(UEL-PR) identificação de substancias
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(UEL-PR) identificação de substancias
Em um processo de avaliação experimental, um aluno recebeu 4 rótulos contendo, separadamente, informações sobre os seguintes reagentes: nitrato de ferro II, nitrato de prata, cloreto de potássio e carbonato de sódio.Recebeu também, 4 frascos, cada um contendo um desses reagentes, porém, sem identificação.Com o objetivo de rotulá-los adequadamente, o aluno numerou-os de 1 a 4, conforme a figura a seguir, e fez alguns testes com amostras das soluções de de cada frasco, obtendo as seguintes informações:
I. Com a adição de ácido clorídrico, houve desprendimento de gás na amostra do frasco 1 e formação de um precipitado na amostra do frasco 2
II.Com adição de cloreto de sódio,observou formação do precipitado na amostra do frasco 2.
III.Com adição de hidróxido de sódio, observou formação de precipitado nas amostras de frascos 2 e 4
IV.com adição de ácido clorídrico, cloreto de sódio e hidróxido de sódio, nenhuma reação de precipitação ocorreu em amostras do frasco 3
Determine a substância contida em cada frasco.
gabarito: 1-carbonato de sódio,2-nitrato de prata,3-cloreto de potássio,4-nitrato de ferro II
De que forma conclui-se o gabarito?
I. Com a adição de ácido clorídrico, houve desprendimento de gás na amostra do frasco 1 e formação de um precipitado na amostra do frasco 2
II.Com adição de cloreto de sódio,observou formação do precipitado na amostra do frasco 2.
III.Com adição de hidróxido de sódio, observou formação de precipitado nas amostras de frascos 2 e 4
IV.com adição de ácido clorídrico, cloreto de sódio e hidróxido de sódio, nenhuma reação de precipitação ocorreu em amostras do frasco 3
Determine a substância contida em cada frasco.
gabarito: 1-carbonato de sódio,2-nitrato de prata,3-cloreto de potássio,4-nitrato de ferro II
De que forma conclui-se o gabarito?
Leandro!- Mestre Jedi
- Mensagens : 963
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: (UEL-PR) identificação de substancias
Fe(NO3)2, AgNO3, KCl, Na2CO3
I: Na2CO3 + 2 HCl ---> 2NaCl + CO2 + H2O
NaCO3 --->1
II: AgNO3 + NaCl ---> AgCl +NaNO3
AgNO3 ---> 2
3: Fe(NO3)2 + 2 NaOH ---> Fe(OH)2 + 2 NaNO3
AgNO3 + NaOH ---> AgOH +NaNO3
Fe(NO3)2 ---> 4
4: KCl + HCl ---> K+ + 2Cl- + H+
KCl + NaCl ---> K+ + 2Cl- + Na+
KCl + NaOH ---> K+ OH- + H+ Cl-
KCl ---> 3
I: Na2CO3 + 2 HCl ---> 2NaCl + CO2 + H2O
NaCO3 --->1
II: AgNO3 + NaCl ---> AgCl +NaNO3
AgNO3 ---> 2
3: Fe(NO3)2 + 2 NaOH ---> Fe(OH)2 + 2 NaNO3
AgNO3 + NaOH ---> AgOH +NaNO3
Fe(NO3)2 ---> 4
4: KCl + HCl ---> K+ + 2Cl- + H+
KCl + NaCl ---> K+ + 2Cl- + Na+
KCl + NaOH ---> K+ OH- + H+ Cl-
KCl ---> 3
rihan- Estrela Dourada
- Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil
Re: (UEL-PR) identificação de substancias
Como eu determino um precipitado? Qual a condição para que seja um precipitado?
Leandro!- Mestre Jedi
- Mensagens : 963
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: (UEL-PR) identificação de substancias
Para provas, estudando.
Na vida real, consultando tabelas de solubilidade ou Kps.
A solubilidade depende de diversos fatores:
a) Temperatura
b) Pressão
c) Quantidades de solventes e solutos
e) Ligações químicas
f) Grau de Dissociação
g) Natureza polar ou apolar dos solventes e solutos
Os livros de ensino médio têm algumas regrinhas para substâncias geralmente bem solúveis...
1) Nitratos (NO3).
2) Sais de metais alcalinos.
3) Sais de ácidos fortes e bases forte.
E uma regra bem antiga dos alquimistas:
"SIMILIS, SIMILIS" ="SIMILAR, SIMILAR"
Similar com similar se dissolvem bem, onde a similaridade é relativa a polaridade.
Polares com polares. Apolares com apolares.
No mais, é ir estudando, resolvendo exercícios e se familiarizando com as "figurinhas marcadas":
Uma listinha de "procurados":
Excetuando-se os nitratos, compostos de
1) Ag
2) Fe
3) Ca, Mg
4) Al
Como a Sociedade, como um todo, não está nem aí para a Educação, a grande maioria das Escolas não tem laboratórios.
Estuda-se Química, Física e Biologia só no "cuspe e giz" !!!
São 12 anos ou mais que estudantes vivem nos estabelecimentos de ensino e nunca mediram, pesaram, viram uma solução de cloreto de prata, um tubo de ensaio, uma polia, um plano inclinado, uma balança,uma lente, um espelho, um sapo ou uma perereca !!!
Não tem Xadrez, Música, Teatro, Artes Plásticas, Capoeira, Dança, Jiu-jitsu, xiiiii... ufa... aff... chega !
Nem absurdo isso é... é muito triste e ridículo.
Na vida real, consultando tabelas de solubilidade ou Kps.
A solubilidade depende de diversos fatores:
a) Temperatura
b) Pressão
c) Quantidades de solventes e solutos
e) Ligações químicas
f) Grau de Dissociação
g) Natureza polar ou apolar dos solventes e solutos
Os livros de ensino médio têm algumas regrinhas para substâncias geralmente bem solúveis...
1) Nitratos (NO3).
2) Sais de metais alcalinos.
3) Sais de ácidos fortes e bases forte.
E uma regra bem antiga dos alquimistas:
"SIMILIS, SIMILIS" ="SIMILAR, SIMILAR"
Similar com similar se dissolvem bem, onde a similaridade é relativa a polaridade.
Polares com polares. Apolares com apolares.
No mais, é ir estudando, resolvendo exercícios e se familiarizando com as "figurinhas marcadas":
Uma listinha de "procurados":
Excetuando-se os nitratos, compostos de
1) Ag
2) Fe
3) Ca, Mg
4) Al
Como a Sociedade, como um todo, não está nem aí para a Educação, a grande maioria das Escolas não tem laboratórios.
Estuda-se Química, Física e Biologia só no "cuspe e giz" !!!
São 12 anos ou mais que estudantes vivem nos estabelecimentos de ensino e nunca mediram, pesaram, viram uma solução de cloreto de prata, um tubo de ensaio, uma polia, um plano inclinado, uma balança,uma lente, um espelho, um sapo ou uma perereca !!!
Não tem Xadrez, Música, Teatro, Artes Plásticas, Capoeira, Dança, Jiu-jitsu, xiiiii... ufa... aff... chega !
Nem absurdo isso é... é muito triste e ridículo.
rihan- Estrela Dourada
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Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil
RatinhoPequenino gosta desta mensagem
Re: (UEL-PR) identificação de substancias
Verdade, o conhecimento é tão poderoso quando posto em prática, aprender não deveria ser apenas uma forma de preencher currículo, mas uma forma de melhor lidar com o universo ao redor, tirando o maior proveito possível, através do processo criativo.
Pelo que entendi, o precipitado ocorre quando o composto não se dissolve, certo? Agora é só estudar as regras de solubilidade
muito grato, rihan.
Pelo que entendi, o precipitado ocorre quando o composto não se dissolve, certo? Agora é só estudar as regras de solubilidade
muito grato, rihan.
Leandro!- Mestre Jedi
- Mensagens : 963
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: (UEL-PR) identificação de substancias
Isso !
No YouTube tem filmes de reações com precipitação.
Procure lá pelo menos para "ver" como é.
Achará mais fácil se procurar em inglês... com certeza.
No YouTube tem filmes de reações com precipitação.
Procure lá pelo menos para "ver" como é.
Achará mais fácil se procurar em inglês... com certeza.
rihan- Estrela Dourada
- Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
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Re: (UEL-PR) identificação de substancias
Leandro! escreveu:Verdade, o conhecimento é tão poderoso quando posto em prática, aprender não deveria ser apenas uma forma de preencher currículo, mas uma forma de melhor lidar com o universo ao redor, tirando o maior proveito possível, através do processo criativo.
Sábias palavras.
velloso- Estrela Dourada
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rihan- Estrela Dourada
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Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil
Re: (UEL-PR) identificação de substancias
Obrigado rihan pela explicação!!
E Velloso...obrigado pelo comentário, não disse nada mais além da verdade^^
E Velloso...obrigado pelo comentário, não disse nada mais além da verdade^^
Leandro!- Mestre Jedi
- Mensagens : 963
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 32
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rihan- Estrela Dourada
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Data de inscrição : 22/08/2011
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