PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre a coleção Noções da matemática Aref

4 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre a coleção Noções da matemática Aref Empty Dúvida sobre a coleção Noções da matemática Aref

Mensagem por 01367856 Qua 20 Dez 2023, 16:28

Boa tarde, estou estudando para vestibulares de medicina e meus estudos sobre matérias de exatas do ensino médio foi muito fraco, esse ano foi o primeiro estudando pra vestibular e me dei bem com livros, comecei com o matemática para vencer, estou com o algebrista, mas a partir daí não qual rumo tomar, estava pesquisando na internet e acabei recebendo a recomendação sobre essa coleção, gostaria de saber se ele possui uma abordagem completa para que não tem tanto domínio com exatas, e caso não tenha, gostaria de indicações.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
01367856
01367856
Padawan
Padawan

Mensagens : 84
Data de inscrição : 31/05/2023
Idade : 19

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a coleção Noções da matemática Aref Empty Re: Dúvida sobre a coleção Noções da matemática Aref

Mensagem por qedpetrich Qua 20 Dez 2023, 17:09

Olá, se você visa vestibulares tradicionais, além do ENEM, é super válido, essa coleção e a do FME são as duas mais procuradas. Eu particularmente somente fiz o livro de geometria analítica deste autor e foi excelente para o meu aprendizado, entretanto, como destaquei é demais se você busca estudar apenas para o ENEM. Digo isso pois, já que você quer med, a porta de entrada mais simples é, de fato, pelo ENEM.

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2495
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

01367856 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a coleção Noções da matemática Aref Empty Re: Dúvida sobre a coleção Noções da matemática Aref

Mensagem por 01367856 Qua 20 Dez 2023, 17:13

qedpetrich escreveu:
Olá, se você visa vestibulares tradicionais, além do ENEM, é super válido, essa coleção e a do FME são as duas mais procuradas. Eu particularmente somente fiz o livro de geometria analítica deste autor e foi excelente para o meu aprendizado, entretanto, como destaquei é demais se você busca estudar apenas para o ENEM. Digo isso pois, já que você quer med, a porta de entrada mais simples é, de fato, pelo ENEM.
Beleza, muito obgg!
01367856
01367856
Padawan
Padawan

Mensagens : 84
Data de inscrição : 31/05/2023
Idade : 19

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a coleção Noções da matemática Aref Empty Re: Dúvida sobre a coleção Noções da matemática Aref

Mensagem por Mael0912 Qua 20 Dez 2023, 17:31

qedpetrich escreveu:
Olá, se você visa vestibulares tradicionais, além do ENEM, é super válido, essa coleção e a do FME são as duas mais procuradas. Eu particularmente somente fiz o livro de geometria analítica deste autor e foi excelente para o meu aprendizado, entretanto, como destaquei é demais se você busca estudar apenas para o ENEM. Digo isso pois, já que você quer med, a porta de entrada mais simples é, de fato, pelo ENEM.
muito pertinente seu comentário, um adendo se  ele quiser enem aconselho pegar questões contextualizado, pois nos fme e aref tem pouca questão desse tipo.
Mael0912
Mael0912
Jedi
Jedi

Mensagens : 297
Data de inscrição : 07/07/2022
Localização : fortaleza

01367856 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a coleção Noções da matemática Aref Empty Re: Dúvida sobre a coleção Noções da matemática Aref

Mensagem por Zeroberto Qua 20 Dez 2023, 18:21

Olá! Fiz o Aref de geometria analítica e geometria espacial, então gostaria de adicionar certos detalhes:

A parte de geometria analítica dele é muito boa. Enquanto o FME preza por uma rigorosidade matemática forte, o Aref compensa muito nas explicações. Cada detalhe é explicado com calma e de uma forma tranquila de ser entendida e sem pular muitos passos (como o FME às vezes faz). Ele traz consigo muitos exercícios resolvidos, e muitas vezes eles são suficientes para encarar os exercícios propostos (exceto na parte de lugares geométricos). Ao final de cada capítulo, o Aref traz questões complementares, que sintetizam os conteúdos vistos em várias questões. As questões de "prove" e "demonstre" estão bem presentes nessa parte.

Porém ele tem dois defeitos que podem atrapalhar a leitura: uma quantidade altíssima de erros de impressão e muitos erros de gabarito. Isso, pelo menos, na versão que peguei (a de capa vermelha). Os erros ortográficos até que não atrapalhavam tanto, mas os de gabarito, sim. 

Eu comprei um usado, então o companheiro que havia utilizado o livro veio corrigindo alguns erros que ele via (sinais trocados, símbolos faltantes ou frases soltas), mas não tive a mesma sorte com todos os gabaritos. Quando eu errava, ficava difícil de saber se o erro era meu, do livro, ou dos dois (até alguns exemplos resolvidos apresentam erros na resposta final), e atrelado ao fato de que nem todas as dúvidas eram perguntadas em fóruns, ficava difícil corrigir os erros vistos.

Porém, o conteúdo geral dele é muito bom. Uma didática boa e exercícios muito bons, principalmente os complementares. A parte de cônicas dele é bem completa, embora tenha poucos exercícios. Como o Mael disse, o Aref não tem muitos exercícios contextualizados, assim como não tem a parte dos testes de vestibulares que o Fme traz.

Agora em relação ao de geometria espacial, também achei muito boa. As explicações são bem didáticas e os desenhos são muito bons. Porém o número de exercícios resolvidos diminuiu bastante, enquanto que os propostos aumentaram muito. Alguns capítulos têm um pouco mais de 100 exercícios, enquanto outros têm 80. O de cones, por exemplo, tem mais de 200. Fora os exercícios complementares de cada capítulo, os quais possuem mais de 80 exercícios. Os exercícios propostos do Aref de geometria analítica não chegavam nem perto, no máximo 50 ou 60 por capítulo.

Isso é bom e ruim ao mesmo tempo, porque o Aref te apresenta 6 ou 7 modelos de questões, mas os exercícios propostos vão te cobrar mais uns 20 modelos. Se você não sabe como resolve um, automaticamente você "perde" os próximos 5 exercícios caso você não encontre ninguém que te ajude (já que o livro não possui solucionário). 

Embora os exercícios venham todos de uma vez (diferentemente da parte de geometria analítica que dividia-os em blocos), são exercícios muito bons. A alta variedade de ideias não deixa os exercícios tão repetitivos. Toda hora você terá que pensar em ideias novas. A ordem de dificuldade é salteada. Você pode se deparar com uma questão muito fácil e a próxima ser extremamente difícil.

Uma das vantagens desse livro é em relação aos erros de gabarito e erros de impressão, os quais estão presentes em menor número. Eles ainda existem, mas são quase insignificantes se comparados ao de geometria analítica.

A parte de inscrição e circunscrição de sólidos vem "escondida" na parte de esferas. Você fará exercícios dos dois conteúdos ao mesmo tempo, e com a desvantagem de ter poucos exercícios resolvidos sobre o gênero.

Diferentemente da parte de geometria analítica, esse aqui possui testes de vestibulares. Estão todos lá no final do livro.

No geral, ambos têm uma didática muito boa e bons exercícios. Infelizmente não posso falar sobre os Fme's e as outras coleções do Aref, porque não os fiz. Espero que alguém também contribua para complementar o tópico.

(Obs: a parte de geometria plana está presente no mesmo livro de geometria espacial. Mas tente escolher outro livro para esse conteúdo. 70% das questões são do tipo "prove" e "demonstre", fugindo totalmente do escopo dos vestibulares tradicionais e militares)
Zeroberto
Zeroberto
Jedi
Jedi

Mensagens : 374
Data de inscrição : 14/12/2022
Idade : 19
Localização : Jaguariaíva - PR

01367856 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a coleção Noções da matemática Aref Empty Re: Dúvida sobre a coleção Noções da matemática Aref

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos