[Dinâmica] Questão 1
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
[Dinâmica] Questão 1
A figura a seguir mostra um corpo de massa 50kg sobre um plano inclinado sem atrito, que forma um ângulo θ com a horizontal. A intensidade dea força F que fará o corpo subir o plano subir com aceleração constante de 2m/s^2 é:
Dados: (g=10m/s^2 e senθ = 0,6)
Dados: (g=10m/s^2 e senθ = 0,6)
- Resolução e Gabarito:
a = gsenθ
a = 10.0,6
a=6
F = 50.(6+2)
F = 400N
- Dúvida:
- Não entendi o motivo de precisarmos descobrir a aceleração, sendo que a aceleração desejada já é informada, e o motivo do (6+2).
SrJorgensen- Padawan
Giovana Martins gosta desta mensagem
Re: [Dinâmica] Questão 1
Por favor, poste a figura.
De qualquer modo, acho que entendi o problema.
Aplicando a segunda lei de Newton:
F - mgsin(θ) = ma
F = m[a + gsin(θ)]
F = 50 x (2 + 10 x 0,6)
F = 400 N
Veja se dá para entender. Do contrário, é só falar.
SrJorgensen gosta desta mensagem
Boa noite, Giovana.Giovana Martins escreveu:Por favor, poste a figura.De qualquer modo, acho que entendi o problema.Aplicando a segunda lei de Newton:F - mgsin(θ) = maF = m[a + gsin(θ)]F = 50 x (2 + 10 x 0,6)F = 400 NVeja se dá para entender. Do contrário, é só falar.
"F - mgsin(θ) = ma"
Essa parte me deixou confuso, mgsin0 é bem parecido com a formula de força de contato normal, só que ao invés de cos0 é sin0, por qual motivo a diferença e pq está subtraindo a fórmula de força?
A imagem é simplesmente um triângulo retângulo com um retângulo no topo com uma seta apontando para o topo do triângulo, não consegui colocar ainda.
Desde já, agradeço.
SrJorgensen- Padawan
Em um plano inclinado, o vetor peso pode ser decomposto em duas componentes: Py e Px. Para facilitar o entendimento, imagine que P é um vetor resultante em um desenho no formato de triângulo pitagórico, logo, Px e Py são suas componentes.SrJorgensen escreveu:Boa noite, Giovana.Giovana Martins escreveu:Por favor, poste a figura.De qualquer modo, acho que entendi o problema.Aplicando a segunda lei de Newton:F - mgsin(θ) = maF = m[a + gsin(θ)]F = 50 x (2 + 10 x 0,6)F = 400 NVeja se dá para entender. Do contrário, é só falar.
"F - mgsin(θ) = ma"Essa parte me deixou confuso, mgsin0 é bem parecido com a formula de força de contato normal, só que ao invés de cos0 é sin0, por qual motivo a diferença e pq está subtraindo a fórmula de força?A imagem é simplesmente um triângulo retângulo com um retângulo no topo com uma seta apontando para o topo do triângulo, não consegui colocar ainda.Desde já, agradeço.
Respondendo sua outra pergunta: o sinal negativo é porque a componente Px é oposta à força necessária F para que o corpo suba o plano inclinado. Vou disponibilizar um desenho genérico para facilitar a visualização.
matheus_feb- Mestre Jedi
SrJorgensen escreveu:Boa noite, Giovana.Giovana Martins escreveu:Por favor, poste a figura.De qualquer modo, acho que entendi o problema.Aplicando a segunda lei de Newton:F - mgsin(θ) = maF = m[a + gsin(θ)]F = 50 x (2 + 10 x 0,6)F = 400 NVeja se dá para entender. Do contrário, é só falar.
"F - mgsin(θ) = ma"Essa parte me deixou confuso, mgsin0 é bem parecido com a formula de força de contato normal, só que ao invés de cos0 é sin0, por qual motivo a diferença e pq está subtraindo a fórmula de força?A imagem é simplesmente um triângulo retângulo com um retângulo no topo com uma seta apontando para o topo do triângulo, não consegui colocar ainda.Desde já, agradeço.
matheus_feb- Mestre Jedi
No meu entendimento o Matheus já solucionou o problema.
Apenas faço uma consideração quanto ao desenho: entre P e Py faltou indicar o ângulo a.
Se houver dúvida quanto ao posicionamento deste ângulo ou qualquer outra dúvida, avise.
Perdão, esqueci do ângulo.Giovana Martins escreveu:No meu entendimento o Matheus já solucionou o problema.Apenas faço uma consideração quanto ao desenho: entre P e Py faltou indicar o ângulo a.Se houver dúvida quanto ao posicionamento deste ângulo ou qualquer outra dúvida, avise.
Já estava tão tarde que fiz meio na pressa, erro meu.
matheus_feb- Mestre Jedi
matheus_feb escreveu:Giovana Martins escreveu:No meu entendimento o Matheus já solucionou o problema.Apenas faço uma consideração quanto ao desenho: entre P e Py faltou indicar o ângulo a.Se houver dúvida quanto ao posicionamento deste ângulo ou qualquer outra dúvida, avise.Perdão, esqueci do ângulo.Já estava tão tarde que fiz meio na pressa, erro meu.
Tudo em paz.