Tempo de voo, alcance máximo, velocidade final
4 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Tempo de voo, alcance máximo, velocidade final
Um projétil é disparado horizontalmente de uma arma que está 45,0 m acima de um terreno plano, emergindo da arma com uma velocidade de 250 m/s.
a) Por quanto tempo o projétil permanece no ar?
b) A que distância horizontal do ponto de disparo ele se choca com o solo?
c) Qual é o módulo da componente vertical da velocidade quando o projétil se choca com o solo?
Tempo de voo? Alcance máximo? Velocidade final?
Eu não sei fazer isso. Tipo, pra resolver o a) eu tentei substituir na equação lá pra achar o tempo de voo, tipo, v = 0, não é? O tempo que eu achar tem que zerar a equação?
E eu não consegui achar o tempo, acabou caindo numa equação do segundo grau e eu me enrolei na raiz...
Isso é lançamento oblíquo, não é? E como eu resolvo sendo a altura inicial diferente da final?
a) Por quanto tempo o projétil permanece no ar?
b) A que distância horizontal do ponto de disparo ele se choca com o solo?
c) Qual é o módulo da componente vertical da velocidade quando o projétil se choca com o solo?
Tempo de voo? Alcance máximo? Velocidade final?
Eu não sei fazer isso. Tipo, pra resolver o a) eu tentei substituir na equação lá pra achar o tempo de voo, tipo, v = 0, não é? O tempo que eu achar tem que zerar a equação?
E eu não consegui achar o tempo, acabou caindo numa equação do segundo grau e eu me enrolei na raiz...
Isso é lançamento oblíquo, não é? E como eu resolvo sendo a altura inicial diferente da final?
DHST- Recebeu o sabre de luz
Re: Tempo de voo, alcance máximo, velocidade final
Euclides- Fundador
Eu não sei fazer.
O tempo que o projétil tem para "voar" e alcançar o que puder é o tempo que leva para cair em queda livre.
Cair de 45m leva
Nenhuma força afeta ou altera a velocidade horizontal (sem a resistência do ar). Daí o alcance máximo é
quando ele chega ao solo, ao fim da trajetória tem uma componente horizontal de velocidade que é a mesma do disparo e uma componente vertical de velocidade que é a velocidade alcançada na queda livre
a resultante é encontrada por Pitágoras.
quando ele chega ao solo, ao fim da trajetória tem uma componente horizontal de velocidade que é a mesma do disparo e uma componente vertical de velocidade que é a velocidade alcançada na queda livre
a resultante é encontrada por Pitágoras.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
Sim, Euclides, quem sabe. Obrigado pela sugestão!
O meu grande problema é que eu quero aprender a deduzir fórmulas, e eu não estou conseguindo. O carinha aqui outro dia tinha dito que eu só precisava das fórmulas principais, mas parou por aí. Você conhece algum vídeo que tenha explicando como tirar todas as fórmulas, passo a passo, a partir das equações do MRU e do MRUV?
Na a) ficou ''complicado'', porque dizem que a velocidade inicial tem que ser zero, mas ali a velocidade inicial está com 250 m/s, aí eu não entendi isso, e se tivesse que desconsiderá-la, então ela começaria com a da gravidade, não é?
O meu grande problema é que eu quero aprender a deduzir fórmulas, e eu não estou conseguindo. O carinha aqui outro dia tinha dito que eu só precisava das fórmulas principais, mas parou por aí. Você conhece algum vídeo que tenha explicando como tirar todas as fórmulas, passo a passo, a partir das equações do MRU e do MRUV?
Na a) ficou ''complicado'', porque dizem que a velocidade inicial tem que ser zero, mas ali a velocidade inicial está com 250 m/s, aí eu não entendi isso, e se tivesse que desconsiderá-la, então ela começaria com a da gravidade, não é?
Raciocine com clareza:Na a) ficou ''complicado'', porque dizem que a velocidade inicial tem que ser zero, mas ali a velocidade inicial está com 250 m/s, aí eu não entendi isso, e se tivesse que desconsiderá-la, então ela começaria com a da gravidade, não é?
a velocidade na horizontal é 250, na vertical é zero na saída e vai crescendo com a queda.
Ponha uma moeda na borda de uma mesa e dê um piparote (sabe o que é isso?) nela para a frente. Isso reproduz o que acontece neste exercício.
Manipulação de fórmulas é só algebrismo. Estude e pratique muita álgebra.
Euclides- Fundador
DHST, por que não tenta um livro? Eles costumam deduzir todas as fórmulas.
LEIA ISSO:
Em projétil, você deve ter em mente que na horizontal a velocidade é CONSTANTE (não há nenhuma força nessa direção variando a velocidade). E na vertical a velocidade é UNIFORMEMENTE VARIADA.
Dessa forma, na horizontal vc usa as regrinhas básicas do movimento uniforme:
d = Vox.t
Vox = const = Vo.cosθ
Na vertical, você usa o MRUV:
Voy = Vo.senθ
d = do + Voy.t + at²/2
Vy = Voy + at = Vo.senθ - gt
(Vy)² = (Voy)² + 2.a.d
A partir daí deduzimos as fórmulas, um exemplo:
A altura máxima que um projétil chega ocorre quando a velocidade na direção y for 0, então podemos usar uma fórmula que trabalha com VELOCIDADE:
Vy = Vo.senθ - gt
Vy = 0
Vo.senθ = gt
t = Vo.senθ/g
Esse é o tempo em que se alcança a altura máxima. Jogando na fórmula
d = do + Voy.t + at²/2 com as devidas alterações voce chega na Hmax
Abraço
LEIA ISSO:
Em projétil, você deve ter em mente que na horizontal a velocidade é CONSTANTE (não há nenhuma força nessa direção variando a velocidade). E na vertical a velocidade é UNIFORMEMENTE VARIADA.
Dessa forma, na horizontal vc usa as regrinhas básicas do movimento uniforme:
d = Vox.t
Vox = const = Vo.cosθ
Na vertical, você usa o MRUV:
Voy = Vo.senθ
d = do + Voy.t + at²/2
Vy = Voy + at = Vo.senθ - gt
(Vy)² = (Voy)² + 2.a.d
A partir daí deduzimos as fórmulas, um exemplo:
A altura máxima que um projétil chega ocorre quando a velocidade na direção y for 0, então podemos usar uma fórmula que trabalha com VELOCIDADE:
Vy = Vo.senθ - gt
Vy = 0
Vo.senθ = gt
t = Vo.senθ/g
Esse é o tempo em que se alcança a altura máxima. Jogando na fórmula
d = do + Voy.t + at²/2 com as devidas alterações voce chega na Hmax
Abraço
ramonss- Fera
Obrigado, Ramonss. Eu tenho o do Halliday, mas é um tanto quanto confuso; tipo, tem fórmulas lá que usa muito sen''x'' e cos''x'', e tem outras que é do mesmo jeito (na internet), mas sem o sen''x'' e cos''x'', aí eu tenho que variar como eu vou estudar, eu também não entendo muito as deduções de lá e, tipo, fala do sen''x'' e tal, mas não me fala a aplicação dele, quando eu uso e quando não é necessário usá-lo. Os de cursinho não me explica as deduções, tipo, eles já dão daquele jeito, deduzido, não fala mais nada.
Bom, eu achei um vídeo na internet sobre deduções. ALELUIA.
Tipo, são ótimos, mas chegou numa parte aqui que me travou ''por completo'' (exagero básico)... vai fotinha:
Minha dúvida é: Por que ele dobrou a parte em vermelho? Tava tudo joia, eu entendi legal, mas quando ele dobrou... ''bang''...!
Bom, eu achei um vídeo na internet sobre deduções. ALELUIA.
Tipo, são ótimos, mas chegou numa parte aqui que me travou ''por completo'' (exagero básico)... vai fotinha:
Minha dúvida é: Por que ele dobrou a parte em vermelho? Tava tudo joia, eu entendi legal, mas quando ele dobrou... ''bang''...!
Ele deve ter explicado o que fez no vídeo. Esse vídeo é bom.
Basta ver que se trata de uma soma de frações, e para poder somá-las ele apenas igualou o denominador (multiplicou por 2/2 = 1).
Antes de passar pro Halliday você tem que ter uma base. Física Clássica é um bom livro..
Basta ver que se trata de uma soma de frações, e para poder somá-las ele apenas igualou o denominador (multiplicou por 2/2 = 1).
Antes de passar pro Halliday você tem que ter uma base. Física Clássica é um bom livro..
ramonss- Fera
Halliday pra iniciante que não tem conhecimento de cálculo vai cair na maioria das vezes em decoreba
compre um livro de ensino médio, sugiro a coleção Tópicos de Física (eu uso eles)
você vai resolver questões como essa brincando, vai ser divertido
compre um livro de ensino médio, sugiro a coleção Tópicos de Física (eu uso eles)
você vai resolver questões como essa brincando, vai ser divertido
denisrocha- Fera
Página 1 de 2 • 1, 2