(UFBA) Colisão + Conserv. Quant. de Mov + Energia [+Dúvida quanto à interpretação de texto]
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
(UFBA) Colisão + Conserv. Quant. de Mov + Energia [+Dúvida quanto à interpretação de texto]
(UFBA) Um bloco A, de massa 2,0 kg, deslocando-se sem atrito
sobre uma superfície horizontal plana, com velocidade de módulo
igual a v, atinge em uma colisão frontal um bloco B, de massa 3,0 kg,
inicialmente em repouso. Após a colisão, A e B deslocam-se unidos,
com velocidade de módulo igual a 6,0 m/s. Admita agora que a colisão
ocorra, nas mesmas condições da colisão anterior, entre o bloco A e
uma mola ideal. A mola tem constante elástica igual a 5,0 · 10^5 N/m e
foi colocada no lugar de B, com uma das extremidades f ixa.
Determine a deformação máxima da mola, em unidades do SI e em
notação científ ica. Despreze qualquer perda de energia mecânica na
interação entre o bloco A e a mola.
Bom, minha dúvida é quanto este trecho "Admita agora que a colisão ocorra, nas mesmas condições da colisão anterior" e este "Despreze qualquer perda de energia mecânica na interação entre o bloco A e a mola.". Vejam que são conflitantes, pois na primeira situação, há Colisão Totalmente Inelástica (e=0) na situação 1, ou seja, Em parcialmente dissipada. Se consideramos que a dois tem as mesmas condições da primeira, a conservação de energia não será verdade.
Porém no fim ele diz para desprezar perdas...então a segunda colisão, com a mola, é perfeitamente elástica (e=1)
sobre uma superfície horizontal plana, com velocidade de módulo
igual a v, atinge em uma colisão frontal um bloco B, de massa 3,0 kg,
inicialmente em repouso. Após a colisão, A e B deslocam-se unidos,
com velocidade de módulo igual a 6,0 m/s. Admita agora que a colisão
ocorra, nas mesmas condições da colisão anterior, entre o bloco A e
uma mola ideal. A mola tem constante elástica igual a 5,0 · 10^5 N/m e
foi colocada no lugar de B, com uma das extremidades f ixa.
Determine a deformação máxima da mola, em unidades do SI e em
notação científ ica. Despreze qualquer perda de energia mecânica na
interação entre o bloco A e a mola.
Bom, minha dúvida é quanto este trecho "Admita agora que a colisão ocorra, nas mesmas condições da colisão anterior" e este "Despreze qualquer perda de energia mecânica na interação entre o bloco A e a mola.". Vejam que são conflitantes, pois na primeira situação, há Colisão Totalmente Inelástica (e=0) na situação 1, ou seja, Em parcialmente dissipada. Se consideramos que a dois tem as mesmas condições da primeira, a conservação de energia não será verdade.
Porém no fim ele diz para desprezar perdas...então a segunda colisão, com a mola, é perfeitamente elástica (e=1)
jojo- Mestre Jedi
Re: (UFBA) Colisão + Conserv. Quant. de Mov + Energia [+Dúvida quanto à interpretação de texto]
up...
por favor, alguém poderia explicar o por que de a resolução calcular o valor da velocidade do corpo A sendo que ele disse que é 6(m/s)? sei que o corpo B foi retirado, mas isso por acaso mudaria a velocidade de A?
obrigado!
por favor, alguém poderia explicar o por que de a resolução calcular o valor da velocidade do corpo A sendo que ele disse que é 6(m/s)? sei que o corpo B foi retirado, mas isso por acaso mudaria a velocidade de A?
obrigado!
denisrocha- Fera
Re: (UFBA) Colisão + Conserv. Quant. de Mov + Energia [+Dúvida quanto à interpretação de texto]
A primeira situação, colisão inelástica entre os blocos, só serve para que se calcule qual era a velocidade v, inicial, de A.
Feito isso a segunda situação representa o bloco A, sozinho, com a velocidade inicial que já foi calculada, numa outra experiência, indo de encontro a uma mola. Aqui ocorre a transferência da energia cinética do bloco para a mola.
São dois fatos distintos:
- um bloco com velocidade v colide com outro.
- o mesmo bloco com a mesma velocidade colide com uma mola.
Feito isso a segunda situação representa o bloco A, sozinho, com a velocidade inicial que já foi calculada, numa outra experiência, indo de encontro a uma mola. Aqui ocorre a transferência da energia cinética do bloco para a mola.
São dois fatos distintos:
- um bloco com velocidade v colide com outro.
- o mesmo bloco com a mesma velocidade colide com uma mola.
Euclides- Fundador
exato! tinha pensado num caso em que o bloco B havia sumido e ao mesmo instante no seu lugar entrara uma mola fixa à uma parede, mas pensei errado
obrigado Euclides!
obrigado Euclides!
denisrocha- Fera