um de cada vez, ou
- comprar num sebo online de confiança

Eu recomendo o Estante Virtual (de confiança). Você pode encontrar edições mais antigas (sem problemas - a física também é antiga). Pesquise no link abaixo e você poderá encontrar os tres volumes a preços ao redor de $15,00 cada um.

http://www.estantevirtual.com.br/qtit/topicos-de-fisica

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Transformações dos gases. Duvida teórica. Empty Re: Transformações dos gases. Duvida teórica.

Mensagem por bernardohf Sáb 19 Jan 2013, 18:12

Euclides escreveu:Você poderia usar o Os Tópicos de Física vol. 1, 2 e 3 de Ricardo Helou Doca/gualter José Biscuola e Newton. É uma coleção meio cara, mas você pode:

- comprar um de cada vez, ou
- comprar num sebo online de confiança

Eu recomendo o Estante Virtual (de confiança). Você pode encontrar edições mais antigas (sem problemas - a física também é antiga). Pesquise no link abaixo e você poderá encontrar os tres volumes a preços ao redor de $15,00 cada um.

http://www.estantevirtual.com.br/qtit/topicos-de-fisica

Obrigada denovo, Euclides. Minha intenção é adiquirir um embasamento para que logo esteja pronto para estudar pelo Saraeva e este livro: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458102627-ime-ita-a-melhor-coleco-problemas-de-fisica-india-ed-2013-_JM.

Acha que com Os topicos de fisica eu consigo dar um salto?

Queria te perguntar outra coisa. Conhece a coleção do Professor Renato Brito? Acha que seriviria?

Um abraço.

bernardohf
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 07/12/2012
Idade : 28
Localização : Marilândia, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Transformações dos gases. Duvida teórica. Empty Re: Transformações dos gases. Duvida teórica.

Mensagem por Euclides Sáb 19 Jan 2013, 19:03

Os livros do Renato Brito, Saraeva, Irodov e outros são de nível difícil. O Tópicos tem a teoria e 3 níveis de exercícios.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Transformações dos gases. Duvida teórica. Empty Re: Transformações dos gases. Duvida teórica.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos