PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Orgânica + Físico-Química

2 participantes

Ir para baixo

Orgânica + Físico-Química Empty Orgânica + Físico-Química

Mensagem por matheus_feb Seg 01 Jul 2024, 19:24

1) O ácido glutâmico ou glutamato, oficialmente reconhecido como ácido 2-aminopentanodioico, possui larga aplicação na produção alimentícia para realçar o sabor de alguns alimentos, sendo responsável pelo sabor conhecido como ''umami''. Considere que um processo industrial deseja sintetizar um novo produto sintetizado pela polimerização do glutamato a partir do etilenoglicol (etanodiol). Uma amostra de 100ml contendo esse álcool na concentração de 0,1mol/L foi separada para reação com glutamato cujo pH era igual a 2, utilizando 300ml desse ácido.

Considere, ainda, que a constante de basicidade do etilenoglicol é igual a 4 . 10-3.

Equacione, em proporção estequiométrica balanceada, a reação de polimerização descrita, apresentando duas justificativas para o glutamato possuir maior ponto de ebulição que o etilenoglicol. Em seguida, determine o pOH resultante do processo industrial de síntese citado.

matheus_feb
Padawan
Padawan

Mensagens : 68
Data de inscrição : 18/06/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Orgânica + Físico-Química Empty Re: Orgânica + Físico-Química

Mensagem por Alien supremo Seg 01 Jul 2024, 20:09

Orgânica + Físico-Química Screen51
Orgânica + Físico-Química Screen52
Alien supremo
Alien supremo
Jedi
Jedi

Mensagens : 427
Data de inscrição : 20/08/2022
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Orgânica + Físico-Química Empty Re: Orgânica + Físico-Química

Mensagem por Alien supremo Seg 01 Jul 2024, 20:16

Eu acho essa questão esquisita pois não falam quantos prótons se ionizam no etanodiol, assumi somente um por causa dos cálculos toscos que iam ser caso eu assumisse que seriam dois. Além disso, o ácido glutâmico é um aminoácido, o que significa que atua como um ácido e como uma base, podendo atuar como uma solução tampão. O pH de uma solução influência em sua carga e sua propriedade. Como ele afirmou o seu pH e não falou nada sobre suas propriedades, assumi que ele se ioniza por completo como um ácido forte.
Alien supremo
Alien supremo
Jedi
Jedi

Mensagens : 427
Data de inscrição : 20/08/2022
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Orgânica + Físico-Química Empty Re: Orgânica + Físico-Química

Mensagem por matheus_feb Seg 01 Jul 2024, 20:27

Alien supremo escreveu:Orgânica + Físico-Química Screen51
Orgânica + Físico-Química Screen52
Boa noite!
Você é professor?
Se sim, gostaria de tirar uma dúvida.

Sendo esta uma questão discursiva, seria válido resolver a parte correspondente ao pOH resultante inicialmente pela Lei da Diluição de Ostwald ou é melhor fazer o passo-a-passo como você fez? Ou tanto faz o método usado?

Segunda pergunta: Na sua equação de polimerização do ácido glutâmico, não seria "mais correto" fechar as chaves com o carbono (sem incluir aqueles oxigênios no final? Uma vez que, na reação ácido-álcool, o "OH" do álcool que vai para o "H" do ácido. Ou também tanto faz?

matheus_feb
Padawan
Padawan

Mensagens : 68
Data de inscrição : 18/06/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Orgânica + Físico-Química Empty Re: Orgânica + Físico-Química

Mensagem por Alien supremo Seg 01 Jul 2024, 20:46

Tanto faz o método utilizado, tendo em vista que a lei da diluição se ostwald é o resultado do método do passo a passo, ou seja, é a mesma coisa

E sim, seria mais correto fechar no carbono que sai da carboxila, foi um erro meu, como foi também a falta de um oxigênio na carboxila

A propósito, eu não sou professor, não fiz licenciatura em uma das matérias clássicas kkkkkk

Sou estudante de medicina da UFRJ apaixonado por conhecimento principalmente exatas-biologicas

Acabei ganhando o gosto por estudar durante a minha época do cursinho, descobri bastante coisa, porém não me equiparo a um professor ou a um aluno IME/ITA daqui kkkkk

Mas qualquer coisa pode mandar aqui que eu e todos que frequentam o site vão tentar te ajudar

Descobri o site através de uma dúvida em uma questão e achei muito divertido responder dúvidas de outras pessoas, tanto é que utilizo até hoje para os dois objetivos
Alien supremo
Alien supremo
Jedi
Jedi

Mensagens : 427
Data de inscrição : 20/08/2022
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Orgânica + Físico-Química Empty Re: Orgânica + Físico-Química

Mensagem por matheus_feb Seg 01 Jul 2024, 21:04

Alien supremo escreveu:Tanto faz o método utilizado, tendo em vista que a lei da diluição se ostwald é o resultado do método do passo a passo, ou seja, é a mesma coisa

E sim, seria mais correto fechar no carbono que sai da carboxila, foi um erro meu, como foi também a falta de um oxigênio na carboxila

A propósito, eu não sou professor, não fiz licenciatura em uma das matérias clássicas kkkkkk

Sou estudante de medicina da UFRJ apaixonado por conhecimento principalmente exatas-biologicas

Acabei ganhando o gosto por estudar durante a minha época do cursinho, descobri bastante coisa, porém não me equiparo a um professor ou a um aluno IME/ITA daqui kkkkk

Mas qualquer coisa pode mandar aqui que eu e todos que frequentam o site vão tentar te ajudar

Descobri o site através de uma dúvida em uma questão e achei muito divertido responder dúvidas de outras pessoas, tanto é que utilizo até hoje para os dois objetivos
Entendi. Valeu pelo esclarecimento.
Fiz também a suposição que o etilenoglicol dissociava apenas uma das hidroxilas, mas você está certo. A questão deveria ter citado sobre o grau de ionização do álcool ou se o glutamato é monoprótico ou diprótico. Sobre o pH, raciocinei igual também. Como ele já deu o pH do glutamato e ele possui duas carboxilas funcionais, julguei que o caráter ácido predominava. Mas tudo bem. O que vale é o conhecimento, afinal de contas.

Tenha um ótimo dia!

matheus_feb
Padawan
Padawan

Mensagens : 68
Data de inscrição : 18/06/2024

Alien supremo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Orgânica + Físico-Química Empty Re: Orgânica + Físico-Química

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos