PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(AFA) 2017

2 participantes

Ir para baixo

(AFA) 2017 Empty (AFA) 2017

Mensagem por Capablanca Sáb 30 Dez 2023, 16:18

Dois pequenos corpos A e B são ligados a uma haste rígida através de fios ideais de comprimentos La e Lb, respectivamente, conforme figura a seguir. A e B giram em sincronia com a haste, com velocidades escalares constantes Va e Vb, e fazem com a direção horizontal ângulos ThetaA e ThetaB, respectivamente. Considerando La = 4Lb, a razão Va/Vb, em função de ThetaA e ThetaB, é igual a:
(AFA) 2017 4wj6jwa9pV7AAAAAElFTkSuQmCC

Resposta: [latex]\frac{Va}{Vb}=2\frac{cos\theta a}{cos\theta b}\cdot \sqrt{\frac{sin\theta b}{sin\theta a}}[/latex]

Tive dúvidas durante a minha resolução. Eu posso considerar que as velocidades angulares de A e B são iguais? Eu percebi que eu chegaria na resposta errada caso eu considerasse isso, mas não sei se eu errei conta ou se eu realmente não posso dizer que Wa = Wb nesse caso (suponho porque as cordas não estejam alinhadas no mesmo eixo). Alguém poderia me retirar essa dúvida?
Capablanca
Capablanca
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 29/12/2023

Ir para o topo Ir para baixo

(AFA) 2017 Empty Re: (AFA) 2017

Mensagem por Giovana Martins Sáb 30 Dez 2023, 16:52

As questões da AFA possuem alternativas. Por favor, poste as demais alternativas, pois pelas regras do fórum as questões devem ser postadas de forma integral.

A propósito, irei mudar o post de seção. Aqui no fórum há uma seção apenas para questões de vestibulares militares.

Regras: https://pir2.forumeiros.com/Regulamentos-h26.htm

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7614
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos