Dúvida - Resistor/Capacitor
4 participantes
Página 1 de 1
Dúvida - Resistor/Capacitor
Olá pessoal,
O resistor apresenta capacitância ? Ouvi dizer que a capacitância de um resistor tende ao infinito, mas não entendi a razão.
O resistor apresenta capacitância ? Ouvi dizer que a capacitância de um resistor tende ao infinito, mas não entendi a razão.
duduzao- Padawan
Re: Dúvida - Resistor/Capacitor
Nunca havia pensado sobre isso, mas aqui vai um pouco da minha especulação.
Você já viu um capacitor cilíndrico? O esquema dele é o seguinte:
Sua capacitância, para "b" e "a" muito menores que L, vale:
Qualquer material em condições normais oferece alguma resistência à passagem de corrente, sendo, pois, caracterizado como resistor. O mesmo vale para os fios condutores. Podemos imaginar um fio como um capacitor cilíndrico em que as dimensões "b" e "a" são tão próximas que se confundem. Assim, teríamos:
A seta preta significa "tende a", enquanto a outra seta significa "implica".
Você já viu um capacitor cilíndrico? O esquema dele é o seguinte:
Sua capacitância, para "b" e "a" muito menores que L, vale:
Qualquer material em condições normais oferece alguma resistência à passagem de corrente, sendo, pois, caracterizado como resistor. O mesmo vale para os fios condutores. Podemos imaginar um fio como um capacitor cilíndrico em que as dimensões "b" e "a" são tão próximas que se confundem. Assim, teríamos:
A seta preta significa "tende a", enquanto a outra seta significa "implica".
Robson Jr.- Fera
Concordo contigo Robson.
Se formos pensar assim no capacitor esférico também tenderia ao infinito.
Entretanto, qual seria o significado físico da capacitância tendendo ao infinito ?
Sabemos que quanto maior a capacitância de algo maior será a quantidade de carga que ele pode armazenar.
Assim, se pensarmos em algo com capacitância infinita, seria capaz de armazenar uma quantidade de carga enorme, e nos resistores isso não acontece, mas apenas a "perda" dessa carga para o efeito joule ou para limitar a corrente num circuito.
Então, por que não teríamos um resistor para uma capacitância zero ?
Isso ainda é muito confuso para mim.
Se formos pensar assim no capacitor esférico também tenderia ao infinito.
Entretanto, qual seria o significado físico da capacitância tendendo ao infinito ?
Sabemos que quanto maior a capacitância de algo maior será a quantidade de carga que ele pode armazenar.
Assim, se pensarmos em algo com capacitância infinita, seria capaz de armazenar uma quantidade de carga enorme, e nos resistores isso não acontece, mas apenas a "perda" dessa carga para o efeito joule ou para limitar a corrente num circuito.
Então, por que não teríamos um resistor para uma capacitância zero ?
Isso ainda é muito confuso para mim.
duduzao- Padawan
Por exemplo, se considerarmos que a capacitância do resistor tende ao infinito iríamos resolver esta questão facilmente, mas minha dúvida é por que tende ao infinito ?? (se tender mesmo kkk)
Encontre a capacitância equivalente do circuito. GAB: C/2
Encontre a capacitância equivalente do circuito. GAB: C/2
duduzao- Padawan
Essa é uma pergunta para o amigo Medeiros, nosso gurú em eletricidade...
Euclides- Fundador
Faz tempo que não entro no fórum e mais ainda que não encontro uma questão como essa kkkk. Ainda nem vi as mensagens de MP (foi mal, Euclides, quando tiver um tempinho maior leio e respondo , de qualquer forma valeu pelo apoio )
Questão curiosa ...
O resistor é um semicondutor, ou seja, tem propriedade intermediária entre condutor e isolante.
Levando em consideração apenas sua característica condutora de eletricidade, ou seja, permite o fluxo de elétrons através dele, sua permissividade tenderá ao infinito.
Podemos pensar na seguinte situação:
Quando um capacitor tem capacitância infinita ?
R: Quando temos um condutor perfeito fazendo o papel de dielétrico entre as placas de um capacitor. A capacitância se torna infinita, pois a constante dielétrica para um material condutor é infinita !
Assim, as linhas do campo elétrico não poderão penetrar no condutor, pois devemos lembrar que num condutor carregado e em equilíbrio eletrostático o campo elétrico em seu interior é nulo.
Assim,
C' = k.C = infinito
Agora resolvendo a questão:
os dois últimos capacitores não estão funcionam, pois estão em aberto.
Temos então 2 capacitores e um resistor em série:
1/Ceq = 1/C + 1/C + 1/infinito
Ceq = C/2
Agora C/2 está em paralelo com um resistor:
C/2 + infinito = infinito
Novamente teremos dois capacitores e um resistor em série:
1/Ceqtotal = 1/C + 1/C + 1/infinito
Ceqtotal = C/2
Acredito que seja isso, mas ainda não estou tão certo quanto a tendência do resistor ter capacitância infinita.
Abraço.
Questão curiosa ...
O resistor é um semicondutor, ou seja, tem propriedade intermediária entre condutor e isolante.
Levando em consideração apenas sua característica condutora de eletricidade, ou seja, permite o fluxo de elétrons através dele, sua permissividade tenderá ao infinito.
Podemos pensar na seguinte situação:
Quando um capacitor tem capacitância infinita ?
R: Quando temos um condutor perfeito fazendo o papel de dielétrico entre as placas de um capacitor. A capacitância se torna infinita, pois a constante dielétrica para um material condutor é infinita !
Assim, as linhas do campo elétrico não poderão penetrar no condutor, pois devemos lembrar que num condutor carregado e em equilíbrio eletrostático o campo elétrico em seu interior é nulo.
Assim,
C' = k.C = infinito
Agora resolvendo a questão:
os dois últimos capacitores não estão funcionam, pois estão em aberto.
Temos então 2 capacitores e um resistor em série:
1/Ceq = 1/C + 1/C + 1/infinito
Ceq = C/2
Agora C/2 está em paralelo com um resistor:
C/2 + infinito = infinito
Novamente teremos dois capacitores e um resistor em série:
1/Ceqtotal = 1/C + 1/C + 1/infinito
Ceqtotal = C/2
Acredito que seja isso, mas ainda não estou tão certo quanto a tendência do resistor ter capacitância infinita.
Abraço.