Automóveis: a força de atrito na roda sem tração
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PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
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Automóveis: a força de atrito na roda sem tração
Olá pessoal, estava fazendo esse exercício do ITA de 2006:
Percebi que havia um erro no meu raciocínio físico! Eu considerei que na roda traseira haveria uma força de atrito com o sentido oposto ao da força dianteira cuja intensidade seria igual ao coeficiente de atrito vezes a Normal da roda traseira. Isso está errado, pois pesquisei um pouquinho e vi que a força de atrito na roda sem tração é muito menor que na da roda com tração tanto que foi desconsiderada no problema. Agora minha dúvida, no caso do exercício: A força de atrito na roda dianteira (com tração) é o produto do coeficiente de atrito e a normal na roda dianteira. Mas, supondo que eu quisesse considerar a força de atrito na roda sem tração, como se faz para calculá-la? Visto que se eu a considerasse como o produto do coeficiente de atrito e a normal da roda traseira (sem tração) o exercício daria bug! Aqui quando eu fiz isso a aceleração máxima dava -1m/(s^2)!!!
Resumindo: Gostaria de uma explicação sobre a força de atrito nas rodas com tração e a força de atrito nas rodas sem tração!!! (Como se calcula.)
Obrigado!
Percebi que havia um erro no meu raciocínio físico! Eu considerei que na roda traseira haveria uma força de atrito com o sentido oposto ao da força dianteira cuja intensidade seria igual ao coeficiente de atrito vezes a Normal da roda traseira. Isso está errado, pois pesquisei um pouquinho e vi que a força de atrito na roda sem tração é muito menor que na da roda com tração tanto que foi desconsiderada no problema. Agora minha dúvida, no caso do exercício: A força de atrito na roda dianteira (com tração) é o produto do coeficiente de atrito e a normal na roda dianteira. Mas, supondo que eu quisesse considerar a força de atrito na roda sem tração, como se faz para calculá-la? Visto que se eu a considerasse como o produto do coeficiente de atrito e a normal da roda traseira (sem tração) o exercício daria bug! Aqui quando eu fiz isso a aceleração máxima dava -1m/(s^2)!!!
Resumindo: Gostaria de uma explicação sobre a força de atrito nas rodas com tração e a força de atrito nas rodas sem tração!!! (Como se calcula.)
Obrigado!
Última edição por Euclides em Dom 27 Nov 2011, 00:15, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : retirada da imagem desnecessária.)
Beplosiu- Recebeu o sabre de luz
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Re: Automóveis: a força de atrito na roda sem tração
Desculpe-me pela falta de atenção em ler o regulamento! Acho que agora está tudo bem, certo?
Beplosiu- Recebeu o sabre de luz
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Re: Automóveis: a força de atrito na roda sem tração
As rodas com tração trabalham com um atrito máximo para uma aceleração máxima de . Acima desse valor a roda começa a derrapar. Note que aquele é o coeficiente de atrito estático, pois o ponto da roda que toca o chão não se move em relação a ele.
A questão do atrito na roda sem tração é bem mais sofisticada e não precisa preocupar o estudante do nível médio. Examine a figura A, abaixo:
Imagine a roda que se desloca para a frente com velocidade constante.
O contato com a pista é uma região de deformação que fica submetida a uma pressão de contato. Essa pressão não se distribui igualmente, mas cresce no sentido do movimento. Isso faz com que a linha de ação da força de contato (N) não passe pelo eixo da roda.
é a força de resistência ao movimento e é a reação a ela, aplicada no eixo da roda. Considerando a velocidade constante, as forças e momentos atuantes devem ter resultantes nulas, pelo que:
e, portanto
a equação (1) define a força de atrito máxima no rolamento. Vê-se que quando , temos uma roda rígida, sem deformação e não há resistência ao rolamento. A relação
Verifica-se empiricamente que , razão de porque o veículo tem uma resultante no sentido do movimento e porque não é necessário considerar o atrito na roda sem tração.
A questão do atrito na roda sem tração é bem mais sofisticada e não precisa preocupar o estudante do nível médio. Examine a figura A, abaixo:
Imagine a roda que se desloca para a frente com velocidade constante.
O contato com a pista é uma região de deformação que fica submetida a uma pressão de contato. Essa pressão não se distribui igualmente, mas cresce no sentido do movimento. Isso faz com que a linha de ação da força de contato (N) não passe pelo eixo da roda.
é a força de resistência ao movimento e é a reação a ela, aplicada no eixo da roda. Considerando a velocidade constante, as forças e momentos atuantes devem ter resultantes nulas, pelo que:
e, portanto
a equação (1) define a força de atrito máxima no rolamento. Vê-se que quando , temos uma roda rígida, sem deformação e não há resistência ao rolamento. A relação
Verifica-se empiricamente que , razão de porque o veículo tem uma resultante no sentido do movimento e porque não é necessário considerar o atrito na roda sem tração.
Última edição por Euclides em Qui 08 Jun 2017, 14:34, editado 3 vez(es)
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In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
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Re: Automóveis: a força de atrito na roda sem tração
Euclides, desculpe o incomodo, mas não entendi direito porque a pressão de contato vai aumentando no sentido do movimento... Se puder ajudar, agradeceria!
Gabrielmdd- Padawan
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Re: Automóveis: a força de atrito na roda sem tração
O torque para iniciar o deslocamento é maior no ponto mais à frente e isso é difícil de explicar teoricamente, mas o primeiro ponto de contato recebe a força que vai se distribuindo ao longo do contato. O ponto de saída já tem força nula, então o que se pode esperar é que a força aplicada no contato vai de um máximo até zero, decrescendo.Gabrielmdd escreveu:Euclides, desculpe o incomodo, mas não entendi direito porque a pressão de contato vai aumentando no sentido do movimento... Se puder ajudar, agradeceria!
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Euclides- Fundador
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rafaacestmoi gosta desta mensagem
Re: Automóveis: a força de atrito na roda sem tração
Na faculdade eu aprendo isso tudo, certo?? Entao deixa pra depois hahaha
Só uma coisa, se a normal não está alinhada com o eixo de rotação, o torque não é anti-horário? Como a roda gira no sentido horário, entao?
Só uma coisa, se a normal não está alinhada com o eixo de rotação, o torque não é anti-horário? Como a roda gira no sentido horário, entao?
Gabrielmdd- Padawan
- Mensagens : 65
Data de inscrição : 02/10/2013
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro Rio de Janeiro Brasil
Re: Automóveis: a força de atrito na roda sem tração
É preciso ler com mais atenção para uma compreensão exata. Há equações lá mostrando as resistências.o torque não é anti-horário? Como a roda gira no sentido horário, entao?
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Euclides- Fundador
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Data de inscrição : 07/07/2009
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Re: Automóveis: a força de atrito na roda sem tração
Ah, sim, é que nessa hora eu fiquei confuso com uma coisa: A força resultante é nula, porque a velocidade é constante, mas porque o momento também tem que ser? Não sei se isso é alguma parte da matéria que eu não sei, ou se foi falta de compreensão...
Desculpe qualquer incomodo, novamente..
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Gabrielmdd- Padawan
- Mensagens : 65
Data de inscrição : 02/10/2013
Idade : 27
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