Identificação do DNA
2 participantes
Página 1 de 1
Identificação do DNA
A exposição do DNA humano a enzimas de restrição produz fragmentos que podem ser visualizados por meio de uma técnica denominada eletroforese, como ilustrado abaixo.
Neste caso, a identificação forense, por meio do DNA, é possível porque são produzidos fragmentos com padrões distinguíveis:
A)
entre os animais e a espécie humana.
B)
entre humanos, mesmo em irmãos univitelinos.
C)
em função do número de nucleotídeos.
D)
de acordo com as sequências de nucleotídeos.
E)
em função dos tipos de nucleotídeos.
Neste caso, a identificação forense, por meio do DNA, é possível porque são produzidos fragmentos com padrões distinguíveis:
A)
entre os animais e a espécie humana.
B)
entre humanos, mesmo em irmãos univitelinos.
C)
em função do número de nucleotídeos.
D)
de acordo com as sequências de nucleotídeos.
E)
em função dos tipos de nucleotídeos.
- Gabarito.:
- Letra C.
- Dúvida.:
- Por que não a letra D? Não faria mais sentido?
Ceruko- Estrela Dourada
Re: Identificação do DNA
Esses fragmentos migram ou mais ou menos no gel da eletroforese de acordo com seu tamanho. Pouco importa o tipo de nucleotideo e a sequência, pois os nucleotideos de A ou T ou G ou C têm praticamente o mesmo peso.
Vamos fazer uma analogia: pense que você e seu melhor amigo estão num show de rock, tipo Lolapalloza, no meio da multidão. Então vocês ficam com muita vontade de fazer xixi e decidem apostar uma corrida para ver quem chega primeiro no banheiro (lembrando que o único caminho disponível é atravessando pelo meio da multidão). Contudo, você é magrinho e não está carregando absolutamente nada no corpo; por outro lado, seu amigo é gordinho e está com uma mochila enorme nas costas e um cartaz gigante que ele levou para mostrar para seu artista predileto na hora do show. Aí eu te pergunto: quem chegará primeiro ao banheiro?
Com os nucleotideos funciona da mesma maneira, aqueles que são menores correm "mais longe" no gel da eletroforese.
(Dica: você não vai entender muito bem se você não souber o que é eletrofore e como o equipamento funciona. Sugiro vídeos no YouTube. Eu mesmo aprendi esse conteúdo por lá. Tem bastante vídeos sobre isso, e bem detalhados e explicativos)
Vamos fazer uma analogia: pense que você e seu melhor amigo estão num show de rock, tipo Lolapalloza, no meio da multidão. Então vocês ficam com muita vontade de fazer xixi e decidem apostar uma corrida para ver quem chega primeiro no banheiro (lembrando que o único caminho disponível é atravessando pelo meio da multidão). Contudo, você é magrinho e não está carregando absolutamente nada no corpo; por outro lado, seu amigo é gordinho e está com uma mochila enorme nas costas e um cartaz gigante que ele levou para mostrar para seu artista predileto na hora do show. Aí eu te pergunto: quem chegará primeiro ao banheiro?
Com os nucleotideos funciona da mesma maneira, aqueles que são menores correm "mais longe" no gel da eletroforese.
(Dica: você não vai entender muito bem se você não souber o que é eletrofore e como o equipamento funciona. Sugiro vídeos no YouTube. Eu mesmo aprendi esse conteúdo por lá. Tem bastante vídeos sobre isso, e bem detalhados e explicativos)
RAFA&L- Estrela Dourada
fernandalnh e Ana Laura Guimarães gostam desta mensagem
Re: Identificação do DNA
Agora faz mais sentido! Não tinha lido a questão atentamente, e não percebi que ela queria como funcionava a eletroforese.
Sabia que os fragmentos de alto peso molecular seriam próximo ao negativo, e os de baixo peso molecular, ao positivo. Mas não me atentei à relação de peso e quantidade.
Obrigado, amigo! Ótima analogia por sinal, bem explicativa!
Sabia que os fragmentos de alto peso molecular seriam próximo ao negativo, e os de baixo peso molecular, ao positivo. Mas não me atentei à relação de peso e quantidade.
Obrigado, amigo! Ótima analogia por sinal, bem explicativa!
Ceruko- Estrela Dourada